Inagurada amostra 4x4 e Lançada a Caixacomarte, Novo Projeto Cultural do LAB (postado em 21 de agosto 2013)

 

 

Foi inaugurada no Sábado, dia 10 de Agosto, a mostra 4x4 de pinturas, gravuras e instalações de Célio Rosa, Lídice Salgot, Luisa Libardi e Marilu Trevisan. O grupo de artistas de Piracicaba, que veio especialmente para a abertura da mostra, recebeu excelente público, que apreciou as pinturas do ex-professor da Faculdade de Belas Artes de SP, Célio Rosa, experimentou as sensações da instalação de Lídice Salgot e discutiu as pinturas de Luisa Libardi e as xilogravuras de Marilu Trevisan.

Durante a abertura, a cena musical foi formada pela dupla Isaias Souza e a arquiteta Flávia Pierucci. Estiveram presentes muitos artistas modernos de Franca, como Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Jeferson Basílio, Rodolfo Chiaverini e Podô, bem como a ribeirão-pretana Denise Muller. Na mesma noite, foi lançado o novo projeto cultural do LAB, a Caixacomarte, com dez gravuras de artistas que apoiam o Lab. A mostra permanece em cartaz até o dia 6 de setembro.


4x4 - Pinturas, Gravuras e Instalações de Artistas de Piracicaba no Laboratório das Artes (postado em 06 de agosto 2013)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 10 de Agosto (Sábado), a partir das 20 horas, a mostra 4x4 de pinturas, gravuras e instalações de Célio Rosa, Lídice Salgot, Luisa Libardi e Marilu Trevisan que reúne elementos expressivos da produção deste grupo de artistas de Piracicaba, a mais nova atração em artes visuais do LAB. 

Célio Rosa, professor e artista plástico, nasceu em Itapetininga, SP.
Passou sua infância em Piracicaba de onde saiu como professor primário. Foi professor de Desenho na Rede Estadual, já aposentado. Prosseguiu os estudos em São Paulo com a artista plástica Colete Pujol, durante quatro anos. Formou-se em Desenho e Plástica e mais tarde em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Foi aluno de mestres como Evandro Carlos Jardim e estudou gravura com Paulo Menten. Em 1973, ingressou como professor no Centro Universitário Belas Artes SP, onde se aposentou recentemente.
Na mostra 4x4, vai apresentar trabalhos realizados a partir de 2007, quando suas formas figurativas foram deixando espaço para as abstratas, pelo contato com arte e estimulado pelo contemporâneo e pelas imagens dos grafites que invadiram as cidades em todo o mundo. Sua temática varia do figurativo ao abstrato, explorando a variação cromática e expondo a violência, o humor, a carência e o caos.

Lídice Salgot é natural de Piracicaba, onde vive e trabalha. é Bacharel em Publicidade pela FAAP em 1975. Trabalhou de 1974 a 2007 em agências de propaganda e empresas de comunicação na área de mídia em São Paulo. Atua há mais de 20 anos nas artes visuais, com participação em diversas exposições individuais e coletivas, além de salões com prêmios aquisitivos, medalhas e menção honrosa.
Na exposição 4 x 4, apresenta uma instalação interativa com almofadas feitas de pano de chão - material que representa o ato de limpar – impressas com imagens das ruas e calçadas, enchimento de seixo rolado e fibra de silicone. Os diferentes enchimentos das almofadas permitem o contato tátil com o trabalho. Ao interagir com a obra, o público tem a oportunidade de repensar e "enxergar" com os pés o descuido das ruas. Em contrapartida sentir o contato com o material utilizado transforma a interação leve e lúdica.

Luisa Libardi é formada em Engenharia Civil em 1981, mas sua paixão pelas Artes a fez procurar por cursos de desenho, pintura e história da Arte. Foi orientada por artistas de renome, como Norberto Stori e Paulo Klein, entre outros.
Realizou dezenas de exposições individuais, em cidades como São José do Rio Preto, Rio Claro, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Paulo, e participou de centenas de exposições coletivas em muitas cidades do interior de São Paulo e também na Capital. Desde 1990 desenvolve a temática da cana-de-açúcar, inicialmente explorando cores e composições figurativas, passando depois ao abstrato, utilizando várias técnicas como aquarela, óleo, acrílica, pastel seco e pastel oleoso.
Na exposição 4 x 4, são as linhas e os traços que permeiam dois temas (à Margem do Asfalto e Fragrâncias) que unem temáticas tão diversas. Essas linhas que acompanham seu trabalho desde as abstrações da cana de açúcar, estão presentes quando utiliza acrílico. Para a artista, "fios de eletricidades, os famosos "gatos" das favelas, os postes, os caules e galhos das flores, tudo se une num só pensamento, numa só linha condutora".

Marilu Trevisan é formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1964) e em pedagogia pela UNIMEP. Foi professora de artes da rede pública até aposentar-se e atualmente dedica-se principalmente à xilogravura e técnicas mistas em seu ateliê em Piracicaba, onde também ministra oficinas a iniciantes e artistas.
Desde 1967, Marilu participa de mostras coletivas e individuais no país e no exterior (como na França e Nicarágua), tendo conquistado diversos prêmios e menções honrosas em salões por todo o Brasil. Entre os prêmios obtidos pela artista estão o 'Prêmio Aquisição – Xilogravura', no XXXII Salão Paulista de Belas Artes de São Paulo; 'Prêmio Aquisição – Xilogravura', no XIX Salão de Arte Contemporânea de Santo André; 'Prêmio Melhor Obra', no XIV Salão de Artes Plásticas de Rio Claro; e 'Prêmio Especial', no II Salão de Artes Plásticas de São Bernardo do Campo.
Na mostra 4x4, sua paixão pela xilogravura e pela rusticidade da madeira transparece em obras que exploram a situação dos moradores de rua, numa linguagem figurativa obtida com fortes tons expressionistas, exigido pela própria dramaticidade exposta pelas vidas torturadas destas pessoas anônimas, visíveis nas ruas das cidades brasileiras e que, paradoxalmente, se tornam invisíveis pela insensibilidade da sociedade diante deste quadro.

