Atalie expõe no SESI (postado em 04 de novembro 2008)

 

Após comemorar seus trinta anos de carreira com várias exposições e o lançamento do CD "Formas, Cores, Papéis", a artista plástica Atalie Rodrigues Alves vai realizar mais uma exposição, no Sesi (avenida Santa Cruz, 2870), com obras inéditas.
Desta feita, a artista exporá trabalhos contrastantes: uma série recém-concluída em preto e branco de trabalhadores nas colheitas de café e na indústria ceramista em xilogravura, uma técnica milenar de entalhe em madeira, que permite sua impressão e reprodutibilidade em papel. Ao lado dos sisudos trabalhadores e sua faina, uma multicolorida multidão de alegres pássaros da fauna brasileira, pintada com latex sobre madeira, utilizando fundos influenciados pelo cubismo e pela vanguarda modernista.
São trabalhos que a artista ainda não expôs à apreciação dos interessados nas artes visuais, que poderão vê-los entre os dias 11 e 21 de novembro próximos. Além disso, a artista finalizou três grandes painéis externos em mosaico para a sede do Laboratório das Artes, entidade que está recriando, localizada na esquina da rua Cuba com Homero Alves, no Jardim Consolação. Segundo a artista, &trata-se de uma experiência de integração entre a arquitetura e as artes visuais, de uma arte pública, que pode ser usufruída por todos aqueles que transitarem pela rua, uma espécie de galeria ao ar livre e de livre acesso".

Xilogravura

Concluído o mural do Laboratório (postado em 03 de novembro 2008)

 

Com a ajuda de operários, a artista Atalie Rodrigues Alves concluiu nesta semana o mural público que faltava na sede do Laboratório, com a temática dos trabalhadores no café. O mural está voltado para a face da rua Homero Alves e tem sido bastante elogiado pelos transeuntes que viram o trabalho. Realizado com uso intensivo de pastilhas de vidro em diversas cores, o trabalho deve tornar-se referência para todos os visitantes do Laboratório.

Mural

Obras em fase final (postado em 03 de novembro 2008)

 

As obras do Laboratório entraram em sua fase final. Equipe de operários da Vime Eletricidade deve concluir nesta semana os trabalhos de instalação elétrica. O forro e a pintura estão em andamento. Todos os serviços de pedreiro estão concluídos. A arquiteta Cecília Fuentes, consultora de paisagismo, já fez um estudo inicial dos jardins. Os organizadores do Laboratório esperam concluir todos os trabalhos na primeira semana de dezembro, liberando o prédio para que seja feita a montagem interna, prevista para janeiro do próximo ano. A abertura oficial do Laboratório deve ser em fevereiro de 2009, com uma mostra geral do acervo moderno reunido até agora. A partir de março, estão agendadas exposições dos artistas Paulo Moreira, Ivo Indiano e Gerson Oliveira.

Acervo do Laboratório enriquecido com obra de Paulo César Pereira (postado em 28 de outubro 2008)

 

O desenhista, pintor e ilustrador francano Paulo César Pereira entregou semana passada aos diretores do Laboratório das Artes, mais uma obra que vai enriquecer o acervo moderno da entidade. A pintura de Paulo, realizada em 1982 para sua participação no Salão de Arte de Pernambuco é mais uma obra importante para tornar a visitação obrigatória ao acervo do Laboratório a todos que se interessam pelas artes visuais em Franca e região. O artista, que vive atualmente em Itatiba, cidade próxima a Campinas, continua em plena atividade, desenhando e ilustrando livros e outras publicações das mais importantes editores do país.

Doação de Paulo César Pereira

Museu do Mamulengo (postado em 17 de outubro 2008)

 

O Museu do Mamulengo, em Pernambuco, é dirigido pela artista plástica Tereza Costa Rego, que trabalhou no GPI, a empresa que fez o primeiro Plano Diretor de Franca, ainda nos anos 1960. Tereza foi casada com o líder comunista Diógenes de Arruda Câmara, que coordenou parte dos trabalhos do Plano de Franca. Situado numa das ruas da encantada e ensolara Olinda, num casarão colonial, o Museu abriga uma grande coleção de mamulengos (aproximadamente 1200 bonecos), uma manifestação típica do teatro popular de bonecos nordestinos. Os aspectos lúdicos são realçados pelo projeto museológico, que permite o freqüentador do local inserir-se num mundo mágico e pleno de criatividade popular. O museu está localizado na rua de São Bento, 344, na cidade alta de Olinda, que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.

