Apoio a Animação e Novela Gráfica (postado em 10 de Setembro 2025)

 

O LAB tem procurado apoiar iniciativas de artistas visuais francanos através da divulgação e promoção de seus trabalhos. Recentemente os alunos do curso de desenho do LAB puderam apreciar o desenho animado curta-metragem "Pê", que conta a história do falecido artista Salles Dounner, bastante conhecido em Franca por seus murais nas ruas e por seu trabalho gráfico como desenhista em órgãos da imprensa. O curta-metragem foi realizado pelo artista Fernando Garroz, que mantém na cidade um estúdio de animação, a Graphicinema. Interessados em conhecer o trabalho podem solicitar uma exibição diretamente com o autor, que tem percorrido escolas e outros locais da cidade para divulgar esse importante trabalho de preservação da memória da arte francana.
Já a HQ "Cidade Sonâmbula" do artista Ivo Indiano teve seu lançamento na sede do LAB, onde o artista está expondo atualmente em parceria com o artista Podô. O coordenador do LAB, Mauro Ferreira, escreveu o prefácio da obra, que descreve sonhos do artista e arquiteto Ivo, tendo como pano de fundo a paisagem urbana da cidade de Franca.

Curta Metragem Pê
HQ Cidade Sonâmbula

Projeto Atalie 50 em andamento (postado em 10 de Setembro 2025)

 

No próximo ano, a coordenadora do LAB Atalie Rodrigues Alves vai comemorar 50 anos de atividades artísticas. O Projeto Atalie 50 está em andamento, com o planejamento de um conjunto de ações que inclui exposições em cidades como São Paulo, Sorocaba, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Mogi Mirim, Uberaba, Uberlândia e Franca. Além das exposições, será lançado o livro "Atalie 50", que deve entrar em processo de produção impressa no mês de Outubro.
O livro vai trazer um registro visual das dezenas de séries de pinturas e gravuras produzidas pela artista ao longo destes 50 anos de trabalho, registrando principalmente o mundo do trabalho e da paisagem urbana da cidade e do país.
No próximo mês de Outubro, a artista faz um "esquenta" para o Projeto abrindo uma nova mostra no LAB intitulada "Janelas do Mar", com uma mostra de trabalhos inéditos que tem como temática o mar do Brasil.

Projeto Atalie

Festa do Livro (postado em 26 de Agosto 2025)

 

Com a participação de diversos autores francanos, a II Festa do Livro – Leia Franca foi realizada no Sábado, 23 de Agosto, no Ponto de Cultura Espaço Nulo, que faz parte da cena cultural da cidade há anos, um grande galpão das artes situado à Rua Maria Cândida de Vilhena, 530, próximo ao Cemitério Santo Agostinho. O LAB participou com suas publicações e também com a mostra de Quadrinhos Francanos, uma pesquisa que contou com o apoio da UNESP-Franca. Na mesma noite foi lançada a HQ "Detetive Coisa – Almanaque do Terror", obra de um coletivo contemplada pela Lei Aldir Blanc.

HQ Detetive Coisa

A HQ "Cidade Sonâmbula" de Ivo Indiano foi lançada no LAB (postado em 18 de Agosto 2025)

 

O artista e arquiteto Ivo Indiano lançou sua graphic novel "Cidade Sonâmbula" na abertura da exposição "Inteligência Natural" que está fazendo com o também artista e arquiteto Podô no Lab das Artes. Segundo o autor do prefácio da publicação, Mauro Ferreira, "Ivo Indiano é um artista que tem total domínio do desenho, da cor, da composição, da estrutura de suas manifestações artísticas nas mais diversas técnicas, que pode ser a gravura em metal, o desenho a lápis sobre papel, a pintura em têmpera sobre tela. Ao lado de sua habilidade em criar imagens oníricas com sua figuração ou mesmo dos projetos de arquitetura que é sua outra profissão, mas a que dedicou mais tempo para manter a si e sua família, Ivo também circulou pelas histórias em quadrinhos desde a adolescência".
A matéria de sua arte tem sido um embate constante entre o sonho e a realidade cotidiana da cidade, seja a Franca onde vive desde a infância, sejam cidades imaginárias, atreladas a visões que demandam a condição de um estudioso e praticante do kardecismo, como é seu caso. A HQ "Cidade Sonâmbula" foi reelaborada a partir da palestra que o artista assistiu durante a visita do quadrinista Jozz Zugliani a Franca trazendo sua "Cidade submersa", um autêntico "tour de force" da arte produzida por Ivo. Ainda restam alguns exemplares que podem ser adquiridos no Lab.

