LAB reinicia atividades (postado em 18 de Janeiro 2021)

 


O LAB deu início às atividades culturais em 2021. Por conta do distanciamento social ainda necessário, estão sendo realizadas de forma remota. As publicaÇões pelas redes sociais do projeto DsTak do acervo terão continuidade, agora com a divulgaÇão de artistas da região de Ribeirão Preto cujo trabalho tem presença no acervo permanente do LAB. Além disso, foram iniciadas as gravaÇões para os videos que foram aprovados como contrapartida para a obtenção de recursos da Lei Aldir Blanc.

 

Video sobre a Obra de Mauro Ferreira (postado em 18 de Janeiro 2021)

 


Dirigido por Rodrigo Ferrante, está em fase adiantada de edição o video sobre o trabalho literário do arquiteto Mauro Ferreira. O projeto foi aprovado por edital público da Lei Aldir Blanc e deve estar concluído até Fevereiro. Trará o depoimento do autor e imagens dos livros publicados pelo escritor francano de ficção e pesquisas históricas, com o objetivo de deixar uma referência sobre a cultura local desde os anos 70.

 

Livro Infantil (postado em 18 de Janeiro 2021)

 


A designer de moda Natalie Rodrigues Alves Ferreira de Andrade está concluindo as ilustrações de um livro infantil que está fazendo com o escritor e arquiteto Mauro Ferreira, que será veiculado em formato digital pelo LAB em suas redes. O tema é a cidade e a Covid-19.

 

Balanço (postado em 28 de Dezembro 2020)

 


Apesar das enormes dificuldades enfrentadas pelo setor cultural com a pandemia, o LAB das Artes conseguiu resistir a esse ano que deve ser esquecido. Fomos atingidos duramente, pois quase todas as formas de financiamento do LAB foram bloqueadas com o fechamento às atividades presenciais. Por isso tomamos a excepcional decisão de participar dos editais da prefeitura de Franca através da Lei Aldir Blanc, participando e apoiando os agentes culturais locais que se organizaram para resistir aos tempos difíceis que ainda enfrentamos frente ao (des)governo Bolsonaro, avesso e inimigo da cultura e a pandemia. Conseguimos a duras penas realizar a Feira do LAB, com todos os protocolos de segurança e participação reduzida de artistas e artesãos.
Se a intensa programação prevista para o ano foi descumprida, em compensação passamos a atividades remotas: reuniões, lives e publicações pelo site, facebook e instagram foram a forma encontrada de continuar mostrando que continuamos na luta, produzindo. Com os recursos a serem obtidos pela Lei Aldir, prometidos para essa semana pela prefeitura, pretendemos realizar contrapartidas e realizar projetos que não tinham financiamento total: o Festival Internacional de Gravura será realizado em 2021 assim que pudermos reabrir com segurança, o livro "Vila Franca Del Rey, 200 anos de arquitetura e urbanismo" do arquiteto Mauro Ferreira, deverá ser lançado no formato e-book para comemorar os 200 anos da cidade de Franca, o projeto de educaÇão patrimonial do "Jogo da Memória" elaborado por Matheus Fernandes será implementado, o projeto DsTak do acervo terá continuidade no próximo ano, exposições virtuais e presenciais estão programadas. Boas Festas e um Feliz 2021, com vacina e cuidados com a saúde.

 

Aluno do Laboratório das Artes disputa Troféu HQMix (postado em 02 de Dezembro 2020)

 


A organização da 32ª edição do Troféu HQMix anunciou os vencedores da edição deste ano. O Pipoca & Nanquim venceu o prêmio de Editora do Ano pelo terceiro ano consecutivo e Jefferson Costa venceu na categoria de desenhista nacional. Grata surpresa para o Laboratório das Artes foi a indicação do seu ex-aluno Gleisson Cipriano para a categoria Novo Talento Desenhista. A premiação só será anunciada no dia da exibição da cerimônia oficial, que ocorrerá no dia 12 de Dezembro às 18h no canal do Youtube do Centro de Pesquisa e Formatação e pelas redes sociais do SESC SP.

NOVO TALENTO - DESENHISTA (RESULTADO EM 12/12)

AndreLuis da Silva Pereira - Tuhu e o Andarilho do Tempo
• Brendda Maria - Cais do Porto
• Deborah Salles - Viagem em volta de uma ervilha

• Fabio Quill - Amálgama
• Gio Guimarães - Hologramas
Gleisson Cipriano - Caçada Azul
• Greg - O obscuro fichário dos artistas mundanos
• Gustavo Novaes - A Cabana
• Juliana Fiorese - Lenora
• Natália Vulpes - A Casa da Lua Cheia
• Renato Dalmaso - O Elísio: Uma Jornada ao Inferno
• Victor Harmatiuk - Shimra

 

LAB selecionado para premiação (postado em 02 de Dezembro 2020)

 


A pandemia de Covid-19 atingiu duramente o setor cultural. Obrigados a fechar, ficamos sem condições de oferecer serviços como os cursos de arte e sem ter como realizar as atividades presenciais que são a razão de ser de sua existência. Secaram as fontes de patrocínio privado, pela inviabilização dos projetos em andamento e de exposições. Por isso, o LAB pela primeira vez em sua história buscou recursos públicos para sua manutenção. Nesta semana, o Diário Oficial de Franca trouxe o anúncio que o Laboratório das Artes de Franca foi uma dos movimentos culturais da cidade selecionado para receber o prêmio previsto no Edital para seleção de agentes culturais (pessoas, grupos ou entidades) que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do município, o que representa sua importância na vida cultural local. Caso a premiação seja homologada, o LAB receberá os recursos da Lei Aldir, indispensáveis para a manutenÇão das atividades culturais e da sede.

 

Feira do LAB(postado em 02 de Dezembro 2020)

 


A tradicional Feira do LAB será realizada neste ano, embora de forma reduzida e preferencialmente em sistema drive thru para entrega. A data marcada na sede é o dia 12 de Dezembro, das 9 às 16 horas, mas qualquer interessado nos produtos de artistas e artesãos estarão disponíveis para entrega antecipada. No dia 12, o LAB estará aberto à visitação presencial, com limitaÇão de 40% da lotação, tendo controle de entrada e saída. O ideal é agendar horário de visita para evitar espera. Demais medidas de prevenÇão sanitária serão obrigatórias, como uso de máscara e álcool gel, que ficará a disposição dos visitantes e expositores.

 


INICIAL ...