1929: Nasce em 14 de Novembro, em Vogogna, Piemonti, Itália. Com alguns meses seus pais transferem-se para Montreaux, Suíça Francesa, onde permanece até os cinco anos de idade. Depois, volta para a Itália, em Castelbado, Província de Padova, terra de seus pais, onde passa a infância e juventude.
1945: Estuda pintura com o professor Tardivello.
1947: Colabora com o pintor Pendini na execução de um mural alusivo aos mártires da resistência italiana, em Castelbaldo, Padova – Itália.
1950: Chega ao Brasil, estabelecendo-se em Jundiaí, São Paulo.
1951: Conhece o pintor argentino Osvaldo Navarro que dirige o "Atelier Cooperativa Politone" na Vila Mariana, São Paulo. É convidado a fazer parte do núcleo artístico do qual participam, entre outros, os pintores: Ian Woronieki e Geraldo Trindade Leal e mais cinco pintores.
1952: Convidado a participar do II Salão Paulista de Arte Moderna de São Paulo.
1953: Chega a Salvador da Bahia com o pintor Trindade Leal. Conhece o grupo artístico baiano da época: Mário Cravo Júnior, Rubens Valentin, Aguinaldo dos Santos, Caribè, Raimundo de Oliveira, Pancetti, Jenner Augusto, Wilson Rocha e Mirabeau Sampaio, o crítico Wilson Rocha e o cantor e compositor Dorival Caymmi.
1954: Convidado a participar do Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Osvaldo Gil Navarro o convida a participar da equipe de cenógrafos do Ballet do IV Centenário de São Paulo. Executa cenários para ballet e peças teatrais para Rugero Giacobbi e Aldo Cravo.
1955: Continua ativo como cenógrafo.
1957: Começa uma nova fase de sua vida. Chega a Ibiúna, São Paulo, onde pinta e trabalha com os madeireiros que na época tinham na madeira sua principal fonte de economia, de onde extraia madeira para sua pequena fábrica de brinquedos.
1960: Casa-se com Maria Helena Rolin Carmelo com a qual teve três filhos.
1977: Faz sua primeira exposição individual na "Galeria de Arte André" – São Paulo, hoje denominada "Nova André Galeria", onde trabalhou com exclusividade para André Blau, desde o começo da década de 60.
1979: Contratado para pintar um cenário 8x11m para o teatro de Rovigo – Itália
1990: A Prefeitura de Jundiaí adquire cinco obras, com motivos religiosos, que estão expostos no Velório Municipal "Adamastor Fernandes".
1993: A Prefeitura Municipal de Jundiaí lhe presta uma homenagem pelos seus "40 Anos de Pintura", organizando uma exposição retrospectiva no Paço Municipal "Nova Jundiaí", com obras emprestadas por inúmeros colecionadores.
1997: Lança o livro "La Visione Incantata" na "Novo André Galeria", em São Paulo, com uma exposição. (livro lançado simultaneamente no Brasil e na Europa), lançado por Edas – Edizioni D D Arte Surian.
2001: Lança seu livro "Venticinque Anni di mostre in Europa", lançado por Edas-Edizioni D Arte Surian.
2002: A Companhia Italiana Costa Navegações lança ao mar o navio Costa Atlântica em Veneza e o contrata para decorar suas cabines com 800 serigrafias e 42 óleos sobre tela.
2004: Comemora 50 anos de pintura com uma super exposição no Hotel Intercontinental, na Al. Santos em São Paulo, onde lançou seu livro "50 Anos de Pintura", editado por Auderi Martins.
2007: Pinta o óleo sobre tela "Tributo a Serra do Japi" (1,80 x 9,00m), cuja réplica transformada num painel de 9,00 e 4,5 metros, encontra-se em exposição permanente na Rodoviária de Jundiaí, a convite do Prefeito Ary Fossen.
2008: Lançamento do documentário "INOS" que traça um panorama de sua vida artística nos seus 56 anos de carreira, bem como curiosidades de sua vida pessoal.
2009: Ano em que Inos completa 80 anos. As comemorações começaram em Maio, na Itália, onde ele foi homenageado pela Prefeitura de Padova, através do Prefeito Flavio Zanonato, com uma exposição num Palácio Medieval do século XVI, na Salla della Gran Guardia na Piazza dei Signori. Em Setembro, Inos fecha as comemorações com uma grande exposição no "Novo André Galeria", onde trabalhou com exclusividade por 30 anos. Inos retorna à sua velha casa, depois de percorrer um longo caminho com mais de 200 exposições internacionais.
Fonte: www.inoscorradin.com.br