Abertas Inscrições para Cursos do LAB (postado em 03 de janeiro 2011)

 

 

As inscrições para os cursos de desenho, pintura e gravura do Laboratório das Artes em 2011 já estão abertas. As aulas devem ser retomadas a partir de fevereiro. Devem ser oferecidas dez vagas gratuitas para estudantes da rede pública de ensino, a partir de indicação de professores de educação artística das escolas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3722-5004, no período das 14 às 17 horas.

 

Semi Paterno e Maria Sóler vão expor em Março (postado em 03 de janeiro 2011)

 

 

As artistas ribeirão-pretanas Semi Paterno e Maria Soler vão fazer uma exposição no Lab em março. Semi é conhecida como ilustradora (já desenhou capas e ilustrou centenas de livros, principalmente voltados para o público infanto-juvenil) e mantém um caderno infantil no jornal A Cidade, de Ribeirão Preto. Recentemente, lançou um novo site sobre seu trabalho: www.semipaterno.art.br. Maria Soler é pintora e seu trabalho se destaca pela imaginação e pesquisa. Será a primeira vez que Soler exporá na cidade. Durante os meses de janeiro e fevereiro, permanece em cartaz no Lab a exposição de pinturas recentes de Atalie Rodrigues Alves.

 

ARTE BOX 2 (postado em 03 de janeiro 2011)

 

 

Dentro da programação de 2011 feita pela direção do Lab está a produção de mais um volume da série ArteBox, criada pelo pintor e publicitário Gerson Oliveira. No momento, estão sendo realizados os estudos de viabilidade econômica, para depois resolver as questões artísticas do projeto, que teve a primeira edição praticamente esgotada em 2009. O ArteBox é uma caixa contendo postais com obras de arte de artistas que apóiam o Lab e é vendido para custear as atividades artísticas gratuitas mantidas pelo movimento cultural.

 

Inauguração Exposição: Janelas Brasileiras (postado em 15 de dezembro 2010)

 

Com uma bela apresentação musical de Fausto Oliveira (professor do Projeto Guri), que encantou com seu sax e repertório de Cole Porter e a presença de amigos e admiradores de sua obra, foi inaugurada no Laboratório das Artes, no último dia 10 de dezembro (sexta-feira), a mostra Janelas Brasileiras, com trabalhos recentes de pintura de Atalie Rodrigues Alves, uma das diretoras do Lab.
A mostra ficará em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2011, sempre de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Inauguração
Inauguração
Inauguração

Programação do LAB de 2011 já está Fechada (postado em 15 de dezembro 2010)

 

 

A diretoria do Lab, após diversa visitas a ateliês e contatos com artistas plásticos da região, concluiu a programação para o próximo ano, a partir de março. Estão incluídas, dentre outras, mostras de artistas de Ribeirão Preto, como Denise Muller, Semí Paterno e Maria Soler, de Barretos (Rodrigo Machado), Uberlândia (Hélvio e Adélia Lima) e de Franca, como do gravador Jeferson Basílio. Além destes, ocorrerá também uma mostra coletiva de arte contemporânea do grupo Oka, de São Paulo, com curadoria do crítico e professor da Unesp Oscar D’Ambrósio.
Além disso, o Lab pretende promover novas aquisições para o acervo do Museu Regional de Arte Moderna, valorizando ainda mais a iniciativa de apoiar as artes visuais modernas. As oficinas e cursos também estão incluídas nas ações para 2011, bem como a continuidade da parceria com o Calendas.

 

Artista Francano Selcionado para a 5ª Bienal de Gravura de Santo André (postado em 15 de dezembro 2010)

 

 

A exposição dos selecionados na 5ª Bienal de Gravura de Santo André (SP) abriu no dia 18 de novembro de 2010, às 20h, no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André. Fica em cartaz até 15 de janeiro de 2011. As obras foram escolhidas entre 612 inscritas, de várias regiões do Brasil, que inclui o artista francano Jeferson Basílio e até da Inglaterra. Há ainda uma programação paralela em oito locais da cidade. Todas as mostras têm entrada gratuita, o principal dos trabalhos está no Salão de Exposições do Paço Municipal, situado na Praça IV Centenário, s/nº, Centro, Santo André (SP), de terça a sábado, das 14h/17h e 18h/21h.

 

Atalie Expõe Pinturas Recentes no Laboratório das Artes (postado em 30 de novembro 2010)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 10 de dezembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, a mostra Janelas Brasileiras, que reúne parcela expressiva da produção recente da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves, constituída por uma inédita série de pinturas em esmalte acrílico sobre madeira e aquarelas.
A série, criada a partir de pesquisas realizadas pela própria autora em diversas cidades brasileiras, é uma retomada do ofício tradicional da pintura. O objetivo principal das pinturas é fornecer ao visitante da exposição múltiplas e diferenciadas possibilidades de leitura das janelas (aberturas para a vida cotidiana) presentes na arquitetura brasileira, pois busca articular a questão da construção da identidade cultural do país através de elementos fundamentais presentes em suas arquiteturas e no seu patrimônio edificado, fortemente influenciadas pelos aspectos regionais, pelo uso diferenciado dos materiais construtivos e pela própria diversidade cultural e da sua paisagem natural em um país de dimensões continentais.
Segundo Miguel Buzzar, professor da EESC-USP, "há nas obras de Atalie uma serenidade nas cores que, por vezes, desmancha a geometria precisa, emprestando uma sensação ambígua e inquietante de leveza e densidade. Ambas, leveza e densidade, são atributos que, certamente, podemos verificar em outros artistas, mas em Atalie a sua permanência ao longo dos anos, perpassando vários temas e técnicas distintas, aproxima suas pinturas conferindo identidade e consistência à sua produção. Há qualidades específicas em cada um dos seus quadros, mas há, sobretudo, uma comunicação entre eles, um diálogo pictórico que enriquece a noção imediata de evolução; os detalhes e elementos revigoram-se e refinam-se a cada obra".
Atalie, natural de Franca, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976) e dedica-se ao ofício de pintora e professora de artes desde então. Dentre outras atividades, foi também diretora da Pinacoteca Municipal, professora de desenho do Senai e do curso de Moda da UEMG.
Atualmente, Atalie dedica-se às atividades artísticas no movimento cultural do Laboratório das Artes, sendo ainda responsável pelas colunas Arte Urgente (a única do gênero na imprensa francana)e Fundo do Baú no jornal Comércio da Franca.

