LAB expõe projetos da Premiação Anual do IAB (postado em 28 de junho 2013)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 4 de Julho (quinta-feira), a partir das 20 horas, a mostra "Premiação Anual", do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, em parceria com a seção local da entidade, que tem por objetivo reunir, debater, destacar, estimular, promover intercâmbio e divulgar os trabalhos dos jovens arquitetos e, nesse sentido, contribuir para a análise do processo de evolução da produção e das tendências arquitetônicas mais recentes do país.
Segundo o arquiteto e urbanista Cláudio Barbosa Ferreira, presidente do IAB-Franca, os diversos júris analisaram dezenas de trabalhos em diversas categorias, desde Projetos de Edifícios, Urbanismo, Restauração e Habitação de Interesse Social.
O prêmio na categoria Urbanismo foi para o projeto de "Reabilitação do Quadrilátero Central do Município de Ribeirão Preto", de autoria de Rose Elaine Teixeira Borges.
O trabalho apresenta a intervenção na área central da cidade de Ribeirão Preto, abordando processos de leitura e intervenção, além da inclusão da participação das comunidades nas discussões e desenvolvimento de projetos urbanos integrados.
Já o Prêmio Antônio Luiz Dias de Andrade (Janjão), Categoria Restauro e Requalificação de Edifícios de Caráter Histórico, foi para o "Projeto do Teatro do Engenho Central", em Piracicaba, de autoria dos arquitetos Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Gabriel Grinspum. A comissão julgadora composta pelos arquitetos Carlos Lemos e Guilherme Motta avaliou que o projeto considera, incorpora e requalifica a edificação preexistente, mantendo as características essenciais do galpão onde funcionou o antigo depósito de tonéis e destilaria de álcool do engenho. O projeto introduz novos elementos às fachadas, que se distinguem e colaboram para um maior destaque do edifício no conjunto, sem comprometimento da volumetria do galpão. Internamente, o projeto considerou igualmente a volumetria existente, mantendo sua grandiosidade e introduzindo as novas arquiteturas com excelência.
Dentre os objetivos da exposição está incluída a disposição do LAB de apresentar trabalhos de qualidade, como forma de ampliar o público de artes visuais modernas em Franca. As obras poderão ser vistas em plantas, cortes, fachadas e perspectivas, apresentando ao público leigo o papel importante que a arquitetura pode desempenhar na melhoria da qualidade de vida urbana.

 



Serviço


Exposição: "Premiação Anual do IAB-SP"
Abertura: dia 04 de Julho, às 20 horas
Visitação: 04 de Julho a 08 de Agosto de 2013
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas


Projeto Memória das Artes (postado em 28 de junho 2013)

 

 

A parceria entre o Laboratório das Artes e o curso de Artes da Universidade de Franca está dando frutos. Um dos trabalhos, coordenado pelo professor Gustavo Lopes, pretende mostrar a memória e o processo criativo dos artistas plásticos modernos de Franca e região, através de entrevistas e imagens de trabalhos de artistas que possuem obras no acervo permanente do Laboratório das Artes de Franca.

Com a realização deste trabalho, pretende-se constituir um panorama diferenciado das artes visuais modernas da cidade e região. Textos com um breve currículo e análises das obras também serão elaborados, para fornecer informações e uma visão crítica da produção regional e o contexto em que foram produzidos. A previsão é que o trabalho seja concluído até o final do ano e o produto será um CD com material que será disponibilizado gratuitamente como material didático a professores de artes visuais da região.


Mais Cultura nas Escolas (postado em 28 de junho 2013)

 

 

Os Ministérios da Educação e Cultura lançaram o edital do Programa Mais Cultura nas Escolas, que financia projetos culturais integrados às escolas públicas. Infelizmente, uma única escola de Franca está cadastrada no programa, evidente demonstração da falta de prioridade à cultura na cidade.


Faleceu Marcelo Grassman (postado em 27 de junho 2013)

 

 

O LAB registra com pesar o falecimento do artista Marcelo Grassmann no último dia 21 de Junho. Nascido em São Simão (SP) em 1925, o artista fez sua carreira como gravador e desenhista a partir de 1943, tornando-se um dos principais artistas plásticos brasileiros. Sua obra, considerada uma das mais importantes do país, foi adquirida pelo governo do Estado de SP e incorporada ao acervo da Pinacoteca do Estado. A casa em que nasceu foi tombada como patrimônio cultural paulista em 1978 e funciona hoje como uma Casa da Cultura. O LAB possui uma obra de Grassmann em seu acervo desde o ano passado, dentro da política do seu museu de incorporar obras de artistas da região.

 

LAB prepara Exposição de Arquitetura Contemporânea (postado em 15 de junho 2013)

 

 

A partir de julho, o Lab vai receber exposição de projetos de arquitetura premiados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB. A seção local do IAB é parceira do LAB nesta iniciativa, que tem por objetivo divulgar e discutir a produção contemporânea da arquitetura brasileira e seus impactos nas cidades. A mostra ficará aberta ao público até o início de Agosto. Até o final de junho, permanece em cartaz a mostra da artista rio-pretense Thaís de Freitas.


