Doação enriquece Acervo de Artes Visuais (postado em 16 de setembro 2011)

 

 

A doação de mais uma obra de pintura de Wagner de Castro, artista francano radicado em Passos, acaba de enriquecer ainda mais o acervo de arte moderna do Lab. A obra, intitulada "O doador", foi cedida por Felipe Salomão, com o apoio do colaborador do LAB Antenor de Oliveira. Após ser higienizada, a obra deverá compor a próxima exposição do acervo, a realizar-se no final do ano, juntando-se a trabalhos de Paulo Pereira, Salles Dounner e outros artistas francanos. Este é o segundo trabalho de Wagner pertencente ao acervo permanente.

Doação da Obra de Wagner de Castro

 

Cursos para Crianças movimentam o LAB (postado em 16 de setembro 2011)

 

 

O aumento de horários para os cursos livres de desenho, pintura e origami para crianças tornou realidade o propósito do Lab de investir na formação de público para as artes visuais modernas. As crianças participantes, tanto bolsistas quanto as que pagam os cursos, estão recebendo formação de qualidade e ampliando sua visão de mundo, indispensáveis para melhorar sua vida no futuro.

Além disso, elas podem observar com calma as exposições feitas, como a próxima que será inaugurada no sábado, dia 17 de setembro, com gravuras de Geraldo Lara.

 

"Terra Brasiliensis" de Ricardo Augusto (postado em 04 de setembro 2011)

 

 

A exposição de 28 pinturas do artista plástico francano Ricardo Augusto, constituída de paisagens brasileiras, foi apresentada entre 20 de junho e 07 de julho no Espaço Cultural Cândido Portinari, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Segundo o curador da exposição, dr. Massarani, "Ricardo Augusto nos transmite, em pleno 3° milênio, uma visão natural que o artista capta através da respiração de uma antiga realidade que transforma suas obras num profundo sentimento de amor pela natureza. Se o paisagismo do século passado é muito mais europeu, o de nossos dias está impregnado de um sentimento de brasilidade que explode através de um cromatismo envolvente. Tal é o caso desse artista que, com uma palheta sutil, uma gama de tons suaves e estendidos, ao serviço de um olhar refinado, capta o frêmito do ar e da luz e nos restitui a poesia alegre da primavera e a melancolia do outono. As paisagens de Ricardo Augusto se destacam através de dados objetivos, representados por aspectos e particularidades da natureza, de intuições palpitantes ou de acenos incisivos de figuras que aparecem aqui e acolá numa atmosfera rarefeita. A obra "A grande Árvore", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete, através de um pontilhismo enternecedor de formas e de cores, o gosto por um certo mistério aliado a uma harmonia cromática."
O acervo do Lab possui obras de Ricardo Augusto, que saiu de Franca para viver no exterior e retornou ao Brasil recentemente, fixando-se em São Paulo.

Exposição - Terra Brasiliensis

 

Novas Exposições e mais Livros para o Acervo (postado em 08 de setembro 2011)

 

 

A próxima exposição do Lab, a ser inaugurada no próximo dia 17 de setembro, após o término da exposição de cartazes do Senac, vai trazer gravuras de paisagens do artista plástico Geraldo Lara, que vive em Ribeirão Preto. Em seguida, virá o grupo Olho Latino de Campinas e em novembro vai ocupar o espaço expositivo do Lab o grupo Oka, de São Paulo. No final do ano, está prevista uma mostra das novas aquisições do acervo, que incluem obras de Marcelo Grassman e Aldemir Martins. A programação para 2012 está em andamento e deverá trazer a Franca, dentre outros, artistas de São José do Rio Preto.

Também foram incorporados ao acervo novos livros, como do Parque Nacional da Serra da Capivara, doado pela colaboradora Vanessa Maranha.

 

Inaugurada a Mostra "Um Cartaz para São Paulo - 2011" (postado em 03 de setembro 2011)

 

 

Foi inaugurada no dia 29 de agosto a mostra intitulada "Um Cartaz para São Paulo", uma parceria entre o Lab e o Senac - Franca, com a presença de alunos, professores e dirigentes do Senac. A mostra, composta por belos e instigantes cartazes celebra os 457 anos da cidade de São Paulo. A concepção da homenagem à metrópole é do designer gráfico Paulo Moretto, que divide a curadoria com Alécio Rossi, numa realização do Senac SP e do Centro Cultural Maria Antonia. A exposição fica aberta ao público até o dia 16 de setembro. Em seguida, entra em cartaz a exposição de gravuras "Paisagens 80-90", do artista Geraldo Lara.