Exposição Arte Feminina

Mostra "Arte Feminina no Acervo do Laboratório das Artes" inaugura espaço expositivo no Museu Histórico de Jaboticabal (postado em 07 de Agosto 2025)

 

Reinaugurado na noite de quinta-feira, 31 de Julho, o Museu Histórico de Jaboticabal apresenta a exposição "Arte Feminina no Acervo do Laboratório das Artes de Franca" como a primeira atração do seu espaço de exposições temporárias e pode ser visitado a partir de hoje. Conhecido como "Palácio da Turca", construção eclética dos anos 1920, o museu possui três pavimentos totalmente acessíveis e recebeu melhorias na sua estrutura e apresentação do acervo próprio, nos dois primeiros pavimentos. O espaço onde está a mostra do LAB fica no terceiro pavimento, destinado a exposições temporárias. A mostra é uma parceria do LAB com a UNESP e a Prefeitura de Jaboticabal.

Serviço

Expografia
A nova expografia foi elaborada para oferecer uma experiência envolvente, educativa e acessível:
• Térreo: Conta a história de Azize Abigalil e do próprio edifício, com objetos de época, utensílios domésticos e elementos construtivos. Também abriga a nova Reserva Técnica do acervo.
• 1º Andar: Exposição de longa duração baseada nos quatro elementos – fogo, terra, água e ar – que narram a história de Jaboticabal de forma simbólica e afetiva.
• 2º Andar: Espaço destinado a exposições temporárias. Nesta reinauguração, o público poderá conferir a mostra "Arte Feminina no Acervo do LAB", com 30 obras de artistas da região de Franca, realizada em parceria com a UNESP e o Circolo Italiano di Cultura.
Visitação O museu já está aberto para público e a visitação pode ser feita de Segunda a Sexta-feira, das 8h30 às 16h.
As visitas guiadas, voltadas principalmente às escolas e grupos, começarão a partir da Segunda quinzena de Agosto, mediante agendamento prévio.
O agendamento deve ser feito das 8h às 17h,  pelo telefone do Departamento Municipal de Cultura: (16) 3202-8323.

Exposição Arte Feminina

Exposição "Inteligência Natural" traz pinturas e gravuras de Ivo Indiano e Podô (postado em 21 de Julho 2025)

 

No dia 8 de Agosto (Sexta-feira), a partir das 20h, o LAB vai abrir ao público a exposição "Inteligência Natural" com pinturas e gravuras dos artistas e arquitetos francanos Ivo Indiano e Fernando Pimenta, o Podô. Nesses tempos de artificialidades momentâneas e criações regidas por algoritmos, alguns artistas insistem na criação natural, nas tintas, pigmentos e técnicas com as próprias mãos, dando espaço para suas próprias visões de mundo. Os dois artistas do ateliê Sanatorivm divagam por paisagens oníricas utilizando modelos tradicionais de pintura e gravura, processos lentos e metódicos que exigem tempo e estudos na construção das imagens das vinte e cinco obras que compõem a mostra. Na mesma noite, Ivo Indiano vai lançar "Cidade Sonâmbula", uma História em Quadrinhos que criou a partir de sonhos. Segundo o artista, "Eu sempre anotei meus sonhos e de certa forma minha produçã em gravura sempre esteve decalcada deles. Enredos malucos em cenários as vezes absurdos que misturam os lugares por onde andei, por onde vivi e remetem ao passado e futuros possíveis. De uns anos pra cá alimentei a ideia de ilustrar essas histórias como uma forma de compreender melhor o que faço e porque faço. Isso agora está editado". "Cidade sonâmbula" foi impressa numa edição a 4 cores em papel couchê, que mistura uma graphic novel, ilustração e apontamentos em formato grande" e custará apenas R$50.

