Prossegue a exposição ArTear (postado em 28 de março 2012)

 

 

A exposição da artista plástica Atalie Rodrigues Alves, que reúne os trabalhos de sua nova série em aquarelas e látex sobre madeira, realizada a partir de pesquisas sobre os teares manuais da região fica em cartaz na sede do Lab até o dia 12 de abril de 2011, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h. A mostra será substituída pela exposição Kama Surta, de Renato Andrade, cujo material de divulgação virá com a logomarca criada pelo designer Pablo Rodrigues Alves em comemoração aos 30 anos do Laboratório das Artes de Franca.

Laboratório das Artes - 30 ANOS

 

Instituto Figueiredo Ferraz (postado em 26 de março 2012)

 

 

Diretores do Lab foram conhecer em Ribeirão Preto um dos mais novos espaços culturais privados do interior, o Instituto Figueiredo Ferraz. Concebido para abrigar à coleção Dulce e João Carlos Figueiredo Ferraz, a instituição tem como objetivo a difusão de arte e cultura, com vocação para as artes plásticas contemporâneas. Localizada numa zona de transição entre bairros de classe média alta e o comércio da cidade (rua Maestro Stábile, 200, Alto da Boa Vista), nas proximidades do Shopping Ribeirão, o local pede uma visita demorada e atenta, tal a quantidade de obras e de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, como Beatriz Milhazes, Mira Schendel, José Roberto Aguillar e Baravelli. A curadoria da mostra inicial é do crítico de arte Agnaldo Farias.
O Lab foi recebido pelo diretor do Instituto, Bibi Junqueira, que pretende retribuir a visita conhecendo o Laboratório das Artes em Franca. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.institutofigueiredoferraz.com.br.

Instituto Figueiredo Ferraz

 

Começam estudos para parceria com SENAC (postado em 26 de março 2012)

 

 

O Lab iniciou discussões com o curso de turismo do Senac Franca visando desenvolver um projeto em parceria para divulgar as artes visuais de Franca como elemento turístico. Baseado em experiência similar realizada em Piracicaba, o projeto Rota das Artes Visuais tem como objetivo tornar visível a produção de artes plásticas da cidade. Em 2011, o Lab das Artes produziu um pequeno folder para distribuir nos lobbys dos hotéis da cidade, demonstrando que são possíveis ações para ampliar as visitações aos produtores de artes plásticas e ao incremento da economia criativa na cidade.
Abre-se uma possibilidade para, através de uma visitação monitorada aos ateliês e instituições de artes visuais, tornar visíveis as diferenciadas produções artísticas locais e dinamizar o turismo cultural na cidade.

 

Estudantes de Arquitetura da Unifran visitam Lab (postado em 14 de março 2012)

 

 

Como atividade complementar ao curso de arquitetura, a professora Linda Saturi esteve com seus alunos do curso de arquitetura e urbanismo da UNIFRAN visitando o Lab, onde participaram de palestra feita pelo arquiteto Mauro Ferreira. Na oportunidade, puderam ver também a mostra ArTear, da artista plástica Atalie Rodrigues Alves, que reúne os trabalhos de sua nova série em aquarelas e látex sobre madeira. A mostra fica em cartaz até o dia 12 de abril de 2011, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Alunos UNIFRAN Alunos UNIFRAN Alunos UNIFRAN

 

Inauguração da Exposição ArTear (postado em 07 de março 2012)

 

 

A temporada 2012 de exposições do Lab começa no sábado, 10 de março, a partir das 20 horas, com o vernissage da mostra ArTear, da artista plástica Atalie Rodrigues Alves, que reúne os trabalhos de sua nova série em aquarelas e látex sobre madeira, realizada a partir de pesquisas sobre os teares manuais da região.
Atividade milenar e universal, trançar e tecer fios é um fazer existente em todas as culturas do planeta. Com fios e fibras, a humanidade criou objetos de uso pessoal e coletivo indispensáveis ao seu cotidiano. Nesta lista, incluem-se as roupas, para o corpo ou para cama e mesa. Apesar da maciça industrialização presente na produção de objetos nos modos de vida modernos, nem mesmo a cultura de massas e a pasteurização acabaram com a tradição e com o artesanato, cuja originalidade expressa a cultura do local onde é feito.
No Brasil, o tear chegou a ser um instrumento proibido pela rainha Dona Maria I, a Louca que, pressionada pelo governo britânico que exportava seus tecidos para o Brasil, mandou destruir todos os teares brasileiros. A revogação deste ato só veio em 1808, quando D. João VI veio para o Brasil com a família real portuguesa.
A artista, ao conhecer Carmo do Rio Claro (MG) e seu artesanato em tear, entusiasmou-se pela temática e iniciou suas pesquisas artísticas verificando o que ainda é feito na região de Franca, tão influenciada pelas Minas Gerais, inclusive em Cássia e na própria Carmo do Rio Claro, cidade onde floresceu intensa atividade artesanal com teares e que se tornou um pólo do turismo regional.
Com seu olhar acurado, reproduziu em dimensões apropriadas e com intenso colorido a atividade milenar de fiandeiras em seus bucólicos e velhos teares manuais, numa releitura da produção do artesanato regional com nítidas influências e traços da pop-art. Atalie, em suas andanças pelo país, em especial pelo nordeste, sempre visitou e se interessou pelos locais onde o artesanato de fibras e tramas fiadas se destacavam. O Museu do Artesanato de João Pessoa, projeto da designer Janete Costa, deu-lhe também outra dimensão da riqueza do artesanato brasileiro com fios, incluindo bilros e rendas, confirmando seu interesse pelo tema.
É o uso intensivo das cores tropicais que diferenciam seus trabalhos recentes, notadamente aqueles em látex sobre madeira. As composições entrecortadas por rendilhados e espaços demarcados por geometrias complexas, os efeitos visuais de op-art obtidos com o uso de máscaras e carimbos denotam o esforço da artista em produzir uma renovada interpretação gráfica sobre uma atividade tão antiga e presente nas culturas mais remotas. A mostra fica em cartaz até o dia 12 de abril de 2011, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