Instituto Hilda Hilst e Ateliê inauguram exposição com obras inéditas inspiradas na obra da escritora Hilda Hilst em Campinas | SP (postado em 15 de junho 2013)

 

 

A Casa do Sol - Instituto Hilda Hilst e o Ateliê Aberto, ambos situados em Campinas | SP, inauguram em 14 de junho de 2013, às 19h a exposição do projeto "Poemas aos Homens de Nosso Tempo – Hilda Hilst em Diálogo", que apresenta resultado de residência artística (um mês) de cinco artistas de brasileiros de diferentes estados - Paulo Meira (PE), Nazareno (SP), Divino Sobral (GO), Thiago Martins de Melo (MA) e Adir Sodré (MT). Eles foram convidados a mergulhar na vida e obra da escritora Hilda Hilst afim de produzirem trabalhos e conteúdos inéditos, desdobrados em uma exposição no Ateliê Aberto e um publicação gratuita, criada pela designer Daniela Brilhante (PE). O projeto é uma curadoria conjunta entre o Ateliê Aberto, Jurandy Valença (diretor de projetos do Instituto Hilda Hilst) e a curadora e critica de arte Ana Luisa Lima, editora da revista Tatuí.
Selecionado pelo Programa Rede Nacional Funarte 9ª edição, "Poemas aos Homens de Nosso Tempo – Hilda Hilst em Diálogo" é uma evocação à série de poemas reunidos no livro "Júbilo, Memória e Noviciado da Paixão" (1974). Publicada em plena ditadura, a obra utiliza vozes masculinas como repertório poético-político no qual a escritora estava imersa naquele momento. Nesse sentido, os cinco artistas convidados e suas criações passam a representar as vozes políticas contemporâneas de Hilda Hilst.

Visitação da exposição | Ateliê Aberto
De 16 de junho a 27 de julho de 2013


Laboratório das Artes oferece Oficina Gratuita de Kusudama (postado em 15 de junho 2013)

 

 

O Laboratório das Artes está oferecendo uma oficina gratuita de arte em sua sede (rua Cuba, 1099), no dia 15 de junho (Sábado, das 9 às 12 horas). A técnica divulgada será o kusudama, um tipo de origami modular, tradicional técnica japonesa de arte tridimensional em papel. O kusudama era utilizado antigamente no Japão para acondicionar remédios ou ervas aromáticas (kusu – remédio e dama - bola, daí a palavra). Hoje, é utilizado como um enfeite vistoso e também em eventos comemorativos.
A oficina terá vagas limitadas e será conduzida pelas arte-educadoras Cilda Segadas e Atalie Rodrigues Alves. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3722-5004. Mais informações podem ser obtidas também no site da entidade – www.laboratoriodasartes.com.br


Inaugurada Exposição de Thais de Freitas (postado em 27 de maio 2013)

 

 

Foi inaugurada no Laboratório das Artes no último Sábado a mostra "Desenho, escrita e processos em construção", que traz um conjunto de obras da artista plástica Thais de Freitas, de São José do Rio Preto. A exposição de suas obras foi elogiada pela qualidade técnica e artística pelo público presente ao evento. A exposição ficará em cartaz no LAB até o dia 30 de junho, de segundas a sextas-feiras, nos horários de 10 a 12h e das 14 às 17h. Visitas monitoradas e de grupos podem ser agendadas pelo telefone 3722-5004.


Gravador Luciano Ogura faz doação ao Acervo do LAB (postado em 27 de maio 2013)

 

 

O acervo do LAB foi enriquecido com mais três xilogravuras, obras de arte produzidas pelo artista paulistano Luciano Ogura Buralli, formado em arquitetura pela Universidade Mackenzie. O artista trabalha com xilogravura, linoleogravura e livros de artista, onde seu foco está nos temas ligados à cidade, como os cães de rua e a arquitetura decadente da metrópole. Atualmente tem desenvolvido larga pesquisa na representação do nu artístico em xilogravuras. Iniciou-se nas técnicas da gravura com Norberto Stori e Laurita Salles em 1997. Tem trabalhos nos acervos das galerias Gravura Brasileira, Graphias – Casa da Gravura, Mezanino e Arterix.


LAB inaugura Exposição com Obras de Thais de Freitas (postado em 21 de maio 2013)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 25 de Maio (Sábado), a partir das 20 horas, a mostra intitulada "Desenho, escrita e processos em construção", que traz um conjunto de obras da artista plástica Thais de Freitas, de São José do Rio Preto. Nascida em São José do Rio Preto, Thais de Freitas formou-se em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da USP em 1987. A artista possui grande experiência de ensino, tendo trabalhado como arte educadora em diversas instituições de ensino, assim como ministrou muitas oficinas de artes plásticas em seu estúdio e em órgãos ligados à formação artística, principalmente em São José do Rio Preto.
Além disso, já realizou e participou de dezenas de exposições coletivas, como de várias edições da coletiva "Arte na Garagem – Ocupação", em São José do Rio Preto, ou mostras no Espaço Noêmia Rollemberg, Galeria Efêmera, e Performance dolls, budy guards digital videos, Vila Dionísio, também em Rio Preto. Já expôs seu trabalho em Portugal, em 2008, durante a "Coletiva de Arte Brasileira, Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal /Portugal, tendo também participado de inúmeros salões de arte, como de Araraquara e Rio Preto.

Dentre as Exposições Individuais, destaca-se sua participação na Virada Cultural em 2007, com a mostra "Auto Retrato", no Sesi de São José do Rio Preto. Recebeu inúmeras premiações e suas obras podem ser vistas nos acervos da Casa da América Latina - Lisboa  -  Portugal, no Museu de Imagem e do Som de Maceió/AL, na Fundação Clovis Salgado, Belo Horizonte/MG e recebeu medalha de prata em 1996 no XV Salão de Arte Contemporânea de São José do Rio Preto. A mostra apresenta um conjunto de 20 trabalhos em técnicas mistas e ficará exposta até o dia 30 de Junho.

Serviço

Exposição: Desenho, Escrita e Processos em Construção, de Thais de Freitas
Abertura: dia 25 de Maio, às 20 horas
Visitação: 25 de Maio a 30 de Junho de 2013
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendada

 


INICIAL 40 39 38 37 36 35 34 33 32 31 ...