ÉLON BRASIL
 
 

Élon Brasil (Niterói, 1957 - ) é um artista plástico brasileiro auto-didata.
Na praia de Jurujuba, aos seis anos de idade, começou a rabiscar seus primeiros crayons. Mudou-se em 1968 para São Paulo, onde aos doze anos ganhou sua primeira medalha de ouro na II PINARTE de Pinheiros. Em 1970, juntamente com os artistas Aldemir Martins, Clóvis Graciano e Carlos Scliar, Élon ilustrou o livro de poesias Cantando os Gols, de Tito Battine.

Hoje, sua obra figurativa e abstrata é composta por imagens da terra: índios, negros e caboclos, cercados por textura e cores marcantes. Sua temática busca ressaltar e preservar a cultura brasileira e suas próprias raízes.Filho de baianos - mãe negra, neta de índios, e pai (o artista Milton Brasil), neto de imigrantes italianos e portugueses - Élon resgata em sua história e origem, a fonte de inspiraçÃo. Ao morar na Suiça por seis meses, obteve a oportunidade de expôr o seu trabalho em diversas ocasiões, tornando-se conhecido internacionalmente, principalmente com encomendas para colecionadores europeus.

Possui obras em acervos importantes como o Museum der Kulturen Basel - Basiléia - Suiça, no Museu da Imagem e do Som - São Paulo - SP, no Museu do Banco do Estado de São Paulo - SP e no Museu de Arte de Londrina - PR.

Fonte: http://galeria22.com/biografia/elon-brasil/



 

Título:
O pequeno guerreiro e as araras azuis
Técnica:
pintura mista sobre tela
Dimensões:
130 x 100 cm
Tiragem:
PA
Data:

2014
Doação:
Maria Fernanda Zuliani Mauro