Acervo do LAB na Pinacoteca de Franca (postado em 07 de Setembro 2024)

 

A Pinacoteca Municipal apresenta até o dia 27 de Setembro a mostra "Acervo do Laboratório das Artes", como parte do projeto Catalogação e Digitalização do Acervo do Lab das Artes, que está sendo realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através de edital FEAC/Prefeitura de Franca. A mostra reúne 25 gravuras do acervo permanente do Lab.
A curadoria da mostra é da artista plástica e professora Atalie Rodrigues Alves, responsável pela manutenção e expansão do acervo. O objetivo da mostra é divulgar as artes visuais modernas na cidade e região, incluindo a produção de grandes artistas plásticos do país. Segundo a curadora, o recorte utilizado para definir as obras que seriam apresentadas foi a inserção geográfica, com 25 obras de 18 artistas radicados em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A mostra se insere como uma das atividades de divulgação do projeto de catalogação do acervo que está sendo desenvolvido este ano com recursos obtidos em edital da Prefeitura de Franca/FEAC, sob a coordenação da historiadora Higina Marques.
Dentre os trabalhos da mostra estão obras de artistas conhecidos no circuito cultural das artes visuais, como Ana Beatriz Abreu, Bárbara Sotério, Cássia Gomes, Clébio Maduro, Diego Sann, Eduardo Rosa, Eliana Ambrósio, Fernando Costa, George Gutlich, Julianismo, Lúcia Pimentel, Mariana Latuza, Marisi Mancini, Patrícia Ogata, Pedro Alvarenga, Sabrine Danielle, Syl Trignelli, Thayana de Aquino.

A exposição irá até o dia 27 de Setembro.

Local: Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento"
Rua Oscar Brasilino Santos, 1531, Centro
Segunda a Sexta-feira, das 8 às 20 horas
Telefone: (16) 3721-8692

Exposição Pinacoteca

 

Exposição Coletiva de Arte Comemora 200 Anos de Franca (postado em 03 de Setembro 2024)

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 06 de Setembro, às 20 horas (Sexta-feira), a mostra coletiva "Franca, 200 Anos" que reúne obras de 19 (Dezenove) artistas convidados pela curadora Atalie Rodrigues Alves. São obras que retratam a cidade, lugares, obras arquitetônicas, personagens, memórias, cujo elo se dá com o território de uma cidade cheia de história, mas que pouco preserva do seu passado. Trata-se do principal evento da programação especial do LAB neste ano para comemorar os 200 anos de Franca, elevada a Vila Franca do Imperador em 28 de Novembro de 1824.

Participam da mostra os seguintes artistas:
Atalie Rodrigues Alves
Cecília Fuentes
Denise Müller
Edmo Ferreira
Erlindo Morato
Fernando de Tacca
Gerson Oliveira
Ivo Indiano
Marcus Flávio
Mariana Parzewski
Mauro Ferreira
Paulo César Pereira
Paulo Moreira
Podô
Ricardo Augusto
Rodolfo Chiaverini
Semíramis Paterno
Toninho Delmônaco
Uiliam José

Constituída por vinte e seis obras, criadas nas mais variadas linguagens e técnicas características de cada um dos artistas, algumas delas produzidas especialmente para a exposição, trazem imagens icônicas como dos antigos edifícios já desfigurados do Clube dos Bagres e AEC, da praça da igreja matriz, de pessoas como o ídolo do basquete Hélio Rubens, e outros presentes no imaginário popular como Maria Capotinho e Toinzinho dá um pulinho, locais que desapareceram como a fonte da Água da Careta e da Estalagem, imagens panorâmicas da cidade, Relógio do Sol, enfim, cada uma seu modo e técnicas variadas procurou retratar a cidade e suas características. As obras, criadas a partir de pesquisas e imagens coletadas pelos próprios autores retratam e interpretam através da imaginação e de sua arte as diversas faces da cidade ao longo dos tempos e permitem refletir sobre o futuro melhor que todos desejamos. Haverá ainda uma apresentação especial do Coral "Nós e Voz", da vizinha cidade mineira de Cássia, sob a regência de Cecília Borges.

