Aquarelista no LAB em Setembro (postado em 13 de agosto 2014)

 

 

O LAB vai trazer a Franca um grupo de aquarelistas de São Paulo e da região para uma exposição em Setembro. Da mostra devem fazer parte artistas como Norberto Stori, com vasto currículo artístico e que possuem grande domínio sobre a arte da aquarela, uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. é uma técnica feita com tintas aguadas e sem sobreposição de umas a outras, podendo ser utilizada para pintura em diversos materiais como o papel, couro e tela.
A técnica da aquarela surgiu na China, há mais de dois mil anos. é possível ver também exemplos dessa pintura na Idade Média, que depois espalhou-se para vários países da Europa, como Inglaterra, França e Itália. Inicialmente a aquarela era considerada uma pintura fútil, desnecessária e muito feminina para os hábitos da época, vista com certo preconceito, mas hoje recuperou seu prestígio.
Será uma oportunidade única para ter contato com obras de arte que utilizam com maestria esta difícil técnica. A exposição tem sua abertura prevista para o dia 13 de Setembro.


Atalie vai expor no SESI de Uberaba (postado em 08 de agosto 2014)

 

 

A coordenadora de exposições do LAB, a artista Atalie Rodrigues Alves, vai inaugurar a exposição "Artear" na Galeria de Arte do Teatro SESI de Uberaba no dia 22 de Agosto próximo, às 19 horas. A mostra apresenta um conjunto de trinta pinturas em aquarela e acrílico que resgatam a milenar arte dos teares da região. O SESI da vizinha cidade mineira funciona como um centro cultural regional, com teatro, cursos, exposições e outras atividades culturais. O SESI de Uberaba funciona à praça Frei Eugênio, 231, no bairro São Benedito e a exposição ficará em cartaz até o dia 7 de Setembro, das 9 às 21 horas.
Ao mesmo tempo, na sede do LAB, prossegue a exposição de pinturas de Lucília Abrahão, que poderá ser visitada até o dia 10 de Setembro.

Exposição | ArTear

Lucília Abrahão abre Exposição no LAB (postado em 31 de julho 2014)

 

 

A artista ribeirão-pretana Lucília Abrahão inaugura na sede do LAB, no próximo dia 2 de Agosto, às 20 horas, sua primeira exposição em Franca. Lucília Maria Abrahão e Sousa é livre-docente em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo – USP, no campus de Ribeirão Preto, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado, doutorado e supervisiona pós-doutorado. Foi aluna do atelier de Waldomiro Sant’Anna, fez curso de Modelo Vivo com Ênio Squeff e faz aulas de pintura com Adriana Amaral.
Participou de várias mostras coletivas como aluna do atelier de Waldomiro Sant’Anna e também individuais, onde se destacam as exposições "Obras incompletas" – (2003) e "Re-tratos de mulher" – ambas na Galeria de Arte do Instituto de Línguas Estrangeiras da UNAERP, em Ribeirão Preto (2009). A exposição poderá ser visitada até o dia 10 de Setembro.

Serviço

Exposição: "Cores e Formas", pinturas de Lucília Abrahão.
Abertura: dia 02 de Agosto, às 20 horas
Visitação: 02 de Agosto a 10 de Setembro de 2014
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas


Divulgação do LAB ganha reforço (postado em 24 de julho 2014)

 

 

Um grande projeto de divulgação das atividades do LAB está sendo desenvolvido com o apoio da A4, conhecida empresa francana de comunicação social. O objetivo do projeto é ampliar a visitação às exposições de arte, oficinas e outras ações culturais, para que o acervo permanente se torne mais conhecido e a população possa verificar a importância do movimento cultural. Serão usadas mídias tradicionais, na internet e alguns projetos especiais de divulgação, que brevemente chegarão ao público.
Além disso, já está em andamento o planejamento da exposição da artista ribeirão pretana Lucília Abrahão, a ser inaugurada na primeira semana de Agosto. Até lá, permanece em cartaz a mostra "Abstração e Figuração no Acervo do Laboratório das Artes", que apresenta parte do acervo permanente.


Doação para o Acervo (postado em 10 de julho 2014)

 

 

A empresária e arquiteta Nazaré Mendes, de Mogi das Cruzes, doou um conjunto de gravuras ao acervo do Laboratório. Nazaré militou no comércio de obras de arte no passado e, ao conhecer o projeto realizado pelo LAB, de manter um museu de artes visuais numa cidade do interior, resolveu doá-las como forma de apoio pessoal ao trabalho que vem sendo realizado em Franca. O lote tem gravuras de Celina Lima Verde, Eduardo Lima, Serys e outros gravadores, incluindo litografias, gravuras em metal e serigrafia. As obras vão passar previamente por um processo de restauro e limpeza, e poderão ser vistas nas próximas exposições do acervo permanente.