 

Serviço

Exposição: "Janelas Brasileiras" – Pinturas de Atalie Rodrigues Alves
Abertura: dia 10 de dezembro, às 20 horas
Visitação: 13 de dezembro a 28 de fevereiro de 2011
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

 

Alunos da Escola Toulouse Fazem Oficina no LAB (postado em 30 de novembro 2010)

 

Com o apoio de artistas do Lab, alunos da escola Toulouse-Lautrec, de Franca, participaram de oficina de gravura na sede no dia 23 de novembro. As crianças, sob orientação da professora Tasmânia Andrade e da coordenadora pedagógica Lygia Ferreira, puderam aprender um pouco mais sobre a arte da gravura, inclusive imprimindo suas próprias matrizes. A ação faz parte dos propósitos do Lab de formar público para as artes visuais e despertar o interesse das crianças em atividades artísticas.

Visita Toulouse-Lautrec
Visita Toulouse-Lautrec
Visita Toulouse-Lautrec

Inaugurada Exposição "Tecidos do Tempo" (postado em 21 de novembro 2010)

 

Com a presença da própria artista, foi inaugurada no dia 16 de novembro a exposição de Eny Aliperti no Laboratório das Artes, intitulada "Tecidos do Tempo". Segundo a autora, "para a realização da obra, lonas que ficam estendidas nas mesas de trabalho, em meu ateliê, onde dou aulas tanto para adultos como para crianças. Ali vão sendo depositados resíduos de tinta e vários outros materiais usados na elaboração do trabalho de cada um (adulto ou criança). Aquilo que vaza, que passa dos limites do suporte, a argila que sobra, a cola que cai e os rabiscos para testar canetas, pincéis, etc., tudo é registrado, até que sinto que se transformou em algo que chamo de "obra do acaso e do tempo", que é de todos e ao mesmo tempo de ninguém. Retiro esse tecido e dele me aproprio para  nele tecer (com uma lona que preparo), o que para mim nada mais é do que o tecido da própria vida. Para que se teça é preciso do tempo, do trabalho, do que sobra, que se corte, que se cruzem em sentidos opostos. É preciso dos outros, é preciso de mim", finaliza.
A mostra permanece em cartaz no Lab até o dia 9 de dezembro e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Visitas em grupo podem ser agendadas pelo telefone 3722-5004.

Exposição Tecidos do Tempo
Exposição Tecidos do Tempo
Exposição Tecidos do Tempo

Exposição "Tecidos do Tempo", da artista Eny Aliperti (postado em 17 de novembro 2010)

 

 

No próximo dia 16 de novembro (terça-feira), a partir das 20 horas, ocorrerá o vernissage da exposição da artista plástica de Ribeirão Preto Eny Aliperti no Laboratório das Artes, intitulada "Tecidos do Tempo". A artista ribeirão-pretana Eny Aliperti Ferreira é formada em Pedagogia na Universidade Mackenzie. Iniciou seu aprendizado em artes plásticas com Lise Forrel (pintura) e Fang (desenho e pintura), em São Paulo. No final da década de 70, já morando em Ribeirão Preto, fez cursos com Francisco Amêndola (desenho e pintura), Pedro Manuel Gismondi (pintura e história da arte). Nos anos 90 frequentou o curso de História da Arte, ministrado pelo crítico de arte Agnaldo Farias e nos anos 2000 fez pós-graduação em Arte-Terapia pelo INPG Alquimy Art em São Paulo, e especialização em História da Arte pela FAAP de Ribeirão Preto. Participou do Grupo Acasonirica, orientado pelos críticos de arte Juliana Monachesi e Gui Amado. Atualmente faz parte do Grupo Ribeirão, orientado pelo crítico e curador Josué Mattos.
Nos anos 1980, participou de coletivas nas galerias do Campus da USP, Jardim Contemporâneo, SENAC Ribeirão Preto e Itaú de Ribeirão e Uberaba. No final de 1990 e na década de 2000 participou de diversas coletivas em Ribeirão Preto, como no MARP, Projeto Corpo na USP, Universos Cromáticos na Galeria Arqluz, Galeria Adearte, Exposição Anual da FAAP, Grupo Aproa – SESC, e Exposição Coletivo Zeferinas no MARP e na Universidarte XV, na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro. Participou ainda de diversos salões e mostras de arte em Ribeirão Preto, Araraquara, Piracicaba e São Paulo.  
Eny possui ateliê em Ribeirão Preto, onde também exerce atividades de arte educação e orientação em artes visuais. A mostra permanece no Lab até o dia 9 de dezembro.

 


INICIAL ... 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 ...