Serviço
Exposição Coletiva: "Franca, 200 Anos"
Abertura: dia 06 de Setembro, 20 horas
Visitação: até 13 de Dezembro de 2024
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - Franca (SP)
Entrada Gratuita

Exposição 200 Anos de Franca

 

LAB faz Três Exposições ao mesmo tempo (postado em 30 de Agosto 2024)

 

O LAB está realizando três exposições na cidade ao mesmo tempo como parte de sua missão, que é divulgar e fomentar as artes visuais por toda a cidade. Na Biblioteca do campus da UNESP-Franca, segue em cartaz a mostra "40 Anos do LAB", que conta nossa história através de uma linha do tempo ilustrada e conectada à história local e do país. Na Pinacoteca Municipal está sendo apresentada a exposição "Acervo do Laboratório das Artes", atividade do projeto "Catalogação e Digitalização do Acervo" financiado pela FEAC/Prefeitura de Franca através de edital público. A exposição aberta ao público conta com 25 obras em gravura de 19 artistas, num recorte efetuado pela curadora da mostra, a artista Atalie Rodrigues Alves, que também está finalizando na sede a mostra "Percursos Impressos da História - Linóleos de Atalie" constituída por trinta e seis gravuras, principalmente em preto & branco. Na próxima Sexta-feira, a partir das 20 horas, essa última exposição será substituída pela mostra comemorativa dos 200 anos de Franca.

 

Prorrogada Exposição "Percursos Impressos da História" (postado em 17 de Julho 2024)

 

Em função da grande mostra comemorativa dos 200 Anos de Franca que o Laboratório das Artes está organizando para inaugurar em Setembro, a mostra "Percursos Impressos da História - Linóleos de Atalie" foi prorrogada até o dia 31 de Agosto. Constituída por trinta e seis gravuras principalmente em preto & branco, as obras produzidas ao longo de quase cinquenta anos de atividades com essa técnica milenar reúne conjunto representativo da produção nesta técnica da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves.

Exposição 200 Anos de Franca

 

Publicado livro infantil apoiado pelo LAB (postado em 17 de Julho 2024)

 

A professora da FATEC e designer de moda Natalie Rodrigues Alves Ferreira de Andrade lançou o livro infantil ilustrado "No Reino Encantado da Vila Franca d'el Rey", que será distribuído gratuitamente às escolas do município interessadas pela FEAC. O projeto foi financiado por um edital da Prefeitura/FEAC com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Ilustrado a cores com temática que envolve a recente pandemia de COVID-19 que causou enorme impacto na vida do planeta, o livro traz uma história que conta como a pandemia afetou a vida das crianças na cidade de Franca e traz uma mensagem de esperança através de textos curtos e simples ilustrados por desenhos em técnicas mistas baseados em texto inédito do escritor Mauro Ferreira. A ideia para o livro surgiu durante o período de isolamento, quando pais, filhos e netos tiveram o convívio diário rompido pelo avanço da doença. O livro pretende estimular a leitura e a curiosidade na infância, além do desenvolvimento dos sentidos, imaginação e vocabulário infantil, bem como contribuir e preservar a cultura literária e artística local por meio de distribuição gratuita do livro em escolas.
O estímulo da leitura na infância apresenta diversos benefícios como a criatividade e melhora no vocabulário, demonstrando ser sempre necessária para as crianças. O tema do livro é uma espécie de "conto de fadas" na Vila Franca d'el Rey, antigo nome da cidade que em 2024 comemora 200 anos de sua elevação a vila.

