Cresce Acervo Permanente do LAB (postado em 27 de Abril 2017)

 


O Acervo do LAB, composto de mais de 350 obras, acaba de receber a doação de dez gravuras de importante empresa industrial da cidade, reconhecendo o importante trabalho de divulgação das artes visuais feita pelo Museu de Arte Moderna de Franca. Incorporadas ao acervo após o tombamento, as obras passarão por limpeza e higienização, ficando à disposição da curadoria do LAB para fazer parte da próxima mostra do acervo permanente, prevista para Dezembro deste ano. As novas aquisições incluem obras de artistas modernos importantes, como Aldir Mendes e Silvio Oppenheim.

 


CineLAB apresenta "SELMA" (postado em 14 de Abril 2017)

 


Na próxima Quinta-feira, 20 de Abril, o CineLab apresentará o filme "Selma", a partir das 20 horas, com entrada gratuita.
"Selma: Uma Luta pela Igualdade" é um filme norte-americano que retrata um drama histórico realizado por Ava DuVernay e escrito por Paul Webb. Foi baseado nas marchas de Selma a Montgomery liderada por ativistas dos direitos civis americanos no ano de 1965. Selma teve quatro indicações ao Globo de Ouro nas seguintes categorias: melhor filme dramático, melhor realização, e melhor ator em filme dramático, vencendo apenas o prêmio de melhor canção original. O filme foi indicado ao Oscar 2015 (melhor filme), onde também recebeu o prêmio de melhor canção original.
Em 1964, enquanto Martin Luther King Jr. recebe seu Nobel da Paz, diversos afro-americanos como Annie Lee Cooper de Selma, ainda não tem acesso à inscrição nos registros eleitorais. Para garantir o direito de voto para todos os afro-americanos, Martin Luther King então reúne-se com o Presidente Lyndon Johnson para que ele possa criar uma lei que proteja os negros que querem votar. Martin, em seguida, vai para Selma, no interior do Alabama, com Ralph Abernathy, Andrew Young e Diane Nash. Lá eles encontram vários ativistas da Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC). Como Martin Luther King se torna importante, John Edgar Hoover tenta convencer o presidente Johnson para monitorar e prejudicar ainda mais seu casamento com Coretta King. Como as tensões vão aumentando, King e seu grupo decidem realizar as Marchas de Selma a Montgomery, enfrentando a violência das forças policiais locais, liderados pelo xerife Jim Clark e o governador George Wallace.

CineLAB: SELMA

 


Exposição "Rendo-me às Folhas" prossegue no LAB (postado em 14 de Abril 2017)

 


Segue em cartaz até 11 de Maio a Exposição de Pinturas "Rendo-me às Folhas", da artista plástica radicada em Campinas Regina Nogueira. É a primeira exposição da artista na cidade, que reúne trinta e oito trabalhos da artista, natural de São Simão (SP) e formada em Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) em 1982.


LAB promove Exposição: "Rendo-me às Folhas", da Artista Regina Nogueira (postado em 31 de Março 2017)

 


O Laboratório das Artes apresenta a partir de Sábado, 08 de Abril (até o dia 11 de Maio) a mostra "Rendo-me às Folhas", que reúne trinta e oito trabalhos da artista plástica Regina Nogueira, natural de São Simão (SP) e formada em Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) em 1982, onde foi aluna do professor Paulo Cheida, colaborador do Laboratório das Artes e criador do Museu de Gravura Olho Latino.
Ao longo dos anos, Regina Nogueira participou de vários salões de arte e obteve premiações utilizando diversas técnicas expressivas incluindo gravura, pintura, desenho, aquarela, fotografia, tapeçaria e intervenções variadas. Versátil e inquieta, o que sua carreira deixa transparecer, pelo desenvolvimento de trabalhos e atividades nas mais diversas técnicas artísticas, pelo constante aprendizado (fez cursos de especialização na UNICAMP e continua a aprender novas técnicas) fazem com que seus trabalhos sejam fruto de experimentações variadas.
Vivendo atualmente em Campinas, desenvolve de forma sensitiva a pesquisa de materiais e a observação da natureza, dentro da temática das folhas e folhagens, ora com motivos tribais em branco e preto, ora com cores vivas e fortes, como se retratasse a alma das folhas. Durante sua carreira artística sempre produziu seu trabalho figurativo com o foco no ser humano e na natureza. é a primeira vez que o público de Franca poderá ver os trabalhos desta artista da região, criados com o uso de nanquim, lápis de cor, aquarela e pastel seco.
No mesmo sábado, pela manhã (10h), a artista oferecerá uma oficina gratuita para demonstrar suas técnicas. As inscrições podem ser feitas pelo Telefone ou Facebook do LAB.

