Artista Wagner de Castro completa 93 anos (postado em 31 de julho 2010)

 

 

O artista plástico francano Wagner de Castro, que doou acervo de cerca de 60 telas para o município de Passos, completou 93 anos. A data foi lembrada no Palácio da Cultura, onde ele recebeu homenagem da Prefeitura de Passos por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, do Departamento de Cultura e de seus amigos. O Lab também possui obra de Wagner em seu acervo e também deseja a Wagner longa vida, para que ainda possa produzir muitas obras de arte.

 

Novidades do Artista Hélvio Lima (postado em 13 de julho 2010)

 

 

O artista Hélvio Lima, de Uberlândia (MG), que possui obras no acervo do Laboratório das Artes, manda notícias. Depois do Expoema, sua última exposição individual, continua a dar aulas em seu ateliê, edita o Fundinho Cultural e escreve textos. Algumas obras que expôs no Expoema estão sendo impressas em postais, próximo ao que o Lab fez com o projeto ArteBox, onde Hélvio também colaborou. O Fundinho Culural, publicação coordenada pelo artista, recebeu nos Estados Unidos, pela Associação Internacional de Escritores e Artistas, o diploma "The best magazine 2010", pelo resgate histórico e cultural que faz na cidade mineira de Uberlândia. Além disso, o artista publicou um poema que será estudado nas 9ªs séries de todas as escolas do país que adotarem o livro didático aprovado pelo MEC. O livro, elaborado por três linguistas, é uma obra que ensina a língua portuguesa através de textos literários. Drummond, Bandeira e os grandes ícones da literatura brasileira, além de poetas contemporâneos, são os autores a serem estudados pelos alunos. Além disso, a artista Adélia Lima também deverá expor em outubro na galeria do Mercado, novo espaço expositivo da Secretaria de Cultura de Uberlândia.


A Ilustradora Semi Paterno Lança Novo Site (postado em 13 de junho 2010)

 

 

Semíramis Paterno, artista e ilustradora ribeirão pretana acaba de divulgar o endereço eletrônico de seu novo site, www.semipaterno.art.br. Acessando o site, os interessados poderão conhecer em detalhes sua intensa e expressiva produção artística. Semi é autora de livros de imagem e já ilustrou mais de cem livros, para as várias editoras nacionais, como a Abril, Arco-Íris, Ática, Atual, Brasil, Compor, Ediouro, Franco, FTD, Ícone, Lê, Moderna, Paulinas, Saraiva e Scipione. Desde 2003 é editora do Caderno Infantil CRIANÇA, suplemento do Jornal A Cidade, de Ribeirão Preto. A ilustradora possui obra no acervo do Lab.

 

Parceria LAB e CALENDAS (postado em 13 de julho 2010)

 

 

O Laboratório das Artes está concluindo uma parceria com o Calendas, visando oferecer uma série de oficinas de arte-educação para professores de educação artística e outros interessados. O projeto prevê o oferecimento de seis oficinas de diversas modalidades técnicas e artísticas e seu uso com crianças, ainda no segundo semestre.


Laboratório das Artes apresenta novas aquisições do Acervo Permanente (postado em 16 de junho 2010)

 

 

