LAB prepara novas mostras e atrações (postado em 31 de Agosto 2017)

 


O grupo de artistas do LAB vai fazer uma exposição de suas gravuras na sede da Escola Bauhaus em Piracicaba, no mês de Novembro próximo, é a arte francana sendo divulgada em outras regiões do país. Além dessa mostra, no próximo mês de Outubro será a vez do grupo francano Sanatorivm apresentar seus novos trabalhos, sob a coordenação do artista e arquiteto Ivo Indiano. Para o final do ano, está prevista uma exposição da artista Atalie Rodrigues Alves e a tradicional mostra anual do acervo próprio.


Compre na Loja Digital do LAB (postado em 31 de Agosto 2017)

 


A loja digital do LAB, umas das formas de financiar as atividades culturais do grupo já está no ar, com link através de www.lojalabdasartes.com.br , que pode ser acessada por todos aqueles que gostam de artes visuais e querem apoiar a sua manutenção.


Semelhanças & Diferenças, no Exposição no Laboratório das Artes (postado em 30 de Agosto 2017)

 


Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 01 de Setembro (Sexta-feira), a partir das 20 horas, a mostra Semelhanças & diferenças que reúne obras do artista Uiliam José, participante do Grupo Sanatorivm.
O Laboratório das Artes sempre se preocupou com a formação de público e dos artistas. Suas frentes de trabalho, ao longo dos anos, demonstram esta perspectiva, através da realização de oficinas e exposições que instigassem os artistas visuais a ampliarem sua visão artística, através do conhecimento de obras e técnicas as mais diferenciadas, num mundo cada vez mais dominado pelas imagens globalizadas.
O percurso profissional como professor de educação artística em tempos difíceis para este ofício faz com que carregue consigo os signos da formação, da investigação e, ao mesmo tempo, de uma linguagem própria que está em processo de construção. Segundo o arquiteto e artista plástico Ivo Indiano, coordenador do grupo Sanatorivm, "Uiliam é, antes de tudo, um artesão que, com muita habilidade, transita entre o desenho e a pintura com desenvoltura e precisão. Nos seus trabalhos há sempre adicionado o caráter do "tempo", pois percebemos que se dedicou à obra sem pressa, sem afobamento. Numa exposição geralmente se espera reconhecer "o traço" do artista, a temática do seu trabalho, mas não é o caso desta mostra.  Aqui se vê um artista em transformação na busca de uma linguagem, transitando entre o hermetismo simbólico e a fábula. Há sempre uma intenção textual, uma escolha, uma vontade nem sempre explícita. Em alguns trabalhos, próximos da ilustração, se reconhece o artista que quer simplesmente contar a história, usando todos os recursos gráficos disponíveis, mas logo em seguida vemos o signo se sobrepor à figura, em arabescos e geometrias que demonstram uma fragmentação criativa muito diversa do ilustrador. Entre essas "semelhanças e diferenças" se entrevê o artista que se arrisca e salta de um bote ao outro sem "colete salva-vidas" e nos oferece um mosaico dissonante da sua procura". 

Serviço

Exposição: Semelhanças & Diferenças - Uiliam José
Abertura: Dia 01 de Setembro, às 20 horas (Sexta-feira)
Visitação: 01 de Setembro a 28 de Setembro de 2017
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP
Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Exposição: Semelhanças e Diferenças


Artista Uiliam José vai fazer mostra no LAB em Setembro (postado em 16 de Agosto 2017)

 


Participante do grupo Sanatorivm, o artista Uiliam José está concluindo os preparativos da exposição de suas novas gravuras e pinturas no LAB em Setembro. Até lá, segue em cartaz (até 31 de Agosto, com entrada gratuita) a mostra da artista ribeirão-pretana Denise Muller intitulada "Águas Incertas", onde apresenta suas novas xilogravuras.


CineLAB apresenta "O Ilustre Cidadão" (postado em 16 de Agosto 2017)

 


Na Quinta-feira, 24 de Agosto, o CineLAB apresentará o filme "O Ilustre Cidadão", a partir das 20 horas, com entrada gratuita. O filme é uma co-produção espanhola-argentina, realizado por Gastón Duprat e Mariano Cohn, responsáveis por "El Hombre de al Lado" e "Querida Voy a Comprar Cigarrillos y Vuelvo". Tem nos papéis principais Oscar Martínez, Dady Brieva e Andrea Frigerio, que representou a Argentina na pré-seleção ao Oscar.
A trama apresenta uma história que oscila entre o drama e a comédia. Um escritor de renome, o arrogante Daniel Mantovani atingiu o momento mais alto da sua carreira ao ser agraciado com o Prêmio Nobel da Literatura. Após viver na Europa há quarenta anos, aceita um convite oficial para visitar Salas, a pequena povoação argentina que o viu nascer e que serviu de cenário a todas as suas obras. Mas, ao contrário de que seria de esperar, este cidadão ilustre vai ter algumas surpresas desagradáveis à sua espera.

