Laboratório das Artes vai realizar Passeio para Divulgar o Patrimônio Cultural de Franca (postado em 21 de abril 2012)

 

 

O Laboratório das Artes vai promover mais um passeio para divulgar e discutir a preservação do patrimônio cultural arquitetônico de Franca, desta vez com ênfase na sua História Urbana. A atividade será realizada na manhã do próximo dia 20 de maio, domingo, a partir das 9:30 horas, partindo da sua sede da rua Cuba, 1099 (Jardim Consolação). Trata-se de atividade que faz parte dos objetivos do movimento cultural, fomentando a discussão sobre a preservação do patrimônio cultural local, inserida na programação da X Semana Nacional dos Museus.
O passeio será conduzido pelo arquiteto e pesquisador da UNESP Mauro Ferreira, um dos coordenadores do Lab. As inscrições (gratuitas) podem ser agendadas pelo telefone do Lab (3722-5004), de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas.

 

LAB Promove Oficinas Gratuitas na Semana dos Museus (postado em 21 de abril 2012)

 

 

Em comemoração à X Semana dos Museus, o Lab vai oferecer em sua sede oficinas gratuitas sobre a preservação do Patrimônio Cultural em Franca, nos dias 16 de maio (às 19:30h) e 18 (às 10h da manhã). A atividade é aberta à comunidade e estará a cargo do arquiteto Mauro Ferreira, que é bolsista da FAPESP e pesquisador do LabDES - Laboratório de Estudos Sociais do Desenvolvimento e Sustentabilidade da UNESP-Franca. Mauro tem várias pesquisas e livros sobre o tema e foi presidente do Condephat-Franca entre 2001 e 2002. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone 3722-5004.
A Semana dos Museus é o maior evento no âmbito mundial, ação desenvolvida pelo Instituto Brasileiro dos Museus – IBRAM, organismo do governo federal vinculado ao Ministério da Cultura e realizado em parceria com museus de todo o país em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio.

 

Estudantes de Arte visitam LAB (postado em 21 de abril 2012)

 

 

Sob a coordenação do professor e artista plástico Geraldo Lara, um grupo de estudantes universitários de educação artística visitou nesta semana a mostra em cartaz no Lab, intitulada Kama Surta, de Renato Andrade. Durante a visita monitorada, além de apreciar e discutir as obras e influências artísticas do trabalho de Renato, os visitantes viram também uma mostra multimídia retrospectiva da obra de Atalie Rodrigues Alves. Os estudantes puderam ainda ter contato com os livros da biblioteca de arte do Lab, que pode ser consultada mediante agendamento.

 

Silhuetas, a próxima Exposição no Laboratório das Artes (postado em 21 de abril 2012)

 

 

A artista plástica Cristiana de Freitas, de São José do Rio Preto, será a responsável pela próxima exposição no Lab, a partir de 13 de maio. Segundo o professor Luiz Antônio Garcia Diniz, as silhuetas de Cristiana, "tal como a esfinge mitológica, ao invés de revelar, elas nos sugerem algo. No jogo de luz e sombras, as silhuetas sempre foram contornos: cabe a nós preenchê-los com nossas fantasias e desejos, projetando, nas suas formas imagens de pessoas próximas, amadas ou desconhecidas, extraídas dos mais escondidos recônditos de nossa alma." Os preparativos para a mostra estão em andamento.
Enquanto isso, prossegue a exposição "Kama Surta", de Renato Andrade, que segue em cartaz até o dia 10 de maio. A mostra pode ser visitada de segunda à sexta, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Horários diferentes podem ser agendados pelo telefone 3722-5004.

 

Roberto Engler apoia ações do Laboratório das Artes (postado em 15 de abril 2012)

 

 

O gabinete do deputado paulista Roberto Engler, em apoio às ações culturais do Laboratório das Artes, entregou nesta semana um conjunto de livros de arte editados pela Imprensa Oficial que ficarão à disposição do público interessado em artes visuais na biblioteca do Lab.
Dentre os volumes obtidos pela ação do deputado Engler, encontram-se os livros Arte Brasileira na Pinacoteca, Museu da Solidariedade Salvador Allende e exemplares que tratam das obras dos artistas plásticos Cláudio Tozzi, Rubens Ianelli, Emílio Goeldi, Lasar Segall, Iberê Camargo e de Marcelo Grassmann e Gilberto Salvador, estes dois últimos com obras no acervo do museu de arte do Lab. A coordenação do Lab agradece a disposição do deputado em apoiar as atividades culturais do Laboratório das Artes.