O Lab inaugura no próximo dia 15 de junho, nova mostra de obras do Acervo Permanente do Laboratório das Artes, que reúne parcela expressiva das pinturas, desenhos e gravuras do Lab, incluindo as novas aquisições realizadas durante o ano. A exposição apresentará obras dos artistas Aldir Mendes de Souza, Fernando Lemos, Garibaldi, Gerson Silva Oliveira, Gilberto Salvador, Hélio Siqueira, Hiro Kai, Ivo Indiano, Lúcio Kume, Luiz Carlos Gonçalves, Lydia Okumura, Mari Kanegae, Marisi Mancini, Miguel Ângelo Barbosa, Newton Mesquita, Odair Magalhães, Paulo Cheida Sans, Paulo Menten, Paulo César Pereira, Paulo Miranda, Paulo Sérgio Moreira, Renina Katz, Salles Dounner, Semi Paterno e Vera Ilse. A curadoria da mostra é da artista plástica e professora Atalie Rodrigues Alves, responsável pela coluna Arte Urgente no jornal local Comércio da Franca. O objetivo da mostra é divulgar as artes visuais modernas na cidade e região, incluindo alguns trabalhos de artistas de renome nacional e da produção local recente.
Dentre os novos destaques do acervo, estão trabalhos de Silvio Oppenheim, importante artista paulistano que possui obras nos acervos do MASP, no MAM, na Pinacoteca de São Paulo e na Galeria degli Ufizzi, em Florença (Itália), de Aldir Mendes de Souza, que também possui trabalhos nos principais museus do país e de Fernando Lemos, importante artista plástico de origem portuguesa e que vive no Brasil desde os anos 50.
A exposição vai de 15 de junho até o dia 03 de agosto.

 

Laboratório das Artes oferece Oficina Gratuita Brincando com Papel no Museu, para Crianças (postado em 31 de maio 2010)

 

 

O Laboratório das Artes, movimento cultural sem finalidades lucrativas, está oferecendo a oficina "Brincando com Papel no Museu", atividade gratuita de arte em sua sede na rua Cuba, 1099 (Jardim Consolação), no dia 10 de junho (quinta-feira, das 10 às 11:30 horas da manhã). As técnicas utilizadas darão prioridade ao papel e ao uso da cor, desenvolvendo a criatividade e a expressão artística dos participantes. A oficina é destinada a crianças com idade entre oito e onze anos, preferencialmente moradoras das imediações da sede do Lab e estudantes da rede pública de ensino. Os materiais necessários serão fornecidos pelo Lab.
A oficina terá vagas limitadas a 10 participantes e será conduzida pelas arte-educadoras Atalie Rodrigues Alves e Cilda Segadas, com grande experiência no ensino de arte. As inscrições devem ser feitas pelo telefone do Lab (3722-5004, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas) ou pessoalmente, entre os dias 01 e 9 de junho. Mais informações podem ser obtidas também no site – www.laboratoriodasartes.com.br

 

Oficina de Colagem
Oficina de Colagem
Oficina de Colagem

Visitas e Oficinas movimentam o Laboratório das Artes (postado em 31 de maio 2010)

 

 

A oficina de colagem oferecida pelo Lab foi um sucesso. O apoio do Grupo Amazonas, que cedeu materiais de colagem que está desenvolvendo e apresentando ao mercado, foi fundamental para as atividades artísticas desenvolvidas. Além disso, a mostra de design gráfico em parceria com o Senac – Franca, Um Cartaz para São Paulo, desde a abertura, que vai até o dia 13 de junho, está sendo muito visitada por grupos de estudantes de diversas universidades locais, com a participação e monitoria de professores e especialistas da área.

 

Visitas
Visitas
Visitas

Exposição e Palestra sobre Design Gráfico (postado em 26 de maio 2010)

 

 