Exposição - SENAC Exposição - SENAC Exposição - SENAC Exposição - SENAC

 

Laboratório das Artes vai Realizar mais um Passeio para Divulgar o Patrimônio Cultural de Franca (postado em 30 de agosto 2011)

 

 

O Laboratório das Artes vai promover mais um passeio para divulgar e discutir a preservação do patrimônio cultural arquitetônico de Franca, desta vez pelo bairro histórico da Estação. A atividade será realizada na manhã do dia 4 de setembro, domingo, a partir das 9:30 horas, partindo da sua sede da rua Cuba, 1099 (Jardim Consolação). Trata-se de atividade que faz parte dos objetivos do movimento cultural, fomentando a discussão sobre a preservação do patrimônio cultural local.
O passeio será conduzido pelo arquiteto e professor da UEMG Mauro Ferreira, um dos coordenadores do Lab. As inscrições (gratuitas) podem ser agendadas pelo telefone do Lab (3722-5004), de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas também no site da entidade – www.laboratoriodasartes.com.br

Além destas atividades, o Lab mantém a exposição "Um Cartaz para São Paulo", em parceria com o Senac, que fica em cartaz até o dia 16 de setembro.

 

Passeio Cultural

 

LAB traz Mostra "Um Cartaz para São Paulo - 2011" (postado em 24 de agosto 2011)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 29 de agosto (segunda-feira), a partir das 20 horas, a mostra intitulada "Um Cartaz para São Paulo", uma parceria entre o Lab e o Senac - Franca.
A exposição celebra os 457 anos da cidade de São Paulo, através do convite a artistas, arquitetos e designers gráficos para criar cartazes que mostram suas idéias, opiniões e interpretações sobre a cidade, sobre sua memória e sobre a própria presença do cartaz no ambiente urbano. A concepção da homenagem à metrópole é do designer gráfico Paulo Moretto, que divide a curadoria com Alécio Rossi, numa realização do Senac SP e do Centro Cultural Maria Antonia.
Em sua quarta edição, a mostra "Um Cartaz para São Paulo" apresenta mais uma vez as experimentações gráficas de profissionais do design criadas para instigar o grande público a respeito de questões sobre a cidade de São Paulo.
Nas duas primeiras edições da mostra, em 2008 e 2009, os temas tratados foram o da poluição visual urbana e a (in)sustentabilidade urbana, respectivamente. Para a homenagem de 2010, o tema proposto foi a diversidade cultural da metrópole, que buscou apresentar graficamente a profusão de dialetos, vestimentas, músicas, estilos arquitetônicos, origens étnicas, tribos urbanas e outros aspectos característicos da cidade. Nesta quarta edição, o desafio será refletir sobre a cidade e sua memória. Os brasileiros moradores de centros urbanos de grande e médio porte parecem ter se acostumado a processos de desenvolvimento urbano desenfreados e não planejados que levam, na sua maioria, à destruição do patrimônio histórico das cidades. A memória, enquanto patrimônio coletivo urbano, engloba não só os bens materiais, como os edifícios e os monumentos, mas também, e principalmente, os bens imateriais, como os hábitos e costumes das pessoas de um determinado lugar. Coube aos participantes pensar e criar cartazes que discutam estas e outras questões sobre o assunto, sem deixar, é claro, de homenagear a metrópole nos seus 457 anos.
Alguns dos designers e artistas convidados são: Alécio Rossi, André Poppovic, André Stolarski, Caroline Gabriel Pedro, Delfin Cesário Jr, Eduardo Foresti, Filipe Negrão, Guilherme Vieira, Gustavo Garcia, Heloisa Etelvina, Henrique Nardi, Javier Ignacio Cifre, Jimmy Leroy, Juan Lo Bianco (AR), Marcelo Pallotta, Marco Ricci (IT), Miguel Palatino, Minoru Naruto e Maria Argentina Bibas, Mônica Schoenacker, Paulo Moretto, Paulo Von Poser, Ricardo Ohtake, Sandra Tucci e Zansky.
Os cartazes são cópias únicas impressas em papel fotográfico no formato 60 x 90 cm.
O projeto "Um Cartaz para São Paulo" chegou a sua quarta edição propondo aos designers o desafio de refletir sobre "A cidade e sua Memória". Os cartazes apresentados abordam o tema de forma subjetiva, mas ao mesmo tempo, contundente.
Os brasileiros, moradores de grandes centros urbanos, e mesmo os de médio porte, parecem ter se acostumado a processos de desenvolvimento urbano desenfreados e não planejados que levam, na sua maioria, à destruição do patrimônio histórico de várias cidades.
A memória, enquanto patrimônio coletivo urbano, engloba não só os bens materiais, como os edifícios e os monumentos, mas também, e principalmente, os bens imateriais, como os hábitos e costumes das pessoas de um determinado lugar.
Para a itinerância do projeto, o projeto propôs, como atividade paralela à exposição, uma palestra sobre design de cartazes (no Senac, no dia 1 de setembro às 19 horas), além de uma caminhada fotográfica que convidará os participantes a registrar e refletir sobre o patrimônio histórico de suas cidades. A caminhada será realizada pelo centro da cidade no dia 1 de setembro partindo do Senac às 13h30, buscando registrar edificações e espaços públicos importantes historicamente, bem como atividades e hábitos característicos do lugar. Depois de uma breve reunião de definição de itinerário, a caminhada deverá durar cerca de 2,5 horas, após as quais será feita uma discussão sobre patrimônio histórico, com avaliação dos resultados e seleção das imagens mais significativas.

