Lauro Monteiro nasceu em 1956 em Araraquara (SP) e vive em Paraty (RJ).
Sua formação vem das artes plásticas e em 1980 fez sua primeira exposição individual com desenhos e pinturas. Em seguida, participou da Bienal Internacional de São Paulo, Núcleo I - Arte Postal, sob a curadoria de Walter Zanini. Até os dias atuais, seus trabalhos percorreram vários espaços no Brasil e no exterior, onde as mais importantes exposições internacionais foram "Geo-Grafia Verde", em Florença e Veneza, (Itália); "Armazém Brasil", em Salamanca (Espanha) e Torres Vedras (Portugal), apresentando a exposição "Acalanto para Caymmi - 100 anos".
Em Araraquara, foi duas vezes secretário da Cultura (2001-2004 e 2006-2008). Após deixar o cargo, reabriu seu estúdio em Paraty no Circuito Artístico Gastronômico e Turístico da Estrada Real - Caminho do Ouro, onde produz e expôe seus mais recentes trabalhos e participa de várias atividades locais como Festivais de Arte Contemporânea, Encontro Internacional de Aquarelistas como artista participante e curador.
Uma das atividades que tem se dedicado é aos desenhos de observação na rua - urban scketches - por meio de grupos como em Paraty, Araraquara. São Paulo, Lisboa e em Torres Vedras, no evento Arte ao Centro, aonde é organizador e curador do Coletivo Brasil, um conjunto de oficinas e residências de artistas brasileiros na cidade portuguesa.