Serviço

Exposição: 4x4, de Célio Rosa, Lídice Salgot, Luisa Libardi e Marilu Trevisan
Abertura: dia 10 de Agosto, às 20 horas
Visitação: 10 de Agosto a 6 de Setembro de 2013
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP
Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas


Exposição - 4x4

 

Aberta Exposição de gravuras do LAB "Nós no Traço" na Recra de Ribeirão Preto (postado em 06 de agosto 2013)

 

 

Já está aberta ao público ao mostra de gravuras do Laboratório das Artes na sede social da Recreativa de Ribeirão Preto, localizada à Avenida 9 de Julho, 299. A exposição é mais uma iniciativa do LAB para divulgar a arte moderna de Franca na região e pode ser vista durante o dia a partir das 8 horas até as 20 horas, durante todo o mês de Agosto.


LAB abre exposição na Recra de Ribeirão Preto (postado em 31 de julho 2013)

 

 

No próximo dia 02 de Agosto, vai ser aberta uma mostra do Grupo de gravura do Laboratório das Artes, com a participação dos artistas Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Jeferson Basílio e Marcus Flávio, na Recreativa de Ribeirão Preto, tradicional clube daquela cidade. A exposição marca mais uma vez a presença da arte moderna francana na região, ampliando o seu público e a visibilidade das artes visuais locais.

A abertura será às 20:30 horas, na sede social da Recra de Ribeirão Preto, localizada à Avenida Nove de Julho, 299.

Informações: (16) 3604-7035 Ribeirão Preto (SP).
Visitação de Terça a Domingo, das 08:30 às 18:00 horas.


Exposição LAB na Recra em Ribeirão Preto

 

"Horizonte Interrompido", obra de artista de São Carlos no acervo do LAB (postado em 23 de julho 2013)

 

 

A obra "Horizonte Interrompido", do arquiteto e artista Marcos Marchetti, de São Carlos, é uma das novas obras incorporadas ao acervo permanente do LAB. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista - Unip de Araraquara e do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Central Paulista - UNICEP, de São Carlos, o artista tem produzido nos últimos anos uma obra variada e criativa, com o uso de diversas técnicas e suportes e amplo domínio do desenho e da composição. A obra estará brevemente disponível ao público no site do LAB (www.laboratoriodasartes.com.br) e poderá ser vista na próxima exposição do acervo, prevista para Dezembro.



Horizonte Interrompido de Marcos Marchetti

 

Oficina de Desenho Gratuita (postado em 23 de julho 2013)

 

 

No próximo dia 4 de Agosto, o LAB vai oferecer uma oficina de desenho ao ar livre, no domingo pela manhã. Artistas e arte-educadores do LAB vão participar do evento, que será realizado na Praça Barão da Franca, onde serão desenvolvidos desenhos de observação da arquitetura moderna local. Qualquer interessado em desenho pode participar gratuitamente, basta inscrever-se pelo telefone 3722-5004. O objetivo é divulgar a arquitetura e a arte moderna local, oferecer oportunidade de conhecimento de técnicas de desenho de observação e, ainda, elaborar um registro atual da paisagem urbana da cidade.


Prossegue Mostra de Arquitetura (postado em 23 de julho 2013)

 

 

No salão de exposições do LAB, permanece em cartaz até o dia 8 de Agosto, a mostra Premiação de Arquitetura do IAB. Visitas podem ser feitas no horário das 10 às 12 e das 14 às 17 horas, rua Cuba, 1099.


Artistas de Piracicaba no LAB (postado em 12 de julho 2013)

 

 

Em Agosto, o LAB vai promover uma exposição de quatro artistas de Piracicaba. A mostra, intitulada 4x4, vai trazer pinturas e instalações dos artistas Célio Rosa, Luisa Libardi, Lídice Salgot e Marilu Trevisan. Lídice vai trazer uma instalação interativa com almofadas feitas de pano de chão - material que representa o ato de limpar – impressas com imagens das ruas e calçadas, enchimento de seixo rolado e fibra de silicone. Os diferentes enchimentos das almofadas permitem o contato tátil com o trabalho. Ao interagir com a obra, o público tem a oportunidade de repensar e "enxergar" com os pés o descuido das ruas. Em contrapartida sentir o contato com o material utilizado transforma a interação leve e lúdica.


Férias de Julho tem Exposição de Arquitetura (postado em 12 de julho 2013)

 

 

Durante o mês de Julho, prossegue na sede do LAB a mostra da Premiação Anual do Instituto de Arquitetos do Brasil, com projetos e obras executadas de importantes arquitetos do país. Trata-se de uma oportunidade de conhecer o que de melhor se faz em termos de arquitetura e de melhoramentos urbanos nas cidades brasileiras e conhecer desenhos e perspectivas de grande beleza estética.


Caixa de Arte (postado em 12 de julho 2013)

 

 

O LAB deve lançar no Segundo Semestre um novo produto cultural: uma caixa de gravuras com obras originais de artistas modernos que apoiam o LAB. A caixa poderá ser utilizada como moldura para as obras de arte e vai divulgar ainda mais a produção de gravadores da cidade e região. Os trabalhos são diversificados, incluindo xilogravuras e gravuras em metal, em preto e branco e também coloridas.



INICIAL 50 49 48 47 46 45 44 43 42 41 ...