 

Acervo do Laboratório das Artes vai ter Mostra na Reitoria da UNESP e no campus de Bauru (postado em 07 de março 2012)

 

 

Revelando a crescente importância do Laboratório das Artes no cenário regional das artes visuais modernas do interior, foi confirmada para junho a mostra do acervo do Lab na Reitoria da UNESP em São Paulo e, posteriormente, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações do campus de Bauru.
A mostra decorre da articulação surgida para um intercâmbio entre o movimento cultural de Franca e aquela instituição universitária após a visita ao Lab do vice-diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações da UNESP de Bauru, o arquiteto Nilson Ghirardello, juntamente com o crítico de arte Oscar D Ambrósio, que é assessor da Reitoria da UNESP. O curador da mostra, o próprio Oscar D Ambrósio, vai privilegiar trabalhos em preto e branco e sobre papel, incluindo obras de artistas de Franca como Salles Dounner e Ricardo Augusto e alguns de renome nacional, como Renina Katz.
É a primeira vez que o acervo do Lab vai circular em outras cidades, demonstrando o dinamismo e o vigor das artes visuais modernas de Franca e região.

 

Curso de Desenho em parceria com Pró-Criança começou (postado em 07 de março 2012)

 

 

A parceria entre o Lab e o Instituto Pró-Criança, iniciativa do empresariado local para combater o trabalho infantil, começou de fato. O curso de desenho com ênfase nos mangás será fornecido gratuitamente pelo Lab até o final do ano.

Alunos Pró-Criança Alunos Pró-Criança Alunos Pró-Criança

 

 

Mais uma Pintura incorporada ao Acervo Permanente (postado em 04 de março 2012)

 

 

Doada pelo colaborador Carlos Derruci, mais uma obra de arte foi incorporada ao acervo permanente do museu de artes visuais do movimento cultural do Lab. Trata-se de uma pintura a óleo sobre Eucatex feita pelo artista Rodolfo Chiaverini Neto. Ela complementa o acervo do museu, já que se trata de uma obra efetuada em período bastante distinto daquelas do artista que já estavam catalogadas e mostra a crescente confiança de setores da cidade na capacidade do Lab em preservar e divulgar a arte moderna de Franca e região.

 

Vão começar os Cursos de Desenho e Pintura (postado em 25 de fevereiro 2012)

 

 

A partir de 5 de março, serão iniciados os cursos de desenho e pintura do Lab. Dentre as atividades do ano, destaca-se o curso para formação dos estudantes interessados em ter acesso às universidades públicas que realizam provas de conhecimento específico em desenho e plástica, como as carreiras de arquitetura, artes e design. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3722-5004.

 

Exposição PREMIAÇÃO IAB/SP (postado em 25 de fevereiro 2012)

 

 

O Instituto de Arquitetos do Brasil, seção de Franca comunicou que está confirmada a realização de uma exposição de arquitetura no Lab, em julho. Ao mesmo tempo, o IAB vai promover palestra e exposição na Unifran. O tema da palestra será a Biblioteca Municipal Mário de Andrade - Plano Integrado de restauro e modernização, com o autor do projeto, arquiteto José Armênio de Brito Cruz. A abertura da exposição e a palestra ocorrerão na Unifran, no dia 05 de março (segunda-feira), a partir das 20 h, no Anfiteatro da Odontologia da Unifran. A exposição da premiação anual do IAB-SP, no bloco verde, fica até o dia 30 de março.

 


INICIAL ... 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 ...