Laboratório das Artes vai realizar Oficina e Caminhada sobre Patrimônio Cultural durante 11° Semana Nacional dos Museus (postado em 16 de maio 2013)

 

 

O Laboratório das Artes, Movimento Cultural sem finalidades lucrativas, vai oferecer oficina gratuita sobre a preservação do patrimônio cultural arquitetônico. As atividades serão realizadas no dia 16 de Maio (quinta-feira à partir das 9 horas) na sua sede da rua Cuba, 1099 (Jardim Consolação). Após a oficina, será realizada a partir das 9:30 h, uma caminhada pelo Centro Histórico de Franca, para conhecer a situação dos bens tombados da cidade. Todas as atividades fazem parte da programação oficial da 11° Semana Nacional dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de Maio). Nesse ano, a sua 11ª edição ocorrerá entre os dias 13 e 19 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno do tema Museus em um Mundo em Transformação - novos desafios, novas inspirações.
O Laboratório das Artes, com estas atividades, está convidando a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre Museus (memória + criatividade) = mudança social.
As atividades serão coordenadas por Mauro Ferreira, arquiteto e pesquisador do LabDES da UNESP-Franca, um dos coordenadores do Lab, com experiência no ensino e pesquisa em arquitetura. As inscrições (vagas limitadas) devem ser agendadas pelo telefone do LAB (3722-5004), de Segunda a Quarta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas também no Site da entidade - www.laboratoriodasartes.com.br

Semana Nacional dos Museus

Próximas atividades no LAB (postado em 06 de abril 2013)

 

 

No dia 16 de maio, às 10 horas da manhã, dentro das comemorações da XI Semana Nacional dos Museus, uma ação do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, vai acontecer uma palestra e um passeio pelo centro histórico da cidade, para divulgar e discutir o patrimônio arquitetônico de Franca. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade interessada no tema. Além disso, está programada a próxima exposição, que vai ser aberta no dia 25 de maio com obras da artista Thaís de Freitas, de São José do Rio Preto. Até o dia 23 permanece em cartaz e aberta à visitação do público a mostra Nós no Traço, com gravuras de sete artistas ligados ao Laboratório.


Oficina de xilogravura a cor (postado em 23 de abril 2013)

 

 

No próximo Sábado, vai acontecer a última oficina de xilogravura, dentro da programação do SP Estampa 2013. Ainda restam algumas vagas para a oficina da artista paulistana Marisi Mancini, que vai trazer a técnica de xilogravura a cores. As atividades realizadas em prol da divulgação da gravura até aqui foram um sucesso, inseridas no projeto de participação do LAB no SP Estampa 2013, que inclui também a mostra Nós no Traço, com gravuras de sete artistas e que prossegue durante o mês de Maio.

Oficinas LAB


Visita do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP-São Carlos pode virar parceria e IAB-Franca prepara Exposição (postado em 23 de abril 2013)

 

 

Realizada na última Sexta-feira, a visita de professores e pesquisadores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos para conhecer o LAB, pode virar uma parceria entre ambos, pois há boa-vontade de ambas partes, o mais importante. A visita foi liderada pelo professor João Marcos Lopes, coordenador de cultura e extensão do IAU, do seu vice Ruy Sardinha Lopes e do professor Fábio Souza, também artista. Os visitantes foram recebidos por Mauro Ferreira, Atalie Rodrigues Alves e Gerson Oliveira. Outra atividade ligada à arquitetura realizada pelo Lab vai ser a premiação anual do IAB-SP, prevista para Julho. O diretor da seção francana do IAB, arquiteto Cláudio Barbosa, já realizou as tratativas com o IAB-SP para trazer a exposição a Franca.

Visita IAU USP São Carlos

LAB recebe elogio do escritor João Almino (postado em 17 de abril 2013)

 

 

O escritor João Almino escreveu a Mauro Ferreira, coordenador do Lab, correspondência que reproduzimos abaixo: "Explorei o site, que contém boas informações e dá uma ideia bastante clara do Laboratório das Artes, pelo qual envio-lhe meus cumprimentos. Vocês já conseguiram reunir um grande e belo acervo.
Também dei uma olhada nos títulos de sua já vasta obra. Obrigado por trazê-la a meu conhecimento. A recomendação do Ignácio de Loyola Brandão tem peso. é um escritor com uma trajetória sólida e que continua produzindo com grande criatividade. Vejo que você, como ele, tem se dedicado também à crônica. Grande abraço do João Almino".