Durante o período da exposição "A Diversidade Cultural da Metrópole - Um Cartaz para São Paulo – edição 2010" que o Lab está realizando em parceria com o Senac - Franca, será realizada também uma palestra sobre o tema no Anfiteatro do SENAC – (Rua Alfredo Lopes Pinto, 1345), no dia 31 de Maio, segunda-feira, às 19h30, ministrada por Paulo Moretto, arquiteto e mestre pela FAU USP e que, desde sua graduação, atua como designer gráfico.
Seu mestrado intitulou-se "Cartazes de Propaganda Cultural no Brasil" e compreendeu um estudo sobre os cartazes produzidos na segunda metade do século XX e que pertencem aos arquivos dos principais museus de São Paulo. Como artista gráfico e fotógrafo, tem especial interesse pela gráfica urbana (grafites, pichaçães etc). Criou vários cartazes explorando a linguagem do "lambe-lambe" (tipografia tradicional), alguns expostos em renomadas mostras internacionais, como o Festival International de L'affiche et des Arts Graphiques de Chaumont – França, a Internacional Biennale of Graphic Design Brno – República Tcheca e a Internacional Poster Biennale - Varsóvia, Polônia. Foi artista convidado de "Handmade" (Museu do Design – Zurique), "Brasil em Cartaz" (Chaumont), ambas em 2005, e "Sinais na Pista", no Museu Imperial de Petrópolis, em 2006. Como curador, esteve à frente da exposição "A Cultura do Cartaz" (Centro Cultural dos Correios – Rio de Janeiro, 2007 / Instituto Tomie Ohtake – São Paulo, 2008) e da mostra "Um Cartaz para São Paulo" (Centro Universitário Maria Antonia-USP / Senac SP), em 2008, 2009 e 2010.  Foi um dos curadores da 9ª Bienal de Design Gráfico da ADG em 2009.


VIII Semana Nacional dos Museus (postado em 26 de maio 2010)

 

 

O Lab promoveu no dia 21 de maio uma palestra sobre a Preservação do Patrimônio Cultural de Franca, às 10 horas da manhã, na sede da rua Cuba. O arquiteto e professor da FESP-UEMG Mauro Ferreira apresentou conceitos de patrimônio cultural e a situação da preservação histórica na cidade de Franca para estudantes de arquitetura da FAU Unifran. O evento fez parte da VIII Semana Nacional de Museus, realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, organismo vinculado ao Ministério da Cultura e que, nesta edição, atingiu a vigorosa marca de 1700 atividades simultâneas em museus de todo o país.
A equipe do Lab prepara também, para o início do próximo mês, uma oficina de arte para crianças.

 

Palestra
Palestra

Laboratório das Artes e Senac promovem 3ª edição da mostra Um Cartaz para São Paulo (postado em 20 de maio 2010)

 

 

A partir de 24 de maio de 2010, o Laboratório das Artes e o Senac - Franca apresentam a 3ª edição da exposição Um Cartaz para São Paulo, em homenagem aos 456 anos da capital paulista.
O tema desse ano é a Diversidade Cultural da Metrópole, e tem a proposta de apresentar projetos de designers, arquitetos e artistas gráficos, com diferentes hábitos, costumes, idiomas, dialetos, vestimentas, músicas, estilos arquitetônicos, tribos urbanas e características da cidade. Cada artista está mostrando suas ideias, opiniões e interpretações de São Paulo em cartazes com cópias únicas impressas em papel fotográfico no formato 60 x 90 cm.
A concepção do evento é do designer gráfico Paulo Moretto, que divide a curadoria com Alécio Rossi. A mostra conta com a participação dos artistas internacionais Isidro Ferrer, da Espanha e do francês Michel Bouvet, além dos brasileiros Bruno Siqueira, Carlos Perrone, Cecília Consolo, Loro Verz, Luciano Cardinali, Luís Fernandes, Marina Chaccur, Mirella Marino, Paulo Moretto, Ronald Kapaz, Veridiana Scarpelli e Wilson Jorge Filho.


Histórico
Na primeira edição da mostra, no início de 2008, momento em que São Paulo passava por um processo de "limpeza visual" com a proibição de outdoors e placas em geral, o tema sugerido foi a Poluição Visual Urbana. No ano seguinte, a exposição que também foi mostrada no Laboratório das Artes, teve como tema proposto a (In)sustentabilidade Urbana, que desafiou os artistas a expressarem suas ideias a respeito de como pensar em uma mega metrópole ecologicamente viável - seja do ponto de vista dos recursos e detritos ou do ponto de vista cultural.

A exposição vai de 24 de maio até o dia 13 de junho.
Local: Laboratório das Artes: rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - telefone (16) 3722-5004 - Franca (SP)
Horário de visitas: segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14 às 17h.
Acesso gratuito
Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas

 


INICIAL ... 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 ...