 

Lançamento do novo livro de Mauro Ferreira - "As cidades das anachrônicas" (postado em 24 de Junho 2024)

 

O Laboratório das Artes recebe na próxima quinta-feira, dia 27 de Junho, a partir das 19h30, o lançamento do novo livro de Mauro Ferreira - "As cidades das anachrônicas", editado por Fernanda Oliveira. O livro digital possui recursos de audiodescrição e traz cem crônicas com a visão do autor sobre diferentes cidades que conheceu ou visitou, tratando de aspectos relacionados ao turismo, preservação histórica, arquitetura, urbanismo, troças, chistes e muito mais. Financiado através de edital da Lei Paulo Gustavo apoiado pela FEAC/Prefeitura de Franca, a edição é da RGE Editora. A distribuição é gratuita, é só baixar para ler pelo link https://ribeiraograficaeditora.com.br/detalhe_livro.php?id=55

Livro "As Cidades das Anachrônicas"

 

Escola Ângelo Scarabucci recebeu oficina do LAB (postado em 10 de Junho 2024)

 

Dentro do Projeto Artebox, além da oficina com deficientes visuais, também consta a realização de duas oficinas sobre a história da cidade de Franca. A primeira foi realizada na Escola Estadual Ângelo Scarabucci no dia 7 de Junho com os alunos da professora Andresa, dentro de uma programação do curso de oferecer elementos sobre a história de Franca, que comemora 200 anos. A oficina foi conduzida pelo arquiteto Mauro Ferreira.

 

Oficina na Sociedade dos Cegos (postado em 10 de Junho 2024)

 

O projeto ArteBox, elaborado pelo artista Gerson Oliveira com o apoio da FEAC/Prefeitura de Franca e do Laboratório das Artes realiza no próximo dia 19 de Junho uma oficina para pessoas portadoras de deficiência visual na sede da Sociedade dos Cegos a partir das 12h30. A oficina consta de uma apresentação oral sobre a história da cidade pela equipe do projeto e, a partir disso, a mostra dos doze cartões postais transformados em um grande formato e cujos desenhos foram transpostos por bordados realizados por colaboradoras do LAB, realçando ao tato as imagens existentes nos cartões ao lado de legendas em Braille, possibilitando aos deficientes visuais entenderem um pouco mais sobre seu conteúdo. A oficina é aberta a toda a comunidade e será oferecida à Rua Santa Catarina, 802 – Vila Aparecida.

Oficina na Sociedade dos Cegos

 

Livro "As Cidades das Anachrônicas" disponível para download (postado em 06 de Junho 2024)

 

A editora RGE acaba de colocar no ar o novo livro de Mauro Ferreira, o coordenador do Lab - "As cidades das anachrônicas", que mostra em edição digital com acessibilidade por audiodescrição a visão do autor sobre diferentes cidades que conheceu ou visitou, tratando de aspectos relacionados ao turismo, preservação histórica, arquitetura, urbanismo, troças, chistes e muito mais. O trabalho de edição foi coordenado por Fernanda Oliveira, através de edital da Lei Paulo Gustavo apoiado pela FEAC/Prefeitura de Franca. A distribuição é gratuita, é só baixar para ler pelo link https://ribeiraograficaeditora.com.br/detalhe_livro.php?id=55

Livro "As Cidades das Anachrônicas"

 

LAB apresenta História da HQ Francana (postado em 03 de Junho 2024)

 

De 03 de Junho a 31 de Julho de 2024, a exposição "A Saga da HQ em Franca" será exibida na sede do Laboratóio das Artes ao mesmo tempo que a exposição de linóleos de Atalie. Promovida pelo Laboratório das Artes, Comissão de Arte e Cultura – CAC da UNESP-Franca e Biblioteca da UNESP/Gibiteca do LAB, apresenta em painéis desenhados especialmente para a mostra pelo artista Gerson Oliveira o resultado de uma pesquisa realizada pelo professor e arquiteto Mauro Ferreira sobre as Histórias em Quadrinhos – HQ de Franca.
A mostra traz uma visão panorâmica da arte dos quadrinhos autorais na cidade desde seus primórdios nos anos 1950, com ao pioneirismo do artista Ramón Lopes Gabilán (RALOGA), que colaborava na imprensa local com seus desenhos e caricaturas, depois a introdução dos quadrinhos nos jornais diários pelo próprio Mauro, chegando às revistas em papel e digitais dos tempos atuais, com seus vários autores. Uma oportunidade de conhecer a história e a arte dos quadrinhos na cidade, comemorativa dos 200 anos da cidade.

