Atalie vai particiar de exposições internacionais na América Latina (postado em 25 de Dezembro 2019)

 


A coordenadora artística do LAB das Artes foi escolhida e convidada a participar de um conjunto de exposições internacionais de gravura em países latino-americanos no próximo ano, que serão realizadas no México, Brasil, Nicarágua, Costa Rica, Honduras, Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia. Posteriormente, a mostra deve chegar à Espanha. A exposição itinerante de gravuras terá início na Cidade do México, de 18 de Agosto a 3 Setembro, no Museu de Geologia do Instituto de Geología da Universidade Nacional Autonôma do México.

A organização dos eventos, coordenada no Brasil pelo artista Roberto Nascimento, quer chamar a atenção através das obras de arte de diferentes técnicas e abordagens artísticas para o estado crítico de preservação em que se encontramas espécies de felinos silvestres no continente Americano e em especial o jaguar, que é o representante de maior tamanho dentro deste grupo animal e um símbolo na história dos povos americanos.

 

Calendário 2020 prevê abertura para Novos Projetos (postado em 20 de Dezembro 2019)

 


O Laboratório das Artes abriu edital para a ocupação dos espaços expositivos da sede a mostras coletivas, para o segundo semestre de 2020. As regras podem ser obtidas mediante solicitação pelo e-mail laboratoriodasartes@yahoo.com.br ou pela conta do LAB no facebook. Poderão ser selecionados dois projetos para exposição (Agosto/Setembro e Outubro/Novembro), que devem ser encaminhados ao LAB até 31 de Janeiro de 2020.

Novos Projetos LAB

 

Feira de Gravura do LAB em andamento (postado em 16 de Dezembro 2019)

 


O Laboratório das Artes vai realizar um Festival Internacional de Gravura no próximo ano, durante os meses de Maio e Junho. A comissão organizadora, que inclui artistas como Atalie Rodrigues Alves, Ivo Indiano, Gerson Oliveira e Mauro Ferreira está trabalhando a todo vapor. Foi elaborada uma lista de convidados e expedidos os convites. Vários já comunicaram que vão participar.
O Festival de Gravura do LAB vai espalhar gravura pela cidade: serão ao menos seis exposições em locais diferentes, sendo o palco principal a sede do LAB, que vai reunir a mostra internacional. Nos demais locais, serão apresentadas obras dos artistas do LAB e de alunos de gravura. Também serão realizadas oficinas com técnicas variadas, encontros com artistas e palestras. O prof. Dr. Norberto Stori (UNESP-SP) vai falar sobre História da Arte e a Gravura e o prof. Dr. João Agreli (UFU) vai fazer uma palestra sobre "Arte Urbana".

 

Curso de Xilogravura (postado em 26 de Novembro 2019)

 


O Laboratório das Artes deve oferecer novamente, no próximo ano, o curso de gravura aos estudantes e servidores da UNESP, com a técnica de linóleo. Neste ano, o curso foi de xilo (madeira), e as obras produzidas devem ser expostas em exposição na Biblioteca do campus local da universidade durante o Festival de Gravura que será realizado pelo LAB.
Na sede do LAB, permanece em cartaz até o final do ano a exposição "Policromias de Portugal", com aquarelas da artista Atalie Rodrigues Alves. A programação e o planejamento das atividades para o próximo ano já foram realizadas, com atividades voltadas à arte-educação como oficinas, cursos e mostras a partir de Março. Já o CineLAB deve retornar em Fevereiro.

 

Inscrições Pró-Criança 2020 (postado em 21 de Novembro 2019)

 


O Instituto Empresarial de Apoio à Formação da Criança e do Adolescente – Pró Criança, tem por objetivo mobilizar, envolver, articular, organizar, viabilizar e apoiar ações que tenham como objetivo promoverem a educação, visando o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, sendo que os benefícios da entidade são concedidos a qualquer pessoa, sem distinção de credo religioso ou político, de cor ou raça, bem como combater o trabalho infantil na cidade de Franca.
Há vários anos, parceria com trabalho voluntário do LAB oferece curso gratuito de desenho e pintura para adolescentes através do Pró-Criança. No próximo ano, a entrega de senhas aos interessados nas oito vagas do primeiro semestre será de 6 a 10 de Janeiro das 8 às 11 ou das 13 às 17 horas na sede do Instituto (Avenida Hélio Palermo, 2498 – sala 03). Não será preciso apresentar nenhuma documentação além do documento de guarda, caso seja o responsável legal e uma senha será entregue apenas para a mãe, pai ou responsável legal. No dia e hora agendados para entrevista, o candidato deverá apresentar a senha e os documentos exigidos: cópia do RG, CPF, boletim ano de 2019 do aluno e declaração escolar do ano de 2020.

 

Feira do LAB vem aí (postado em 15 de Novembro 2019)

 


No dia 23 de Novembro, Sábado, das 9 às 17 horas, o LAB promove uma Feira que reúne arte, artesanato, culinária, moda e muito mais. A Feira terá a participação dos seguintes artistas e artesãos:
Maravilhas do Patch (Alice Oliveira) bolsas, carteiras, artigos para bebês e crianças
Atalie Rodrigues Alves - origamis, kusudamas, mandalas, rosas e cartões
Laço a Laço Ateliê (Paula R. Alves e Cristina Zanzotti) cabides e cangas
Carla Richter - Arte em feltro, enfeites e brinquedos educativos
2 Artesãs (Karina e Evani Guaraldo) encadernação e artesanato em MDF
Aimés (Flávia) bijuterias
Crochê (Regina Barbosa)
Vita (Júlia e Cacilda Gleria) bolsas e roupas sustentáveis
Ana Cupcakes (Ana Telini) bolos, doces e salgados
Me-ninas (Livia Facioli) crochê de bolsas, decorações e bichos de amigurumi
Silvia Kazan - velas e patchwork
Atalie - pintura, desenho e gravura
Ivo Indiano - gravuras
Paulo Moreira - desenhos e pinturas
Marcus Flávio – gravuras em estêncil
Não deixe de prestigiar a arte e a cultura da cidade. É só um dia, Sábado, dia 23 de Novembro.

