Visitas e Oficinas agitam o LAB (postado em 27 de maio 2011)

 

 

A visitação ao Lab tem sido intensa nos últimos dias. Aconteceram visitas monitoradas, como das crianças da Escola Jean Piaget, com a presença da professora de artes da escola Rita Balieiro, as oficinas de montagem de exposições ministrada pelo artista Hiro Kai e a oficina de preservação do patrimônio arquitetônico modernista de Franca, atividade que marcou a comemoração da IX Semana Nacional dos Museus, sob os auspícios do IBRAM. No salão principal, permanece em cartaz a exposição Lembranças, de xilogravuras inéditas de Denise Muller, até o dia 2 de junho. No dia 3 de junho, será inaugurada a exposição retrospectiva do artista plástico e arquiteto Ivo Indiano.

Visitação Visitação Visitação

 

LAB Promove Oficina Gratuita na Semana dos Museus (postado em 16 de maio 2011)

 

 

Em comemoração à IX Semana dos Museus, o Lab vai oferecer em sua sede uma oficina gratuita sobre a preservação do Patrimônio Cultural em Franca, no dia 20 de maio (sexta-feira), das 10 às 12 horas. A atividade é aberta à comunidade e estará a cargo do arquiteto Mauro Ferreira, que é professor da UEMG, tem várias pesquisas e livros sobre o tema e foi presidente do Condephat-Franca entre 2001 e 2002. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone 3722-5004.
A Semana dos Museus é o maior evento no âmbito mundial, ação desenvolvida pelo Instituto Brasileiro dos Museus - IBRAM, organismo do governo federal vinculado ao Ministério da Cultura, realizado em parceria com museus de todo o país em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Serão mais de 3.000 eventos espalhados pelo paÎs, abrigados por 1009 instituições de memória.

 

Inaugurada Exposição de Denise Muller (postado em 16 de maio 2011)

 

 

Após a concorrida inauguração, permanece em cartaz a exposição de xilogravuras Lembranças, de Denise Muller, até o dia 2 de junho. Visitas monitoradas de grupos podem ser agendadas pelo telefone 3722-5004, dentro do projeto Leituras Plásticas, trabalho de difusão cultural que o Lab realiza com os visitantes. Durante a exposição de Denise, os interessados e grupos podem fazer uma visita monitorada, recebendo informações sobre conteúdo e técnicas artísticas utilizadas.

Exposição: Denise Muller Exposição: Denise Muller Exposição: Denise Muller

 

Oficina de Montagem de Exposições foi um Sucesso (postado em 16 de maio 2011)

 

 

Ministrada pelo artista plástico Hiro Kai, responsável pelas montagens de algumas das mais importantes exposições de arte internacionais realizadas no Brasil nos últimos anos, a oficina de montagem de exposições oferecida pelo Lab foi bastante concorrida. Além disso, Hiro trouxe dezenas de livros de arte que ficarão na biblioteca à disposição dos interessados em artes visuais para consulta. A presença de Hiro na sede também foi uma oportunidade para conhecer novidades no campo da preservação e da exposição de obras de arte.

Oficina com Hiro Kai Oficina com Hiro Kai Oficina com Hiro Kai

 

Laboratório traz Curso de Produção e Montagem de Exposições (postado em 09 de maio 2011)

 

 

O objetivo do curso que o Lab está trazendo gratuitamente a Franca no dia 12 de maio (quinta-feira), conduzido pelo artista Hiro Kai (cujas obras fazem parte do acervo do Lab), é mostrar como funciona o processo de montagem de exposições de arte desde o seu planejamento até sua execução e capacitar e atualizar profissionais para atuar na área de montagem, exercitando sua capacidade criativa.
As exposições são o meio pelo qual os museus ganham vida, é o momento no qual a sociedade pode interagir diretamente com seu patrimônio musealisado, é o que transforma os museus em lugares privilegiados para fomentar a educação, cidadania e cultura de maneira agradável e informal.
Assim, ser responsável pela montagem das exposições é viabilizar esse encontro entre a pessoa e o objeto, adequando um projeto dentro de determinado espaço de maneira coerente, acessível e segura. É um trabalho que envolve técnica, experiência e cooperação com todas as equipes do espaço.
A partir de imagens, plantas arquitetônicas e projetos de situações reais, os alunos poderão conhecer e discutir as verdadeiras dificuldades da montagem de uma exposição.
Ao longo de mais de 15 anos trabalhando na produção e montagem de exposição em museus e espaços culturais, tanto no Brasil como no exterior, Hiro pôde perceber como o país tem crescido na área cultural, especialmente na área de museus. No ano de 2009 foi criado o IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus – uma autarquia federal direcionada especialmente ao cuidado dos museus. Foram criados nos últimos dois anos, cerca de 12 novos cursos superiores de museologia em universidades federais no país. Estes dados servem apenas para ilustrar que essa é uma área em pleno desenvolvendo, porém vai exigir cada vez mais profissionalização e especialização dos que pretendem entrar no mercado.
As exposições nos últimos 10 anos mudaram, a sociedade exige muita tecnologia e interatividade em tudo. Então, ao mesmo tempo em que se usa furadeiras sem fio, nível a laser para facilitar a montagem, há necessidade de projetores, sensores, até cinema 3D.
Hiro Kai tem vasta experiência em montagem de exposições, destacando-se as mostras de Cildo Meireles no CCBB do Rio de Janeiro, a de Brasília e o Construtivismo (CCBB DF) e a atual exposição de Escher, no CCBB SP.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Lab (3722-5004), com Atalie.

