Nômade, Nova Exposição de Rodrigo Machado em SP (postado em 03 de novembro 2011)

 

 

Rodrigo Machado é artista plástico formado pela FAAP e desenvolve projetos em várias linguagens artísticas. Sua pesquisa visa a mixagem entre tecnologia e sustentabilidade e recentemente expôs no Laboratório das Artes de Franca.
A exposição NÔMADE é característica deste artista plástico, que o diferencia da maioria. Seu espaço de trabalho está dentro de sua cabeça e qualquer lugar pode ser usado para materializar suas criações. Seja em seu próprio ateliê ou na rua, Rodrigo Machado está sempre pronto a usar o que está ao alcance da mão para criar seus trabalhos vigorosos e ao mesmo tempo cativantes.
Nesta exposição na Galeria QAZ, em São Paulo, Rodrigo traz seu ateliê para dentro do espaço expositivo e a mostra vai sendo construída enquanto o período pré-determinado para seu término se esgota. Assim, o visitante poderá frequentar a exposição várias vezes e a cada visita vai topar com um ambiente diferente do anterior. O artista vai receber os visitantes e trocar ideias e experiências, mostrando como é seu processo criativo. Veja mais em http://www.qazstreetart.com, http://www.facebook.com/qazstreetart

 

Arte ao alcance de todos (postado em 29 de outubro 2011)

 

 

O portal ERA Virtual - Museus (www.era-virtual.org) é uma forma de ter acesso a diversos museus brasileiros, como a Casa de Guimarães Rosa, Casa Guignard, Museu de Artes e Ofícios, Casa de Cora Coralina e Casa Fiat de Cultura, dentre outros. Segundo seus criadores e gestores do Empório de Relacionamentos Artísticos, a visita virtual a exposições temporárias e permanentes de museus brasileiras permite a democratização do acesso, de qualquer lugar do planeta.

A visita, em imagens 360°, é guiada por áudio (em várias línguas) e setas indicam a direção a seguir, como se o internauta estivesse mesmo percorrendo os corredores e salas do museu. Segundo o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, 80% dos municípios do país não possuem espaços de memória ou galerias de arte. Por outro lado, 74 milhões de brasileiros têm acesso à internet e o novo Plano de Banda Larga do país deve ampliar significativamente este número, permitindo conhecer museus e acervos sem precisar viajar através de projetos como este.fonte: Minas Faz Ciência)

.

 

LAB trás exposição do Museu Olho Latino de Gravuras Japonesas (postado em 26 de outubro 2011)

 

 

A partir do dia 18 de outubro, abre para o público uma nova exposição na sede do Lab, com gravuras japonesas do Museu Olho Latino, de Atibaia. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans, também artista e professor de artes visuais na PUC de Campinas, que possui obra no acervo permanente do Lab. Em seguida, haverá a exposição do coletivo de artistas Oka, de São Paulo e encerrando a temporada 2011, haverá uma mostra do acervo permanente, com novas aquisições.

 

Luisa Libardi na TV (postado em 24 de outubro 2011)

 

 

O ateliê da artista plástica Luisa Libardi, que possui obra no acervo permanente do Lab, foi visitado pela TV da Unimep. A exibição inédita na TV Unimep, pelo Canal 13 da Net Piracicaba, será nesta quinta-feira, 20 de outubro,às 19h. Outros dois reprises estão programados: sexta-feira (21), às 13h, e segunda-feira (24), às 22h30.

O programa - com Lúcia Portella e Eduardo Borges de Araújo - ficará disponível no YouTube e também no blog (www.dandonota.wordpress.com). A apresentação é de Rodrigo Alves, a edição de Fábio Mendes e Robet Capreci.

 

Olho Latino expõe gravuras no Laboratório das Artes (postado em 19 de outubro 2011)

 

 

O Laboratório das Artes apresenta de 18 de outubro a 03 de novembro a mostra Gravuras do Japão do acervo do Museu Olho Latino.
O acervo Olho Latino é uma das principais coleções da arte da gravura da América Latina na área da gravura internacional. É formada com mais de 1000 obras de artistas de vários países. Para a mostra no Laboratório, o curador do acervo Olho Latino, Paulo Cheida Sans, escolheu 18 obras de 12 artistas japoneses, datadas da década de 80. O curador explica que essas gravuras foram doadas para ele quando os artistas eram jovens e que hoje, são gravadores de renome e que conquistaram importantes prêmios e participações em Bienais do gênero. Todos são artistas veteranos com currículos expressivos.
Um dos destaques da mostra é a artista Michiko Hoshino que recebeu o Grande Prêmio de Gravura Yamaguchi, no Japão, em 2009. Recentemente foi publicado um livro sobre suas gravuras pela editora japonesa ABE Publishing.
O Museu Olho Latino nasceu em 2001 com a doação de gravuras da coleção particular do casal de artistas, Celina Carvalho e Paulo Cheida Sans. Há anos, exibe o seu acervo de modo parcial em exposições itinerantes, como a "Xilo Internacional", realizadas pelo Conjunto Cultural da Caixa em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Realiza também a "Bienal Nacional de Gravura", a "Grabados & Gravuras - Bienal Latino-Americana de Gravura" e a "Bienal do Esquisito", entre outras mostras. A sede de exposições do Museu é na Estância de Atibaia, SP, numa parceria com a Prefeitura desta cidade, iniciada em 2006.
Participam da mostra os seguintes artistas: Chieko Kaneko, Isao Shiratori, Hideaki Shimada, Hiroyumi Nozawa, Makoto Fukawa, Michiko Hoshino, Michiharu Okamoto, Miyayama Hiroaki, Takemi Azumaya, Tomoko Nishida, Yasuhiro Sobajima e Yuko Ichikawa.