 

Inaugurada Exposição "Kama Surta" (postado em 15 de abril 2012)

 

 

Com a presença do artista Renato Andrade foi aberta ao público na noite de sexta-feira, 13, a exposição Kama Surta,que ficará em cartaz no Lab até o dia 10 de maio. Francano radicado em Ribeirão Preto, esta é a primeira vez que Renato expõe em sua cidade natal. A mostra é composta por pinturas a látex sobre tela e objetos, uma marca registrada do autor, que possui múltiplas formas de expressão, incluindo o grafitti e o desenho de humor.
Sua inquietude, imaginação e disposição para o trabalho o levaram a circular e atuar em diversos campos artísticos, incluindo o desenho, a pintura, o humor, o objeto, a programação visual e as artes gráficas. Já fez capas e ilustrou vários livros, realizou mais de uma dezena de exposições individuais em galerias da região e em São Paulo, é instrutor de oficinas e atividades culturais no SESC-Ribeirão Preto e ainda encontra tempo para interagir diariamente nas redes sociais. Renato Andrade, além de sua borbulhante e feérica produção, é um artista com preocupações sociais, crítico ferino e mordaz da cena política e social da região, retratando com humor certeiro as transformações da vida neste início do século XX.

Exposição - Kama Surta Exposição - Kama Surta

 

Arte e Humor, o "Kama Surta" de Renato Andrade no Laboratório das Artes (postado em 06 de abril 2012)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 13 de abril (sexta-feira), a partir das 20 horas, a mostra "Kama Surta" de pinturas do artista plástico, chargista, desenhista e multifacetado produtor cultural Renato Andrade que reúne um conjunto expressivo do trabalho deste francano radicado em Ribeirão Preto, principalmente pinturas a látex sobre tela.
Vieira é natural de Franca (1964). Seu pai foi transferido da repartição pública onde trabalhava para Ribeirão Preto no final dos anos 60, onde Renato vive até hoje. Aos 17 anos, iniciou seu trabalho junto à imprensa ribeirão-pretana como desenhista do jornal Diário. Em seguida, começou a participar de mostras coletivas de desenho de humor e de arte, assim como em concursos, sendo premiado na categoria charge pelo Pasquim (1990) e pela Folha Nordeste (1991).
Sua inquietude, imaginação e disposição para o trabalho o levaram a circular e atuar em diversos campos artísticos, incluindo o desenho, a pintura, o humor, o objeto, a programação visual e as artes gráficas. Já fez capas e ilustrou vários livros, realizou mais de uma dezena de exposições individuais em galerias da região e em São Paulo, é instrutor de oficinas e atividades culturais no SESC-Ribeirão Preto e ainda encontra tempo para interagir diariamente nas redes sociais. Renato Andrade, além de sua borbulhante e feérica produção, é um artista com preocupações sociais, crítico ferino e mordaz da cena política e social da região, retratando com humor certeiro as transformações da vida neste início do século XX.
Dentre os objetivos da exposição está incluída a disposição do Lab de apresentar trabalhos de qualidade, como forma de ampliar o público de artes visuais modernas em Franca.

Exposição: "Kama Surta",  pinturas de Renato Andrade
Abertura: dia 13 de abril, às 20 horas
Visitação: 13 de abril a 10 de maio de 2012
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca
Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Kama Surta

 

ArTear (postado em 06 de abril 2012)

 

 

Os alunos de Turismo visitaram a mostra ArTear, de Atalie, e ouviram atentamente as explicações de um dos artesãos presentes, o francano Wagner Franco, que fez uma demonstração no tear de liço montado na sala de exposição do Lab. Depois assistiram uma exibição de imagens de outras fases da artista plástica e educadora, onde ela explorou a temática dos trabalhadores de diversas categorias, da série das Janelas e das Estações Ferroviárias.

Wagner Franco Wagner Franco e Alunos SENAC

 

Lançado o projeto Rota das Artes (postado em 06 de abril 2012)

 

 

Com a presença de estudantes e professores do curso de turismo do SENAC-Franca, incluindo a coordenadora do curso Dadá Símaro e dirigentes do Lab, foi lançado na noite de ontem o projeto Rota das Artes, uma parceria entre as duas instituições. O projeto prevê um mapeamento de todos os ateliês de artistas visuais da cidade de Franca, com a finalidade de criar um roteiro e um folder que será distribuído em hotéis e locais de interesse turístico da cidade.
Além disso, o projeto prevê ainda a circulação de público para conhecer alguns destes locais e divulgar a sua existência, incrementando o turismo e a economia criativa local. A previsão é que o projeto seja concluído até o final deste ano.

Visita SENAC Visita SENAC

 

Ainda restam Vagas nos Cursos de Desenho e Pintura (postado em 03 de abril 2012)

 

 

Os cursos de desenho e pintura do Laboratório das Artes ainda possuem vagas para terças e quintas-feiras. Dentre as atividades dos cursos deste ano, além das técnicas de aquarela e tinta acrílica, destaca-se a orientação específica dos estudantes interessados em ter acesso às universidades públicas que realizam provas de conhecimento em desenho e plástica, como as carreiras de arquitetura, artes e design. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3722-5004.

 


INICIAL 40 39 38 37 36 35 34 33 32 31 ...