Museu de Olinda

Visita à Oficina Brennand em Recife (postado em 17 de outubro 2008)

 

Os diretores do Laboratório das Artes, Atalie Rodrigues Alves e Mauro Ferreira visitaram a Oficina Brennand em Recife, para conhecer o espaço e o funcionamento do local. Criado pelo artista Francisco Brennand, um pernambucano que a partir de 1971 dedicou-se à constituição de um espaço único e mágico numa velha fazenda nos arredores da capital do estado. A partir de uma indústria cerâmica que pertencia ao seu pai, Brennand transformou sua obsessão em um conjunto arquitetônico monumental, com surpresas a cada passo. Grandes galpões abrigam uma indústria cerâmica e uma gigantesca quantidade de peças criadas pelo artista. Em espaços abertos, entre os galpões, criaram-se espaços cheios de esculturas também monumentais, com um toque de erotismo. Dois outros pavilhões, mais modernos, abrigam a grande coleção de desenhos e pinturas do artista, além de um anfiteatro para palestras e debates. Além disso, outro galpão serve para eventos, como shows e festas, como fonte adicional de recursos para manter um empreendimento sui generis da arte brasileira.

Oficina Brennand em Recife

Atalie lança CD em Franca e expõe no CCBEU (postado em 23 de setembro 2008)

 

Na próxima sexta-feira, 26 de setembro, Atalie lança em Franca seu CD Formas, Cores, Papéis: 30 anos, no auditório do Centro Cultural Brasil - Estados Unidos - CCBEU, a partir das 19:30 horas, (avenida Major Nicácio, 1907. No mesmo local, ocorre exposição de suas pinturas, em comemoração aos seus 30 anos de carreira. A entrada é gratuita.

Quadro Marianinha

Obras do Laboratório aceleradas (postado em 23 de setembro 2008)

 

A obra do Laboratório das Artes está em ritmo acelerado, dentro do cronograma previsto. Neste mês, foram instaladas as portas de vidro temperado e iniciados os revestimentos com azulejos nos sanitários. Também o primeiro painel de mosaico em vidro, com frente para a rua Cuba, foi praticamente concluído, faltando apenas detalhes de arremates. O painel, elaborado por Atalie Rodrigues Alves, é a primeira obra de arte pública do prédio que sediará o Laboratório. Outros dois painéis estão em fase de produção e até o final de outubro deverão estar instalados na fachada do edifício.

Painel de Mosaico

Atalie expõe em Passos (postado em 23 de setembro 2008)

 

A artista Atalie Rodrigues Alves inaugurou exposição no último dia 17 de setembro, na biblioteca da Fundação de Ensino Superior de Passos, onde leciona desenho no curso de Moda da cidade mineira. A mostra, uma retrospectiva de seus 30 anos de carreira, apresenta um conjunto de aquarelas com vários temas que atravessaram seu trabalho, como estações ferroviárias, janelas de casas brasileiras e pássaros das florestas brasileiras. A exposição, que se prolonga até o dia 30 de setembro, marcou também o lançamento do CD com sua obra, editada pela Edifesp sob coordenação do prof. Marcelo Santos.
O CD, intitulado Formas, Cores, Papéis: 30 anos tem por objetivo a divulgação e utilização do trabalho de Atalie em trabalhos de releitura de obras artísticas por professores de educação artística, pois sua montagem didática permite uma visualização no tempo e no espaço da obra realizada pela artista ao longo de sua trajetória

Exposição em Passos

Salão de Arte de Ribeirão Preto - SARP (postado em 11 de setembro 2008)

 

O SARP, Salão de Arte Nacional de Ribeirão Preto chega a sua 33° edição, dedicado à arte contemporânea. O evento reúne uma exposição, que acontece no Museu de Arte de Ribeirão Preto - MARP, bate-papo, grupo de estudos, simpósio, workshop e exposições paralelas em outros espaços da cidade.
A edição do SARP 2008 revela novos artistas, um de seus principais objetivos, trazendo um retorno a suportes bidimensionais, como se pode observar nas pinturas de Fátima Junqueira e Célia Macedo, o desenho e fotografia de Ana Nilza ou trabalhos inovadores, como os de Tâmara Alves, o prêmio aquisição de Reginaldo Pereira, os objetos de Marina Freire, além do instigante objeto sono de Silvia Jábali.
Em dois acessos do museu, utilizando as próprias paredes do edifício, estão expostos dois projetos, de Alexandre Orion e de Cordeiro de Sá, artistas convidados pelo curador e diretor do MARP, Nilton Campos.
No mesmo Museu também estão expostas gravuras de diversos artistas contemporâneos na mostra "Entre a xilo e o múltiplo: Clube de Gravura do MAM", destacando-se gravuras de Athos Bulcão, Nelson Leiner, Rubem Grilo e Waltércio Caldas. O MARP funciona na rua Barão de Amazonas, 323, no centro de Ribeirão Preto, de terça a sextas, das 9 às 18h e sábados e domingos, das 12 às 18h.

Obra de Nino Cais (São Paulo)


INICIAL ... 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1