Visitação: até 31 de Julho de 2024
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10-12 e 14-17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099, Jardim Consolação Franca (SP).
Entrada Franca
Informações: (16) 3722-5004

HQ Francana

 

Exposição "Percursos Impressos da História" traz Linóleos de Atalie (postado em 03 de Junho 2024)

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 03 de Junho/ 10h, a mostra "Percursos Impressos da História - Linóleos de Atalie" que reúne conjunto representativo de obras da vasta produção nesta técnica da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves. Trata-se de mais um evento da programação do LAB que comemora os 200 anos de Franca.
Constituída por trinta e seis gravuras principalmente em preto & branco, as obras produzidas ao longo de quase cinquenta anos de atividades com essa técnica milenar, traz trabalhos de diversas séries feitas pela artista com imagens inspiradas a partir de suas viagens e andanças pelo mundo e também do universo da indústria da cidade de Franca, constituindo-se numa verdadeira reportagem gráfica documental da técnicas de trabalho manual e artesanal do processo produtivo do setor calçadista, que foi mudando ao longo dos anos.
As obras, criadas a partir de pesquisas e imagens coletadas pela própria autora em fábricas da cidade e em lugares que visitou, é uma continuação do ofício tradicional da pintura que exerce há mais de 40 anos, recriando lugares através da memória afetiva com uso rebuscado da geometria que fazem reviver as imagens que a artista observou em suas andanças. Até mesmo as matrizes utilizam materiais provenientes da própria indústria, como placas de borracha que podem ser escavadas e usadas para impressão das obras em papel.
Como escreveu o professor Norberto Stori, "Atalie trabalha as suas obras não com um desígnio documental, mas sim com a sua linguagem artística, pois, trata-se de uma artista antes de tudo fiel a si própria, às suas buscas. Não se apega aos modismos e ao mercado de arte. No intimismo de suas obras, a sensibilidade está nas composições formais e cromáticas seguras, revelando a artista no seu ato criador. Espaços organizados dosando a composição com linhas verticais, horizontais, circulares e curvas, cada trabalho existe por si só, obra única. Busca a plasticidade nas formas, nas cores e nos espaços organizados".
Atalie, natural de Franca, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976) e dedica-se ao ofício de artista plástica e professora de artes desde então. Dentre outras atividades, foi também diretora da Pinacoteca Municipal. Atualmente, dedica-se à coordenação das atividades artísticas do Laboratório das Artes de Franca, importante movimento cultural da cidade, do qual foi uma das fundadoras.

Serviço
Exposição: "Percursos Impressos da História - Linóleos de Atalie" – Gravuras de Atalie Rodrigues Alves
Abertura: dia 03 de Junho, 10 horas
Visitação: até 31 de Julho de 2024
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - Franca (SP)
Entrada Franca

Exposição LAB

 

Projeto de Livro Infantil (postado em 02 de Maio 2024)

 

O livro infantil "No reino encantado da Vila Franca d'el Rey" está em fase de diagramação. Ilustrado pela professora e desenhista de moda Natalie Rodrigues Alves com textos de Mauro Ferreira, o livro foi selecionado em edital da Lei Paulo Gustavo e conta com apoio e financiamento da FEAC/Prefeitura de Franca. Os exemplares serão doados à FEAC, que organizará a distribuição gratuitamente. Após concluída a etapa de diagramação, o livro irá para impressão e posterior distribuição, ao mesmo tempo em que serão oferecidas duas oficinas de ilustração coordenados por Natalie R. Alves na sede do LAB e na Pinacoteca Municipal.