Feira do LAB

 

CineLAB apresenta o filme grego "Suntan" (postado em 12 de Novembro 2019)

 


Na Quinta-feira, 21 de Novembro, o CineLAB apresenta o filme grego"Suntan", a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Dirigido por Argyris Papadimitropoulos (2016) apresenta sexo e nudez sem qualquer tipo de censura. Nesse cruel "Suntan", o cineasta e roteirista Argyris Papadimitropoulos narra a tragédia de um homem de meia-idade, Kostis (o excelente Makis Papadimitriou), um médico que vai trabalhar em uma Ilha grega, famosa pelas suas festas regadas a muito sexo durante o verão. Pacato, Kostos é venerado pela população local. Mas ai chega o verão, e com ele, a juventude dourada, que anda nua nas suas praias. Numa dessas andanças, Kostis conhece um pequeno grupo, e lá, conhece Anna, uma jovem liberal. Kostis confunde o amor livre de Anna e acredita que ela está apaixonada por ele. E ai começa a sua grande derrocada ao inferno. O final é angustiante e arrebatador.

CineLAB: Suntan

 

Feira do LAB vai trazer Arte, Artesanato, Culinária e Moda (postado em 06 de Novembro 2019)

 


O LAB vai promover no próximo dia 23 de Novembro, Sábado, das 9 às 17 horas, uma verdadeira festa para os olhos e paladar. Com a participação de quase duas dezenas de artistas, artesãos e outros produtores da chamada "economia criativa", a sede da entidade vai apresentar obras de arte em pequenos formatos, roupas, artefatos e utensílios variados para decoração e utilidades domésticas, comida, enfim, uma grande variedade de objetos que podem ser presenteados ou para uso próprio.
O objetivo da Feira do LAB é apresentar ao público a diversidade cultural da cidade e, ao mesmo tempo, divulgar a existência do LAB como espaço de resistência e produção cultural.

Exposição: Policromias de Portugal

 

LAB recebe doação de obra para o Acervo (postado em 06 de Novembro 2019)

 


Há 30 anos na Rua da Carioca, e desde a década de 50 através de sua fundadora, o Centro de Arte do Instituto Maria Teresa Vieira promove oficinas e cursos de artes visuais com o objetivo de desenvolver a capacidade criadora, artística, técnica e teórica do aluno. Realiza em sua ainda o Salão Rogério Steinberg, com obras de artistas novos e experientes de variadas linguagens e técnicas da arte contemporânea, tendo produzido mais de 300 exposições de mais de 900 artistas, recebendo em torno de 430 mil visitantes. O Instituto desenvolve o trabalho de conservação, restauração e divulgação da obra de Maria Teresa Vieira (1932 - 1998), pioneira na a inclusão social através da arte e uma das mais ativas arte educadoras em cinco décadas.
É desta importante artista que o LAB acaba de receber a doação de uma pintura em aquarela para o seu acervo, feita pela arte-educadora Cilda Segadas, constante colaboradora do Laboratório das Artes de Franca, a quem agradecemos a confiança.

 

Atalie abre Exposição "Policromias de Portugal" com trabalhos recentes (postado em 14 de Outubro 2019)

 


Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 26 de Outubro (Sábado), a partir das 20 horas, a mostra "Policromias de Portugal" que reúne pinturas da produção recente da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves, constituída por aquarelas com imagens inspiradas a partir de suas viagens e andanças pelo mundo, que incluem imagens baseadas em locais que visitou em Portugal durante a residência artística que fez ano passado a convite da prefeitura do município de Torres Vedras.
As obras, criadas a partir de pesquisas e imagens coletadas pela própria autora em diversas cidades portuguesas, como Lisboa, Óbidos e Torres Vedras, é uma continuação do ofício tradicional da pintura que exerce há mais de 40 anos, recriando lugares através da memória afetiva com uso rebuscado da geometria e de cores vivas e intensas, luminosas, que fazem reviver as paisagens que a artista viu noutras paragens além-mar.
Como escreveu o professor Norberto Stori, "Atalie trabalha as suas aquarelas não com um desígnio documental, mas sim com a sua linguagem artística, pois, trata-se de uma artista antes de tudo fiel a si própria, às suas buscas e verdade pictórica. Não se apega aos modismos e ao mercado de arte. No intimismo de suas obras, a sensibilidade está nas composições formais e cromáticas seguras, revelando a artista no seu ato criador. Espaços organizados dosando a composição com linhas verticais, horizontais, circulares e curvas, cada trabalho existe por si só, obra única. Busca a plasticidade nas formas, nas cores e nos espaços organizados".
Atalie, natural de Franca, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976) e dedica-se ao ofício de artista plástica e professora de artes desde então. Dentre outras atividades, foi também diretora da Pinacoteca Municipal. Atualmente, dedica-se à coordenação das atividades artísticas do Laboratório das Artes de Franca, importante movimento cultural da cidade, do qual foi uma das fundadoras.

Serviço
Exposição: "Policromias de Portugal" - Aquarelas de Atalie Rodrigues Alves
Abertura: dia 26 de Outubro, 20 horas
Visitação: até 20 de Dezembro de 2019
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - Franca (SP)

Entrada Franca

Exposição: Policromias de Portugal

 


INICIAL ...