Projetos e Exposições vão agitar o LAB no Segundo Semestre (postado em 30 de junho 2014)

 

 

O segundo semestre promete ser bastante movimentado na sede do Laboratório. Além do lançamento do novo Arte Agora, suplemento cultural que vai divulgar com uma roupagem diferente as artes visuais da região, seguem em planejamento as exposições coletivas de aquarela e do projeto Artebox "Era uma Vez", que reúne doze interpretações artísticas e em linguagem própria de cada participante de construções da cidade que não existem mais ou foram adulteradas. O objetivo do projeto é chamar a atenção para a destruição do patrimônio cultural da cidade.

Além disso, o sucesso do projeto "Caixa com Arte" foi tanto que novas edições estão sendo estudadas para o próximo ano. As exposições que ocorrerão em Uberaba (SESC) e São José do Rio Preto (Casa da Cultura) vão coroar a estratégia do LAB de difundir a arte francana na região e estreitar laços de colaboração com outros grupos de artistas de cidades próximas. Até o final de Junho, continua em cartaz na sede, aberta à visitação pública, uma significativa mostra do Acervo, reunindo obras figurativas e abstratas, em parte recentemente incorporadas ao acervo permanente.


Suplemento Cultura Arte Agora será relançado (postado em 10 de junho 2014)

 

 

O Arte Agora, suplemento cultural mantido pelo Laboratório das Artes nos anos 80, vai voltar com nova roupagem. Em formato eletrônico e de revista, o Arte Agora vai mostrar um pouco sobre a vida e o trabalho dos artistas modernos que possuem obras no acervo permanente, divulgar as realizações do Laboratório das Artes e o trabalho dos artistas plásticos de Franca e região. O projeto gráfico está sendo desenvolvido por Gerson Oliveira e Ivo Indiano, e a bela logomarca criada por Gerson foi inspirada na logo do próprio LAB. O suplemento terá periodicidade trimestral e a previsão do lançamento do primeiro número é para Agosto deste ano.


Logo Arte Agora

Laboratório das Artes mostra Acervo permanente (postado em 04 de junho 2014)

 

 

O Laboratório das Artes apresenta, a partir do dia 5 de Julho a mostra Abstração e Figuração no Acervo Permanente do Laboratório das Artes, que reúne parcela bastante expressiva das pinturas, desenhos e gravuras do LAB, incluindo parte das novas aquisições realizadas durante os dois últimos anos.
A curadoria da mostra é da artista plástica e professora Atalie Rodrigues Alves, responsável pela manutenção e expansão do acervo. O objetivo da mostra é divulgar as artes visuais modernas na cidade e região, incluindo a produção de grandes artistas plásticos do país.
Dentre os trabalhos da mostra estão obras de Aldemir Martins, Aldir Mendes, Alice Haga, Angela Leite, Carlos Palladini, Christina Parisi, Fernando Lemos, Flávio Império, George Gutlich, Gilberto Salvador, Hélio Siqueira, Hiro Kai, José Sidney Leandro, Lucimar Frange, Lygia Eluf, Maria Bonomi, Maria Soler, Maurício Nogueira Lima, Miguel Angelo Barbosa, Norberto Stori, Odair Magalhães, Odila Mestriner, Paulo César Pereira, Paulo Miranda, Rodolfo Chiaverini, Rubens Gerchmann, Salles Dounner, Silvio Oppenheim, Ubirajara Ribeiro e Vera Ilse.
Na exposição, pode-se destacar a obra de Odila Mestriner, artista ribeirão pretana de renome internacional, do uberabense Hélio Siqueira e dos artistas Ubirajara Ribeiro, Flávio Império, Maurício Nogueira Lima e Marina Bonomi, aquisições recentes do acervo.

A exposição irá até o dia 31 de Julho.
Laboratório das Artes: rua Cuba, 1099 | Jardim Consolação - telefone (16) 3722-5004

www.laboratoriodasartes.com.br
www.facebook/labdasartes

Horário de visitas: Segunda a Sexta, das 10h às 12h e das 14 às 17h.
Acesso gratuito
Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas


LAB | Abstração e Figuração

Acervo cresce ainda mais (postado em 21 de maio 2014)

 

 

O acervo permanente do LAB vai receber um reforço adicional de grande qualidade: uma nova obra da artista Odilla Mestriner foi doada, assim como dos artistas Ubirajara Ribeiro e Maurício Nogueira Lima. Ambos, já falecidos, foram professores do arquiteto Mauro Ferreira na década de 70. Nogueira Lima, que teve um livro sobre sua obra publicado pela Editora da USP, estará representada no acervo por uma gravura sobre futebol e Ubirajara, que abandonou a arquitetura pela carreira de artista plástico, terá no acervo uma litografia baseada em estrada de Altinópolis, cidade da região.


Estampa SP (postado em 21 de maio 2014)

 

 

As artistas Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller e Marisi Mancini representaram o LAB na abertura do ESTAMPA SP, na capital paulista, nos dias 12 e 13 de maio. Na oportunidade, fizeram contatos com gravadores da cena paulistana, que podem gerar novas exposições e atividades em Franca. O ESTAMPA é um conjunto de atividades relacionados à arte da gravura coordenados pela Galeria Gravura Brasileira, desde 2011 e o LAB participou neste ano com uma exposição em Franca (6x6), que termina no próximo dia 16 de Maio.



INICIAL 50 49 48 47 46 45 44 43 42 41 ...