Abertura: 08 de Abril, Sábado, 20h
A Exposição irá até o dia 11 de Maio.
Laboratório das Artes: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - Telefone (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
www.facebook/labdasartes

Horário de visitas: Segunda a Sexta, das 10h às 12h e das 14 às 17h.
Acesso gratuito
Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas

Exposição: Rendo-me às Folhas



LAB oferece Oficina Gratuita de Artes Visuais (postado em 31 de Março 2017)

 


No Sábado (8 de Abril), o Lab vai oferecer uma oficina gratuita ministrada pela artista plástica Regina Nogueira, que vai apresentar as técnicas que desenvolve em suas obras, cuja exposição "Rendo-me às flores" será aberta no mesmo dia, a partir das 20h, na sede do LAB.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3722-5004 ou pelo Facebook do Laboratório das Artes de Franca, são 15 vagas oferecidas.

Oficina Gratuita



Laboratório das Artes lança Projeto Esquina do LAB - Conversas de Arquitetura (postado em 20 de Março 2017)

 


O Laboratório das Artes inicia um novo projeto cultural no dia 23 de Março (Quinta-feira, às 20h), intitulado o Esquina do Lab – Conversas de Arquitetura. O projeto prevê quatro apresentações neste ano e será iniciado com a apresentação da obra do arquiteto colombiano Rogelio Salmona (1929-2007), um dos mais importantes daquele país, cujas obras buscavam uma representação arquitetônica latinoamericana. Salmona viveu em Paris entre 1948 e 1957, onde foi concluir seus estudos e trabalhar com o arquiteto Le Corbusier. Desde então viveu na Colômbia, onde realizou centenas de obras importantes e extraordinária beleza plástica e uso social utilizando tijolos aparentes em suas construções.
A apresentação, seguida de debate sobre a obra de Salmona, será do arquiteto Mauro Ferreira, professor voluntário do programa de mestrado em Políticas Públicas da UNESP - Franca e um dos coordenadores do Laboratório das Artes. O objetivo do projeto é divulgar a arquitetura moderna e contemporânea na cidade e região, incluindo a produção de arquitetos de cidades próximas que tenham renovado suas intervenções nas cidades. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral, em especial estudantes e profissionais de arquitetura.

Palestra: 23 de março, Quinta-feira, 20h
Laboratório das Artes: rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - telefone (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
www.facebook/labdasartes

Horário de visitas das exposições: Segunda a Sexta, das 10h às 12h e das 14 às 17h.
Acesso gratuito
Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas

Projeto Esquina do LAB



Prossegue Exposição no LAB (postado em 12 de Março 2017)

 


Prossegue até o dia 7 de Abril a exposição "Árvore: Reflexões sobre a obra de Thomaz Perina", com artistas campineiros vinculados ao ateliê da artista Vera Ferro. A mostra é importante por apresentar ao público da região a influência da obra de Perina, um importante pintor modernista e a produção de qualidade do ateliê de Vera Ferro.



CineLAB apresenta "Aquarius" (postado em 12 de Março 2017)

 


Na próxima quinta-feira, 16 de março, o CineLab apresentará o filme "Aquarius", a partir das 20 horas, com entrada gratuita. O filme foi produzido em 2015, estrelado por Sônia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings e Irandhir Santos. O filme franco-brasileiro é dirigido por Kleber Mendonça Filho.
Segundo a Wikipédia, "seu enredo gira em torno de Clara (Braga), uma viúva de 65 anos que é a última moradora do edifício que dá título à obra, na orla da praia de Boa Viagem, no Recife. No decorrer do filme, acompanhamos o dia a dia da protagonista, sua relação com seus amigos e familiares, e a investida de uma construtora que pretende comprar o prédio a todo custo, visando erguer um mais moderno no local. Assim, o longa-metragem aborda temas como especulação imobiliária, passagem do tempo e memórias, e discute ideias pré-concebidas sobre a vida e sexualidade de uma mulher na terceira idade".
Aquarius teve sua primeira exibição mundial em 17 de Maio de 2016 na 69º edição do Festival de Cannes, no qual concorreu à Palma de Ouro. Foi muito bem recebido pelos críticos, que elogiaram sua direção, roteiro e a atuação de todo o elenco - particularmente a de Braga, considerada por alguns como uma das melhores de sua carreira. O filme também teve ampla repercussão na mídia devido a um protesto feito por sua equipe no tapete vermelho de Cannes, no qual questionava o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