Serviço

Exposição: "Gravuras do Japão " – Gravuras do Museu Olho Latino
Curadoria: Prof. Dr. Paulo de Tarso Cheida Sans
Expositores: Chieko Kaneko, Isao Shiratori, Hideaki Shimada, Hiroyumi Nozawa, Makoto Fukawa, Michiko Hoshino, Michiharu Okamoto, Miyayama Hiroaki, Takemi Azumaya, Tomoko Nishida, Yasuhiro Sobajima e Yuko Ichikawa.
Visitação: 18 de outubro a 03 de novembro de 2011.
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas

 

Exposição ao Olho Latino

 

Grupo Oka (postado em 19 de outubro 2011)

 

 

Em novembro, com a curadoria de Oscar D·Ambrosio (doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp), o grupo paulistano Oka vai apresentar a mostra Florestas no Laboratório das Artes. O Oka tem intensa atividade, especialmente na capital paulistana e região metropolitana. O grupo é composto por pintores e desenhistas, dentre os quais se incluem o professor da Faculdade de Belas Artes Eiji Yajima, Auro Okamura, Eduardo Schamó, Fátima Lourenço, Marinês Takano, M. Clarice Sarraf, Marli Takeda, Matiko Sakai, San Bertini, Sheila Oliveira, Shizue e VPadin.

Segundo D·Ambrosio, "esta exposição toma como mote o papel das pessoas na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas. Afinal, elas, abrigam água potável, fornecem abrigo e habitat para uma diversidade biológica que é fonte de alimentos e medicamentos. O desafio dos artistas é alertar, com recursos plásticos e visuais, que a exploração florestal, sem o devido manejo dos recursos naturais, provoca impactos negativos, como perda de biodiversidade, mudanças climáticas e extinção de meios de subsistência dos povos das florestas."

 

Museu Olho Latino é Instituição Brasileira escolhida para receber Doação de Obras em Memória da Artista Japonesa Hiroko Okamoto (postado em 16 de outubro 2011)

 

 

O Museu Olho Latino é a única instituição brasileira a receber obras da artista como doação da Associação Hiroko Okamoto, sediada em Paris, que tem escolhido museus e instituições em vários países para preservar a memória da artista.
As obras doadas compõem a mostra "Sofá, Trama e Natureza", formada por 14 gravuras em metal da artista japonesa Hiroko Okamoto. Esta exposição está inserida na série de eventos em comemoração aos 10 anos do Museu Olho Latino e está aberta ao público de 14 de outubro a 10 de novembro na sede expositiva do Museu em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans. A partir do dia 18 de novembro, também o LAB vai receber uma exposição de gravuras japonesas do Museu Olho Latino.

 

Exposição ao Olho Latino

 

Museu Olho Latino vai expor Gravura Japonesa no Lab (postado em 11 de outubro 2011)

 

 

A partir do dia 18 de outubro, abre para o público uma nova exposição na sede do Lab, com gravuras japonesas do Museu Olho Latino, de Atibaia. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans, também artista e professor de artes visuais na PUC de Campinas, que possui obra no acervo permanente do Lab. Em seguida, haverá a exposição do coletivo de artistas Oka, de São Paulo e encerrando a temporada 2011, haverá uma mostra do acervo permanente, com novas aquisições.

 

Visita ao MADA em Uberaba (postado em 04 de outubro 2011)

 

 

Dirigentes do Lab estiveram na última segunda-feira, 3 de outubro, visitando o Museu de Artes Decorativas de Uberaba (MADA), onde foram recebidos pelos artistas Paulo Miranda (que possui obra no acervo permanente do LAB) e Rosalina, funcionários do Museu. Mantido pela prefeitura daquela cidade, o MADA promove exposições, como a que estava finalizando, intitulada "Colecionadores", com uma proposta diferente, a de mostrar acervos particulares de colecionadores de arte.

Localizado em meio a um amplo e arborizado terreno, o MADA está instalado numa casa tombada pelo patrimônio histórico local, um chalé construído em 1916, com salas amplas para exposições e outras atividades culturais. Vale a pena conhecer.

 

MADA - UBERABA MADA - UBERABA

 

Lab faz Passeio pelo Patrimônio Cultural da Cidade Nova (postado em 22 de setembro 2011)

 

 

No domingo, 2 de outubro, realizou-se mais um Passeio pelo Patrimônio Cultural da cidade, desta vez pelo bairro da Cidade Nova. Após uma apresentação visual, o grupo pode ver ao vivo, enquanto caminhava, detalhes, comentar e fotografar o estado de importantes edificações da cidade localizadas na região, como o Hospital Allan Kardec, o antigo cine Avenida, o estádio do Palmeirinhas, que é tombado como patrimônio histórico e muitos outros. É o quarto passeio do gênero realizado pelo Lab, que com isso cumpre um dos seus propósitos, que é fomentar a educação patrimonial e cultural de Franca.

 

Palmeirinhas E. Pestalozzi E. Caetano Petraglia Av. Presidente Vargas Teatro Judas Escariotes

 


INICIAL ... 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 ...