CineLAB: O Ilustre Cidadão


Artistas do LAB expõem em Araraquara e São Paulo (postado em 07 de Agosto 2017)

 


O LAB vai mostrar a arte francana em duas cidades neste mês de Agosto. Participam das exposições as artistas Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Ivo Indiano, Marisi Mancini e Uiliam José, que vão realizar mostras de gravura. No dia 10 (Quinta-feira), será aberta ao público a mostra do LAB em Araraquara, a partir das 18 horas, na biblioteca central do campus da UNESP naquela cidade.
O objetivo principal da proposta na UNESP de Araraquara é fornecer ao fruidor das obras múltiplas e diferenciadas possibilidades de leitura que as mais diversas técnicas da gravura possibilitam, incluindo xilo, metal e linóleo, dando a conhecer ao público as diversas manifestações criativas da arte regional desenvolvida em Franca. A exposição será composta por 36 obras (gravuras), com a participação de quatro artistas (Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Ivo Indiano e Uiliam José).

Em são Paulo, a mostra do LAB será inaugurada no Centro Histórico e Cultural da Universidade Mackenzie em São Paulo (acessos pela Rua Maria Antônia, 307 ou Rua Itambé, 143), no próximo dia 17 de Agosto (Quinta-feira), entre 18 e 21 horas, intitulada Mulheres na Gravura do LAB, que reúne a produção recente das gravadoras Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller e Marisi Mancini, constituída por um conjunto de 24 gravuras em várias técnicas como linóleo e xilogravura. A curadoria é do prof. Dr. Norberto Stori, titular de artes no Mackenzie.

Serviço

Exposição: "Laboratório das Artes de Franca" – Gravuras de Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Ivo Indiano e Uiliam José
Abertura: dia 10 de Agosto, das 18 às 21 horas
Visitação: até 24 de Agosto de 2017
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h
Local: Biblioteca Central da UNESP de Araraquara
Endereço: Rodovia Araraquara-Jaú km 1
Entrada Franca

Exposição: "Mulheres na Gravura do LAB" - Gravuras de Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller e Marisi Mancini
Abertura: dia 17 de Agosto, das 18 às 21 horas
Visitação: até 09 de Setembro de 2017
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10h às 21h e Sábados das 10h às 16h
Local: Centro Histórico e Cultural da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Endereço: acessos pelas Ruas Maria Antônia, 307 ou Rua Itambé, 143, São Paulo (SP)
Entrada Franca

Exposição: Mackenzie


LAB abre Nova Mostra e Oficina Gratuita (postado em 31 de Julho 2017)

 


A artista ribeirão-pretana Denise Muller vai abrir a temporada de exposições no segundo semestre, com a mostra intitulada "Águas Incertas", onde vai apresentar suas novas xilogravuras, com abertura programada para o dia 4 de Agosto (Sexta-feira), a partir das 20 horas. No dia seguinte (5 de Agosto, sábado), a artista vai ministrar uma oficina gratuita para os interessados em gravura, com a criação de uma matriz coletiva, até a impressão da obra pelos participantes.


Loja Digital do LAB está funcionando (postado em 31 de Julho 2017)

 


A loja digital do LAB, umas das formas de financiar as atividades culturais do grupo já está no ar, com link através de www.lojalabdasartes.com.br , que pode ser acessada por todos aqueles que gostam de artes visuais e querem apoiar a sua manutenção. A programação do ano segue também com novos filmes do CineLAB (em Agosto, deve ser apresentado o filme argentino "Ilustre Cidadão").


Artista Wagner de Castro completaria 100 anos (postado em 31 de Julho 2017)

 


Em Julho, o pintor francano Wagner de Castro completaria 100 anos (Wagner faleceu três anos atrás). A cidade de Passos, onde o artista viveu a maior parte de sua vida, prepara uma s"rie de homenagens aquele que foi o principal pintor daquela cidade mineira, que preserva de maneira exemplar sua obra mantendo uma sala de exposições permanente com seus principais trabalhos de arte simbolista. O Laboratório das Artes de Franca, que preserva três de suas obras (uma delas feita especificamente para o acervo do LAB), se junta aos mineiros para saudar a memória de um grande pintor da região.


LAB vai lançar Loja Digital (postado em 14 de Julho 2017)

 


A partir da segunda quinzena de Julho, deve estar em funcionamento a loja digital do LAB, onde poderão ser encontradas obras de arte dos artistas que participam do movimento. Trata-se de uma iniciativa que visa angariar novos recursos para as atividades culturais gratuitas mantidas pelo Lab das Artes de Franca, que se ressentem da grave crise que afeta as atividades econômicas do país, gerando desemprego e recessão, refletindo-se na dificuldade de obter patrocinadores, parcerias e investimentos na área cultural. O Lab vai testar esta nova modalidade de financiamento para manter intacto seu compromisso com a arte e a cultura de Franca e região. Brevemente, faremos ampla divulgação da loja digital.



INICIAL 62 61 ...