CineLab: Aquarius



Laboratório das Artes oferece Oficina Gratuita sobre Técnicas de Desenho e Colagem (postado em 06 de Março 2017)

 


O Laboratório das Artes está oferecendo uma oficina gratuita de arte em sua sede na rua Cuba, 1099 (Jardim Consolação), no dia 10 de Março (Sexta-feira, das 14 às 16h). A oficina visa difundir técnicas de desenho e colagem utilizando a temática da exposição em andamento e intitula-se "A árvore interior”. A oficina é destinada à comunidade em geral.
A oficina terá vagas limitadas a 15 participantes maiores de 12 anos e será conduzida pelas arte-educadoras Cilda Segadas e Atalie Rodrigues Alves. As inscrições devem ser feitas pelo telefone do LAB (3722-5004, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas). Mais informações podem ser obtidas também no site – www.laboratoriodasartes.com.br ou na página do LAB no Facebook.
Além destas atividades, continua em cartaz até o dia 07 de Abril, a Exposição "Árvore: uma reflexão sobre a obra de Thomaz Perina", com obras de artistas campineiros vinculados ao ateliê da artista Vera Ferro.

Oficina Técnicas de Desenho e Colagem



Exposição "Árvore: Uma Reflexão sobre a Obra de Thomaz Perina" é apresentada no LAB das Artes (postado em 27 de Fevereiro 2017)

 


O Laboratório das Artes apresenta a partir de sexta-feira, 03 de Março (até o dia 07 de Abril) a mostra "Árvore: uma reflexão sobre a obra de Thomaz Perina", que reúne dezenove trabalhos de artistas campineiros que atuam no Atelier Vera Ferro daquela cidade.
A curadoria da mostra é da artista plástica e professora Vera Ferro, com o objetivo de divulgar a produção de artistas plásticos de Campinas e o pintor Thomaz Perina (1921-2009), que foi um dos mais importantes expoentes da história das artes visuais do Estado de São Paulo, não somente pelas premiações que recebeu, mas, sobretudo pela pesquisa a que se dedicou e por sua singular contribuição a toda uma geração de artistas. Desde que instalou seu atelier nos fundos da casa da família na Vila Industrial, no início da década de 60, Perina nunca mais atuou formalmente como professor ou teve qualquer vínculo profissional formal, como afirmava: "eu não poderia ensinar nada". No entanto, sua casa e seu atelier tornaram-se, durante décadas, não somente ambientes de experimentação e pesquisa individual, mas constituíram-se, sobretudo, em lugares de produção e circulação de conhecimento, dotados de um singular caráter público que muitos artistas, estudantes e pesquisadores buscaram por informação e conhecimento. Atualmente, o Instituto Thomaz Perina mantém o legado do artista, que continua a ser acessado e disponibilizado de forma ainda mais pública e democrática (ver http://itp.art.br).
Os trabalhos da mostra foram concebidos após estudos e pesquisas em aulas no Atelier Vera Ferro (de Campinas) e visitas ao Instituto Thomaz Perina. Do universo criativo de Thomaz o grupo elegeu a "árvore" como tema para a exposição. Os artistas se inspiraram livremente em ensinamentos, cores e técnicas usadas pelo artista.
Os participantes são Antiopy Laroudias, Ana Friedlander, Cecilia Liparizi, Cínthia Picelli, Dante Erbolato Neto, Elisa Garrafa, Fernando Cornacchia, Julia Cardia, Mariana L. Ceccato, Renata Von Zubem, Rosangela Doin, Sandra Cruz, Regina Pisani, Rosana Bernardo, Sylvia Ferro Naday, Sylvia Cunha, Vera Ferro, Vera Moraes e Zaida Kalaf. As obras incluem várias técnicas de desenho e pintura, como grafite e nanquim sobre papel, óleo sobre papel, recortes de papel de seda pintados, lápis pastel, colagem, criando um rico painel sobre a obra deste importante pintor modernista de Campinas.

Abertura: 03 de Março, Sexta-feira, 20h
A exposição irá até o dia 07 de Abril.
Laboratório das Artes: rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - Telefone (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
www.facebook/labdasartes

Horário de visitas: Segunda a Sexta, das 10h às 12h e das 14 às 17h.
Acesso gratuito
Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas

Exposição: Árvore | Uma Reflexão sobre a Obra de Thomaz Perina




INICIAL 60 59 58 57 56 55 54 53 52 51 ...