 

Última Semana da Exposição de Hélvio e Adélia Lima (postado em 02 de maio 2011)

 

 

Esta é a última semana para conhecer o trabalho dos artistas Hélvio e Adélia Lima, que estão em cartaz no Lab e vão até a próxima sexta-feira, dia 6 de maio. No sábado à noite, será realizada a abertura ao público da mostra Lembranças, da artista e gravadora ribeirão pretana Denise Muller, que apresenta um conjunto de suas gravuras recentes em preto e branco.

Exposição: Lembranças

 

Arte como Presente para as Mães (postado em 02 de maio 2011)

 

 

Durante esta semana, o Laboratório das Artes apresenta uma opção diferente para presentear as mães que se interessam por artes visuais: pinturas, desenhos, gravuras e origamis de artistas francanos, como Gerson Oliveira, Atalie, Ivo Indiano e Jeferson Basílio serão vendidas, proporcionando uma oportunidade de oferecer um presente diferenciado e único. O bazar funcionará até sexta-feira, no horário normal do Lab.

 

Alunos do SENAC Visitam Exposição de Hélvio e Adélia Lima (postado em 18 de abril 2011)

 

 

Os alunos do PET-Senac de Franca realizaram uma visita monitorada ao Laboratório das Artes. Recebidos pela equipe do projeto Leituras Plásticas, que tem como objetivo a difusão das artes visuais para jovens, os estudantes tiveram a oportunidade de observar e discutir o trabalho dos artistas Hélvio e Adélia Lima, que estão em cartaz no salão de exposições e depois assistiram a uma palestra ilustrada pela artista Atalie Rodrigues Alves.
As professoras Vanessa Martins e Mariana Canavezi acompanharam a classe, que pode conhecer diversas técnicas e o ofício do artista plástico.

Alunos SENAC Alunos SENAC Alunos SENAC

 

Bienal Nacional de Gravura terá Artistas Francanos (postado em 12 de abril 2011)

 

 

A Bienal Nacional de Gravura, mantida pelo Olho Latino, tornou-se um dos principais eventos do gênero no país. A partir da terceira edição em 2007, a Bienal se fixou em Atibaia. Por isso, a participação a convite dos organizadores de dois artistas francanos, Atalie Rodrigues Alves e Ivo Indiano, ligados ao Laboratório das Artes, é motivo de orgulho para a cidade.

A 5ª Bienal Nacional de Gravura objetiva mostrar a gravura contemporânea brasileira, expondo obras de artistas residentes em vários Estados e também ser um pólo didático dessa arte, exibindo vídeos sobre artistas gravadores e ou video-arte inspirados na arte da gravura. O evento realizará painéis de profissionais que discutirão pontos pertinentes da gravura no contexto da arte contemporânea. No sentido histórico, será realizada uma mostra especial de parte do acervo de obras participantes das Bienais de Gravura realizadas. A Bienal de Gravura pretende aproximar o público para o entendimento da arte atual possibilitando o conhecimento das variações da gravura no contexto contemporâneo.

As inscrições estão abertas até 25 de abril. O regulamento e ficha de inscrição estão no site www.olholatino.com.br

A 5ª Bienal Nacional de Gravura será inaugurada em 14 de maio, às 20h, e estará aberta à visitação até 25 de junho de 2011, no Museu Olho e Centro de Convenções "Victor Brecheret", localizados na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas – na Estância de Atibaia, SP.

A realização é do Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia - com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural.

 

Inaugurada Exposição de Hélvio e Adélia Lima (postado em 10 de abril 2011)

 

 

Foi inaugurada no dia 2 de abril a exposição dos artistas plásticos uberlandenses Hélvio e Adélia Lima, em clima de alegria e confraternização dos artistas com os convidados e visitantes, que nem a chuva atrapalhou. A exposição das pinturas e esculturas dos dois artistas está recebendo visitação acima da média, incluindo estudantes da rede pública e do Senac. A mostra, que foi divulgada pelo caderno de Artes do jornal Comércio da Franca, numa reportagem especial de Vanessa Maranha, permanece em cartaz no Lab até o dia 5 de maio e a visitação é gratuita.

Exposição Exposição

 


INICIAL ... 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 ...