Produtos do LAB (postado em 31 de março 2015)

 

 

Os quatro últimos exemplares disponíveis do livro de crônicas do arquiteto Mauro Ferreira, No macio da paina, editado pelo Laboratório das Artes e Edifesp, estão à venda na sede do LAB. O livro também pode ser encomendado para envio pelo correio pelo e-mail laboratoriodasartes@yahoo.com.br. Os recursos arrecadados com a venda do livro, que custa R$30, serão aplicados integralmente em novos projetos do LAB, assim como do Artebox.


Atividades do Mês no LAB (postado em 18 de março 2015)

 

 

No salão principal de exposições do LAB prossegue a mostra de colagens Construindo Imagens, que reúne obras recentes da produção da artista Denise Muller. As visitas podem ser feitas até 10 de Abril (de segunda a sexta-feira), quando será aberta exposição dos artistas Marcus Flávio e Uiliam José. Os dois artistas são formados em Artes Visuais pela UNIFRAN e participam de vários projetos do LAB, entre exposições e Artebox, a caixa de postais temáticos que anualmente é realizada reunindo obras de mais de uma dezena de artistas de Franca e região.
O Artebox é vendido a dez reais a unidade, sendo uma das fontes de receitas do LAB para manter suas atividades culturais, que inclui o CineLab, que terá mais uma sessão na noite de amanhã, a partir das 20 horas, com a exibição do documentário dirigido pelo sueco Malik Bendjelloul "Procurando Sugar Man", vencedor do Oscar de 2013.


Cinelab

Plataforma VERRI tem livros editados pelo LAB (postado em 13 de março 2015)

 

 

A Plataforma Verri (http://www.plataformaverri.com.br/) é um acervo disponibilizado na internet contendo cerca de 2000 obras, abrangendo livros de história de cidades, de instituições/entidades e empresas, de genealogia, de literatura épica, trabalhos acadêmicos, videos e revistas comemorativas, relativas a 137 municípios dos estados de São Paulo e de Minas Gerais, principalmente da região do entorno de Ribeirão Preto. No site, podem ser acessados os títulos e resumos de vários livros de autores francanos, inclusive alguns editados pelo Laboratório das Artes de Franca.
A plataforma é um trabalho desenvolvido voluntariamente pelo promotor aposentado Dr. Octávio Verri Filho, de Ribeirão Preto, que merece todo reconhecimento e apoio, vale a pensa visitar.


Construindo Imagens, mostra de colagens no Laboratório das Artes (postado em 10 de março 2015)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 13 de Março (sexta-feira), a partir das 20 horas, a mostra de colagens Construindo Imagens de Denise Muller, que reúne obras recentes da produção da artista ribeirão-pretana.
A artista ribeirão pretana fez cursos de desenho, pintura, escultura e gravura em diversas técnicas (no Museu Lasar Segall, em São Paulo), envolvendo-se definitivamente com as artes visuais a partir dos anos 90. Já realizou dezenas de exposições individuais e coletivas com seus trabalhos, sendo esta sua terceira exposição individual em Franca.
Denise Muller, gravurista contemporânea, consegue imprimir em cada obra a sua marca pessoal. Trabalhando com xilogravura desde 1996, sempre em busca de aperfeiçoamento técnico encontrou o papel Washi (Wa significa japonês ou oriental, Shi papel) que utiliza para imprimir suas xilos que, além do branco, tem uma gama variada de cores.
A palavra Washi designa o papel feito a partir da casca de três arbustos: Kozo, Gampi e Mitsumata. Esses papéis artesanais e milenares comportam uma transparência com mais de 500 tipos e tonalidades de cores diferentes. Além de passar a usar o papel pra imprimir suas gravuras, Denise explorou a técnica de colagem tirando proveito da transparência do papel e das cores complementares na formação de imagens.
O resultado é a vibração das cores pela sobreposição dos papéis e um equilíbrio delicado da transparência em desenhos construídos delicadamente com pedaços de papéis. A sintonia é tamanha que, ao final, a imagem se assemelha à suavidade de uma pintura, de uma aquarela quanto à vibração das cores. Justamente por isso Denise, denominou estas séries de colagens de “branca, preta, verde, vermelha e amarelo”.
No dia seguinte (sábado, dia 14), será oferecida gratuitamente uma oficina de colagens coordenada por Denise Muller. As inscrições (limitadas) devem ser feitas antecipadamente, pelo telefone do LAB (3722-5004).


Serviço

Exposição: Construindo Imagens, colagens de Denise Müller
Abertura: dia 13 de Março, às 20 horas
Visitação: 13 de Março a 10 de Abril de 2015
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas


Exposição: Construindo Imagens Oficina de Colagem

Atividades dos Cursos de Arte do LAB começaram (postado em 10 de março 2015)

 

 

Os diversos cursos de Arte do Lab começaram suas atividades na primeira semana de março, coordenados pela artista e profa. Atalie Rodrigues Alves. Trata-se de uma ação permanente do LAB, investindo na formação e capacitação de recursos humanos para as artes visuais com foco em técnicas expressivas e criação, que ajudam a formar novos artistas, apreciadores e público para as artes visuais.