Escritor e diplomata, João Almino nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, em 1950. Autor do Quinteto de Brasília, composto pelos romances Idéias para Onde Passar o Fim do Mundo (indicado para o Prêmio Jabuti, ganhador de Prêmio do Instituto Nacional do Livro e do Prêmio Candango de Literatura), Samba-Enredo, As Cinco Estações do Amor (Prêmio Casa de las Américas 2003), O Livro das Emoções (Record, 2008; finalista do 7° Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2009 e finalista do 6° Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura 2009) e Cidade Livre (Record, 2010; Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura 2011 de melhor romance publicado em língua portuguesa nos dois últimos anos; finalista do Jabuti e do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2011, seus escritos de história e filosofia política são referência para os estudiosos do autoritarismo e a democracia. Entre estes, incluem-se os livros Os Democratas Autoritários (1980), A Idade do Presente (1985), Era uma Vez uma Constituinte (1985) e O Segredo e a Informação (1986). é também autor de Naturezas Mortas – A Filosofia Política do Ecologismo (2004), de Brasil-EUA: Balanço Poético (1996), Escrita em contraponto (2008) e O diabrete angélico e o pavão: Enredo e amor possíveis em Brás Cubas (2009). Doutorou-se em Paris, orientado pelo filósofo Claude Lefort. Ensinou na UNAM (México), UnB, Instituto Rio Branco, Berkeley, Stanford e Universidade de Chicago.


Prosseguem as oficinas do LAB no SP Estampa 2013 (postado em 17 de abril 2013)

 

 

Depois do sucesso da oficina ministrada por Denise Muller, o LAB vai realizar mais duas oficinas de gravura nos próximos Sábados 20 e 27 de Abril, ambas com vagas esgotadas. A próxima será sobre técnicas de stêncil, coordenadas por Atalie Rodrigues Alves e Marcus Flávio. Na semana seguinte, será a vez da artista paulistana Marisi Mancini, que vai trazer a técnica de xilogravura a cores. Estas oficinas compõem projeto de participação do LAB no SP Estampa 2013, conjunto de ações que visam ampliar o acesso e divulgação da gravura no Brasil. Na sede, continua em cartaz a mostra Nós no Traço, com gravuras de sete artistas.

Oficina Denise Muller

Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP-São Carlos deve visitar o LAB (postado em 17 de abril 2013)

 

 

Nos próximos dias, professores e pesquisadores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos devem vir conhecer o LAB, com o objetivo de conhecer as atividades realizadas e as possibilidades de parceria entre ambos. A visita deve ser liderada pelo professor João Marcos Lopes, coordenador de extensão do IAU.


LAB inaugura Exposição no Museu de Arte de Ribeirão Preto (postado em 17 de abril 2013)

 

 

Com a presença dos Artistas Gerson Oliveira e Atalie Rodrigues Alves, o Museu de Arte Moderna de Ribeirão Preto - MARP, inaugurou uma mostra coletiva dos gravadores ligados ao Laboratório das Artes de Franca. Além de Gerson, compõem a coletiva obras de Denise Muller, Jeferson Basílio e Ivo Indiano. A mostra do MARP vai até o dia 25 de Maio e fica localizada no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, à rua Bernardino de Campos, 999.


SP Estampa no LAB vai trazer oficinas gratuitas (postado em 09 de abril 2013)

 

 

Durante todo o Mês de Abril, atividades ligadas à gravura serão oferecidas pelo LAB, dentro da programação do SP Estampa 2013. A mostra coletiva "Nós no Traço", que conta com a participação do grupo de gravadores formado por Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Jeferson Basílio e Marcos Flávio e com a artista convidada, a paulistana Marisi Mancini, fica em cartaz até o dia 23 de Maio.
As oficinas de gravuras serão oferecidas a partir do dia 13 de Abril , Sábado, sempre das 9 às 12 horas. A primeira oficina será Xilogravura em preto e branco, ministrada por Denise Muller, e visa iniciar os participantes no universo da xilogravura em preto e branco, apresentando as bases técnicas e uso das ferramentas para entalhe e impressão.
No dia 20 de Abril, será a vez da oficina de Stencil, sob a coordenação de Atalie Rodrigues Alves e Marcos Flávio, com a aplicação do stencil previamente confeccionado em muro localizado em local público. No dia 27 de Abril é a vez da Xilogravura a cores, coordenado pela artista paulistana Marisi Mancini, com o objetivo de iniciar os participantes no universo da xilogravura colorida, apresentando as bases técnicas e referenciais teóricos para o desenvolvimento de um projeto pessoal.

Serão oferecidas dez vagas gratuitas em cada uma das oficinas, para faixa etária acima de 16 anos. O material será fornecido pelo LAB das Artes. As inscrições devem ser feitas por email ou por telefone: (16) 3722-5004, www.laboratoriodasartes.com.br e-mail laboratoriodasartes@yahoo.com.br; FACEBOOK lab_das_artes.

Novo projeto do LAB vai documentar Artes Visuais Modernas de Franca (postado em 03 de abril 2013)

 

 

Em parceria com o curso de artes da Universidade de Franca, o Laboratório das Artes vai desenvolver durante o ano um projeto de documentação das artes visuais modernas da cidade. Coordenado pelos professores Gustavo Lopes, Berliete Bolzani e Mauro Ferreira, o projeto tem como escopo documentar o processo criativo de artistas visuais em seus ateliês, registrando a produção de obras e produzindo um pequeno histórico sobre o artista. O material produzido será encaminhado a professores de educação artística de Franca e região que poderão utilizar o material didaticamente.



INICIAL 40 39 38 37 36 35 34 33 32 31 ...