Exposição - SENAC

 

Santander doa Livro de Arte Urbana para a Biblioteca do LAB (postado em 24 de agosto 2011)

 

 

O Banco Santander, através do apoio e empenho pessoal da gerente Alessandra Mara da agência da avenida Presidente Vargas, doou à biblioteca do Lab o livro TRANSFER, cuja temática é a arte urbana e contemporânea. O livro apresenta um olhar diferente sobre o movimento de arte urbana, suas diversidades de linguagens, múltiplas expressões e interferências, que desde os anos 1980 se multiplicam em fanzines, intervenções artísticas, de skate e comportamento.
Outro livro importante que acaba de ser obtido junto à Caixa Cultural, através da colaboradora do Lab Raquel Benedetti, é RUBEM GRILO XILOGRÁFICO, um rico catálogo da mostra que o artista está realizando nas unidades da Caixa Cultural, focada em sua produção mais recente, que inclui 169 xilogravuras.

Os livros já estão disponíveis e podem ser consultados mediante agendamento.

 

Exposição de Gravuras e Colagens segue em Cartaz (postado em 09 de agosto 2011)

 

 

A mostra Percursos e Rupturas, uma exposição de gravuras e colagens do artista plástico Jeferson Basílio, foi inaugurada na sexta-feira, dia 5 de agosto, com boa presença de público e segue em cartaz até o dia 26 deste mês. Visitas monitoradas de escolas podem ser agendadas pelo telefone 3722-5004.

Exposição Exposição Exposição

 

Passeio pela História de Franca vai ter Sequência (postado em 09 de agosto 2011)

 

 

Atendendo pedidos dos participantes do passeio realizado no domingo (7 de agosto), o Laboratório das Artes vai realizar os estudos pertinentes e deve promover mais um passeio ainda neste ano para divulgar e discutir a preservação do patrimônio cultural arquitetônico de Franca, provavelmente pelo bairro da Estação. Partindo da sua sede da rua Cuba, o passeio deste domingo foi conduzido pelo arquiteto e professor da UEMG Mauro Ferreira, um dos coordenadores do Lab. Na oportunidade, os participantes puderam assistir uma pequena palestra ilustrada com fotos antigas da cidade e depois comparar com a situação atual das edificações, de descaso e abandono do patrimônio tombado pela prefeitura municipal.

 

Passeio Cultural Passeio Cultural Passeio Cultural

 


INICIAL ... 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 ...