Parceria com Pró-Criança recomeça esta semana (postado em 02 de março 2015)

 

 

O curso de Linguagem Visual do LAB inicia suas aulas na primeira semana de Março, coordenados pela profa. Atalie Rodrigues Alves. Trata-se de uma parceria que se renova desde 2012 entre a instituição Pró-Criança, ligada ao setor calçadista que visa eliminar o trabalho infantil e o movimento cultural do LAB das Artes, que contribui para a formação cultural e educacional das crianças da cidade. O curso tem duração de um ano e o projeto de 2015 inclui a elaboração coletiva de um projeto de intervenção mural.


Estudantes de Design visitam LAB (postado em 24 de fevereiro 2015)

 

 

Um grupo de estudantes, coordenados pela profa. Linda Saturi do curso de Design de Produtos da Unifran visitaram o LAB no último dia 20 de Fevereiro, onde foram recebidos pela artista plástica Atalie Rodrigues Alves e pelo arquiteto Mauro Ferreira. Na oportunidade, os estudantes puderam observar em detalhe a exposição do acervo permanente em cartaz (Arquitetos no Acervo do LAB) e aprender sobre as técnicas de gravura utilizadas pelos artistas.
As visitas monitoradas ao LAB são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone 3722-5004.


Alunos de Design de Produtos da Unifran Alunos de Design de Produtos da Unifran

Cursos de Linguagem Visual e Artes vão começar em Março (postado em 19 de fevereiro 2015)

 

 

Os cursos de Linguagem Visual do LAB, específicos para vestibulandos em Arquitetura, Artes Visuais, Design e Moda vão iniciar suas aulas em Março, coordenados pela profa. Atalie Rodrigues Alves, assim como de Artes para crianças, coordenados pelo prof. Uiliam José, sob a supervisão de Atalie. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone 3722-5004.


LAB reinicia Cine Clube (postado em 19 de fevereiro 2015)

 

 

Franca possui uma deficiente estrutura pública em relação às artes, são poucas as instituições existentes e nenhuma delas especificamente vinculada ao cinema, ao desenho animado e outras manifestações do gênero. Além disso, todos os cinemas do circuito comercial de rua da cidade foram fechados, restando apenas algumas salas localizadas no Shopping Center de Franca. Iniciativas isoladas, com temática específica têm sido realizadas por grupos locais, como o Cinema Psicanálise e outras do tipo, restritas a um público interessado no assunto.
Assim, a retomada do Cineclube do Laboratório das Artes, bastante ativo nos anos 80 tem por objetivo permitir o debate e o acesso a filmes que não entraram no circuito comercial ou que não estão presentes na mídia tradicional, como a TV (aberta e fechada). Pretende-se apresentar um filme por mês, às quintas-feiras à noite com a presença de um animador, que daria as informações básicas sobre o filme, diretor, temática e após, conduzir um debate sobre o filme. A coordenação do Cinceclube é de Osmar Parra e a primeira sessão ocorrerá no dia 19 de fevereiro, a partir das 20 horas, na sede do LAB, com acesso gratuito.


LAB deve fazer parceria com curso de Museografia e Patrimônio Cultural (postado em 4 de fevereiro 2015)

 

 

O historiador Rodrigo Touso, coordenador do curso de Especialização em Museografia e Patrimônio Cultural do Centro Universitário Claretiano (Batatais) e professor do mestrado em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas da UNESP (Franca) visitou o LAB para discutir possibilidades de apoio técnico e parcerias. O curso que Touso coordena em Batatais procura fornecer ao aluno uma formação inicial que o capacite a compreender a natureza dos museus, como conceber e criar uma exposição, como bem recepcionar o público espontâneo e escolar, como organizar e preservar acervos de documentos, fotografias, obras de arte e históricas, técnicas que poderão ser bastante úteis ao Lab, bem como na continuidade do processo de catalogação do acervo próprio. Além disso, como responsável pelo Museu de Sertãozinho, Touso convidou o grupo do LAB a expor naquela cidade, o que deverá ocorrer durante o ano.
Na sede do LAB, continua em cartaz a mostra Arquitetos Artistas no Acervo Permanente do Laboratório das Artes, que reúne expressiva parcela das pinturas, desenhos e gravuras do acervo, incluindo parte das novas aquisições realizadas durante os dois últimos anos. A exposição irá até o dia 12 de Março.


Mauro Ferreira e Rodrigo Touso

INICIAL 50 49 48 47 46 45 44 43 42 41 ...