 

Arte em Box em andamento (postado em 02 de Maio 2024)

 

O projeto ArteBox desenvolvido pelo artista Gerson Oliveira com o apoio do LAB das Artes está em andamento, como parte das comemorações dos 200 Anos de Franca pelo LAB, contando com o apoio e financiamento da FEAC/Prefeitura de Franca através de edital da Lei Paulo Gustavo. Serão várias as ações e produtos culturais realizados, dentre eles uma caixa com doze cartões postais da cidade, que está em fase de impressão. A distribuição do ArteBox será gratuita e dividida entre o LAB e a FEAC com imagens fotográficas emblemáticas da cidade selecionadas a partir dos acervos do Museu Histórico e de obras em aquarela da artista francana Atalie Rodrigues Alves. Ao mesmo tempo, doze bordadeiras estão customizando as mesmas imagens em formato A4 para uma exposição e palestra sobre a história de Franca destinada aos frequentadores da Sociedade Francana dos Cegos, tradicional instituição local de apoio aos deficientes visuais. Os textos dos cartões serão transpostos para leitura em Braille, permitindo ampliar o acesso ao produto artístico.

 

Retrospectiva de 50 anos do Artista Podô agita LAB (postado em 04 de Abril 2024)

 

O Laboratório das Artes apresenta a partir de 05 de Abril (Sexta-feira) até o dia 15 de Maio a mostra Retrospectiva 50 anos – Podô – desenhos, pinturas e gravuras, que reúne um grande conjunto expressivo de trabalhos da longa trajetória artística do artista e arquiteto.
Podô, o nome artístico de Fernando Antônio Pimenta Silva, nasceu em São Paulo (1956) e vive em Franca desde os dois anos de idade. Autodidata no início, começou cedo a desenhar e pintar por conta prôpria, chegou a fazer exposições na Pinacoteca Municipal até mudar-se para Ribeirão Preto, onde fez cursinho. Em seguida, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em arquitetura e urbanismo. A vivência na cidade grande o fez frequentar ateliês e exposições de arte. Quando retornou a Franca em 1986, além de trabalhar como arquiteto, continuou sua trajetória artística que une o profundo interesse pela arte, juntando a música ao fazer artístico em diversas modalidades, como a pintura, gravura e o desenho sobre os mais diferentes suportes, inclusive roupas.
O artista cita influências marcantes como o trabalho de Salvador Dalí, Hieronymus Bosch, René Magritte e outros. Nos últimos anos, retomou o trabalho junto ao ateliê Sanatorium, mantido pelo artista e parceiro de longa data Ivo Indiano. A exposição teve curadoria do próprio artista e está inserida na programação especialmente montada pelo Labóratorio das Artes para comemorar os 200 Anos de Franca.

Abertura: dia 05 de Abril, Sexta-feira, 20 horas.
Entrada gratuita. A exposição irá até o dia 15 de Maio.
Laboratório das Artes: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - telefone (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br www.facebook/lab das artes
https://www.instagram.com/laboratoriodasartes/
Horário de visitas: Segunda a Sexta, das 10h às 12h e das 14 às 17h.
Acesso gratuito Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas

 

Projeto Catalogação e Divulgação do Acervo de Arte Moderna do Laboratório das Artes de Franca (postado em 04 de Abril 2024)

 

O projeto prevê a descrição arquivística, catalogação, digitalização e divulgação do acervo de artes plásticas sob a guarda do movimento cultural Laboratório das Artes de Franca (LAB), pertencente a seus coordenadores Mauro Ferreira e Maria Atalie Rodrigues Alves Ferreira. As obras foram reunidas pelos dois artistas, através de doações ou trocas pessoais, desde a década de 1970. Atualmente, o acervo é constituído por mais de setecentas obras de arte entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, principalmente de dezenas de artistas de Franca- SP e região; além de abranger também obras de artistas de renome nacional e gravuras de artistas estrangeiros. Boa parte destas obras de arte originais em pinturas, desenhos e gravuras, traduz plasticamente as mudançças culturais que a cidade de Franca - SP atravessou desde os anos 1970, registrando e resgatando momentos de sua história. A responsável pela catalogação é a historiadora Higina Marques. Além da preservação deste importante acervo, o projeto busca valorizar o patrimônio cultural local durante as festividades de comemoração dos 200 anos da cidade. O calendário de exposições da Pinacoteca será contemplado com mostra local de expressivo nível artístico e cultural.