Serviço
A mostra inaugura dia 08 de Agosto, Sexta-feira, às 20 horas, com entrada gratuita ao público em geral.
A exposição ficará em cartaz até o dia 03 de Outubro.
Laboratório das Artes: rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - telefone (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
www.facebook.com/arteemfranca/
www.instagram.com/laboratoriodasartes/
Horário de visitas: Segunda a Sexta, das 10 h às 12 h e das 14 às 17 h.
Acesso gratuito Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas

Exposição Inteligência Natural

Prorrogada Exposição de Salles Dounner (postado em 04 de Julho 2025)

 

Devido ao sucesso da mostra "Salles Dounner Vive", o LAB decidiu prorrogar a exposição que homenageia o desenhista e pintor Salles Dounner, A mostra deverá ficar até o final do mês de Julho, aberta de Segunda a Sexta-feira, horário 10-12 e 14-17h. Grupos podem agendar visita pelo telefone 3722-5504. Em Agosto, será aberta a nova exposição com pinturas e gravuras dos artistas francanos Ivo Indiano e Fernando Pimenta, o Podô, além do lançamento de uma HQ criada e editada pelo artista Ivo.

Visitas a mostra de Salles Dounner agitam o LAB (postado em 04 de Junho 2025)

 

Durante a mostra "Salles Dounner Vive", o LAB tem sido visitado por estudantes e professores interessados na história e na arte do desenhista e pintor Salles Dounner, um dos mais importantes da cidade, que viveu aqui durante a segunda metade do século XX, até seu falecimento. Durante a visita guiada pela curadora da Mostra, a artista Atalie Rodrigues Alves, também tem sido possível contar com a parceria de Fernando Garroz, que tem apresentado seu curta de animação "Pê – a história de Salles Dounner", mostrando seu processo de criação e discutido com os estudantes sobre artes visuais. A mostra fica em cartaz até o final do mês de Junho, aberta de Segunda a Sexta-feira, horário 10-12 e 14-17h. Grupos podem agendar visita pelo telefone 3722-5504.

Exposição Salles Donner

Nayla abre mostra "Café e seus Afetos" (postado em 04 de Junho 2025)

 

A artista Nayla Cristina Cintra Ferreira abriu sua exposição intitulada "Café e seus afetos". Nayla é artista visual, arte-educadora e pesquisadora das relações entre arte, natureza e memória. Seu trabalho transita entre a produção de gravuras através de técnicas variadas, cologravura, impressão botânica, pintura mural e técnicas experimentais com materiais naturais e reaproveitados. Investiga a poética dos afetos e das histórias locais, criando obras que celebram a ancestralidade, a sustentabilidade e a força das pequenas narrativas. Formada em Comunicação Social e licenciada em Artes Visuais, atua também com oficinas criativas, valorizando processos coletivos e experiências sensoriais. Vive e cria em Franca (SP), onde desenvolve projetos que conectam arte,educação e território.

A exposição "Café e seus afetos" celebra os 200 anos de Franca por meio de um percurso sensível entre memória,identidade cultural e sustentabilidade. Através da técnica da cologravura, as obras foram produzidas a partir de materiais descartados da indústria de calçados — como couro sintético e EVA — trazendo à tona a potência do reaproveitamento e o diálogo entre arte, meio ambiente e economia criativa.

A Exposição faz parte do Projeto "Café e Seus afetos na cidade do sapato", idealizado pela artista foi contemplado com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Franca e conta com a curadoria da artista francana Atalie Rodrigues Alves. A exposição ficará a mostra no LAB até o final de Junho.

Exposição Café & Afeto


INICIAL ...