 

Oficina Gratuita no LAB (postado em 04 de Março 2024)

 

O projeto Solaprint, coordenado pela artista e professora Nayla Cintra já está com as inscrições abertas para a Oficina gratuita de Cologravura, que será oferecida na sede do LAB das Artes. Para mais informações, use o WhatsApp para fazer sua inscrição (16) 99124-0625. O @projetosolaprint é financiado pela Lei Paulo Gustavo por meio da Fundação de Esporte, Arte e Cultura – FEAC, na modalidade de fomento à execução de Ações Culturais no Município de Franca. Público: acima de 14 anos.

Cologravura

 

Avesso do Avesso, nova mostra no LAB (postado em 20 de Fevereiro 2024)

 

O  LAB - Laboratório das Artes, em Franca/SP, recebe a partir de 01 de Março a exposição "Avesso do avesso", individual do artista santista Julian Campos. A mostra foi contemplada pelo edital ProAC 13/2023 - Artes Visuais - Circulação de Exposição, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. A primeira cidade a receber a itinerância é Franca e, na sequência, a mostra segue para Ribeirão Preto e Praia Grande.

"Avesso do avesso", série iniciada em 2018, reúne 60 bordados de Julian Campos criados a partir de toalhas e guardanapos antigos encontrados em brechós e bazares de caridade de São Vicente/SP, onde o artista reside e trabalha. Ao criar novos bordados nessas peças, representando as suas próprias mãos e os gestos comuns do ato de bordar, o artista investiga o seu lugar como artista homem que pesquisa, produz e faz uso de uma técnica historicamente colocada como um fazer doméstico da mulher – o bordado.

A primeira edição desta exposição aconteceu em 2022, na Galeria de Arte do Centro de Atividades do Sesc Palmas, em Palmas/TO, seguida da exibição no Museu de Arte Decorativa de Uberaba/MG, no ano passado. Obras desta série já foram selecionadas e expostas em diversos salões de artes do Brasil, com destaque para o 52° SAC - Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, em 2023, onde um tríptico de bordados recebeu o Prêmio Prefeitura de Piracicaba e hoje faz parte do acervo público da cidade. Outros 9 trabalhos da série "Avesso do avesso" participaram do 28º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande/SP, onde também receberam Menção Honrosa do Júri.

Em Franca, será a primeira vez que a exposição será realizada no Estado de São Paulo. Os trabalhos presentes na exposição surgiram a partir de questionamentos do artista sobre a prática tradicional do bordado e o lugar dos fazeres manuais dentro da Arte Contemporânea, chegando em temas como trabalho e gênero. Segundo Julian Campos, estas peças antigas bordadas de uso doméstico evocam uma memória afetiva que permite criar diálogos sobre os assuntos que interessam na sua pesquisa. 

Na abertura da exposição no LAB - Laboratório das Artes, no dia 01 de Março, o artista estará presente para um bate-papo com o público. Dentro da programação, Julian Campos irá ministrar a oficina "Introdução ao Bordado Livre", no dia 02 de Março, no LAB - Laboratório das Artes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário online no link bit.ly/oficinabordadofranca.

Sobre o artista: Julian Campos é artista visual, ilustrador e produtor cultural. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília de Santos, realiza trabalhos em diversas técnicas que prezam o fazer manual, como gravura, bordado, cerâmica e colagem, tendo o desenho como assunto e linguagem artística sempre presente em sua produção. É artista colaborador do Núcleo de Livros de Artista, da Casa Contemporânea, em São Paulo/SP, onde coordena o Grupo de pesquisa e produção em Bordado Livre e seus diversos suportes – Entre Pontos. Ministra cursos e oficinas em espaços culturais como unidades do SESC, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Tem participado de exposições, mostras e salões de artes no Brasil e no exterior com sua produção voltada à linguagem gráfica – gravura, desenho, bordado e livro de artista.

Serviço
Exposição "Avesso do avesso", de Julian Campos
Data: 01 de Março a 03 de Abril de 2024
Local: LAB - Laboratório das Artes (Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação – Franca/SP)
Informações: (16) 3722-5004

Programação
Abertura: 01 de Março às 20h
Visitação aberta ao público: De 01 de Março a 03 de Abril  de 2024
Segunda a Sexta, das 10 às 12h e das 14h às 17h
Entrada gratuita e Classificação Livre
Agendamento para grupos: (16) 3722-5004
Oficina "Introdução ao Bordado Livre", com Julian Campos
Data: 02/03 (Sábado)
Horário: das 14h às 17h
Público: Acima de 14 anos 20 vagas (ordem de inscrição)
Inscrições gratuitas através do formulário online no link bit.ly/oficinabordadofranca.

 

Avesso do Avesso

 

Projeto Solarprint no LAB (postado em 20 de Fevereiro 2024)

 

O projeto Solaprint busca unir arte, sustentabilidade e jovens talentos, através de uma oficina de cologravura utilizando materiais descartados pela indústria de calçados. Um dos focos do projeto é a sustentabilidade ao aproveitar materiais descartados pela indústria, como o EVA, o projeto não cria apenas arte, mas também promove a sustentabilidade e conscientização sobre o impacto ambiental dos resíduos industriais sobre a natureza. O projeto está sediado no Laboratório das Artes de Franca, onde os participantes irão da criação à confecção das obras, utilizando recortes de solados como elementos únicos em suas composições. As obras resultantes serão exibidas em muros pela cidade, integrando-se à paisagem urbana. O processo de lambe-lambe e colagem nas paredes convida os transeuntes a explorar a arte nas ruas. Inspiradas no trabalho da artista Atalie Rodrigues Alves, as obras não só explorarão a relação entre arte e indústria, mas também dialogarão com os 200 anos da cidade, incentivando debates sobre história, arte e sustentabilidade. O projeto conta com financiamento pela Lei Paulo Gustavo por meio de contrato com a Fundaccedil;ão de Esporte, Arte e Cultura – FEAC, na modalidade de fomento à execução de Ações Culturais no Município de Franca. Em breve as inscrições serão abertas em parceria com o Instituto Pró-Criança.

 

Projeto Solarprint

 

LAB inicia projetos pela Lei Paulo Gustavo (postado em 09 de Fevereiro 2024)

 

Após assinatura do contrato e repasse dos recursos pela FEAC/Prefeitura de Franca, está sendo iniciado o projeto de Catalogação e Divulgação do Acervo de Arte Moderna do Laboratório das Artes de Franca, selecionado pelo edital da Lei Paulo Gustavo. O projeto tem como objetivo catalogar e divulgar acervo de artes plásticas sob a guarda do Laboratório das Artes de Franca (LAB). No primeiro momento, serão levantadas as condições atuais das obras e a definição da plataforma de lançamento das informações. Outros três projetos apoiados pelo LAB, o de Fernanda Andrade (As Cidades das Anachrônicas) reunindo crônicas ilustradas do arquiteto e escritor Mauro Ferreira, coordenador do LAB, de Gerson Oliveira (ArteBox) e o curso de Cologravura de Nayla Cintra (esse em parceria que inclui o Pró-Criança) também estão em fase de planejamento e pré-produção, tendo o LAB como local de execução.

 

 


INICIAL ...