LAB prepara lançamento de Novo Artebox e Exposição "Era uma Vez" (postado em 29 de outubro 2014)

 

 

Na próxima semana, o LAB vai abrir mais uma exposição de desenhos, pinturas e gravuras, desta vez com as obras produzidas especialmente para o projeto "Era uma Vez", a terceira edição do ArteBox, um conjunto de postais que mostram edifícios antigos da cidade já demolidos ou descaraterizados na visão de doze artistas plásticos de Franca e região.
O projeto, apoiado pela empresa Prontasso Marka, tem como objetivo difundir imagens da cidade que se perderam e alertar para a destruição do patrimônio cultural local, que prossegue em ritmo acelerado. A caixa, através de doze imagens de desenhos, pinturas e gravuras de doze artistas, reinterpreta de forma artística construções já demolidas ou descaracterizadas da cidade e que ainda perduram no imaginário local, constituindo um panorama da arquitetura e da paisagem urbana do passado e que foi perdida com a modernização da cidade. Textos com uma breve descrição dos prédios também foram elaborados, fornecendo informações e o contexto em que foram produzidos
Participam do projeto os artistas Antônio Podô, Antônio Delmônaco, Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Mariana Parzewiski, Marcus Flávio, Mauro Ferreira, Paulo Moreira e Ricardo Augusto. Enquanto isso, permanece em cartaz a exposição "Hierarquia Celeste", até o dia 7 de Novembro.


Resultado do Sorteio da obra de arte para os visitantes da mostra Translúcidas (postado em 21 de outubro 2014)

 

 

Julia Souza Oliveira foi a ganhadora do sorteio da obra de arte (uma gravura de Atalie) aos visitantes da mostra Translúcidas, encerrada recentemente. A premiação foi uma forma do LAB incentivar a visitação à mostra, que trouxe obras de qualidade realizadas por dezesseis artistas a Franca.


1º Corredor Cultural do Jardim Consolação foi sucesso (postado em 21 de outubro 2014)

 

 

As atividades do I Corredor Cultural do Jardim Consolação foram realizadas com sucesso, incluindo apresentação musical a cargo da Escola Aquarela, a Oficina de Contação de Histórias no Calendas, a palestra sobre a vida e pintura de Frida Khalo e a abertura da exposição de pinturas "Hierarquia Celeste" na sede do LAB, encerrando com um show musical a cargo do Núcleo Musical Lúcia Garcetti. Os organizadores farão um balanço da iniciativa para futuras edições do Corredor Cultural no bairro, como uma forma de incentivo e acesso da população à arte de qualidade.


Apresentação | Escola Aquarela Contação de Histórias | Calendas Exposição Laboratório das Artes Palestra Frida Khalo | Atalie Rodrigues ALves  Núcleo Musical | Lúcia Garcetti

Empreendimentos Culturais vão realizar "Corredor Cultural do Consolação" (postado em 11 de outubro 2014)

 

 

O Jardim Consolação, bairro próximo ao centro da cidade de Franca, vai conhecer um evento cultural gratuito e aberto a toda a comunidade local: o I Corredor Cultural do Consolação. O bairro se caracteriza por abrigar diversos empreendimentos e instituições culturais nas mais diversas manifestações culturais, tais como música, artes plásticas e literatura. Inspirados no sucesso do Corredor Cultural de Franca, seus idealizadores pretendem iniciar um processo que leve a arte a seus moradores e também tornar suas iniciativas culturais mais conhecidas pelo público em geral.
As atividades do I Corredor Cultural do Jardim Consolação serão realizadas na manhã do dia 18 de Outubro, sábado, a partir das 10:00 horas, iniciando-se com apresentação musical a cargo da Escola Aquarela, na praça João Palermo (esquina das ruas Ouvidor Freire e Cuba).
Às 10h30, começa a Oficina de Contação de Histórias com a Profª. Alzira Lima Araújo, na sede do Calendas, um centro de divulgação de conhecimentos e cultura (Rua Cuba, 1141).
Às 11 horas, na sede do Laboratório das Artes (rua Cuba, 1099), haverá uma palestra e oficina sobre a vida e pintura de Frida Khalo coordenada por Atalie Rodrigues Alves e a abertura da exposição "Hierarquia Celeste", com pinturas e desenhos do grupo Sanatorivm, com curadoria de Ivo Indiano.
A partir do meio-dia, um show musical a cargo do Núcleo Musical Lúcia Garcetti (Rua Couto Magalhães, 619) vai encerrar as atividades culturais do I Corredor Cultural do Consolação.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do LAB (3722-5004), de Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas ou também no site da entidade – www.laboratoriodasartes.com.br ou pelo facebook lab_das_artes. Todas as atividades terão acesso gratuito.


1º Corredor Cultural do Jardim Consolação

Lançamento de livro no LAB (postado em 07 de outubro 2014)

 

 

Na próxima Sexta-feira, dia 10 de Outubro (às 19:30 horas, na sede do LAB), o escritor e músico Marco Antônio Guimarães vai lançar seu livro "Do lado de baixo do Equador". O autor vive em São Paulo, mas sempre esteve ligado ao movimento cultural "Bicho do pé" em Cristais Paulista, nos anos 70. Além de autografar os livros, conversar com amigos e leitores, o autor vai fazer um sarau musical. O evento é aberto à comunidade.


Lançamento do Livro: Do Lado de Baixo do Equador

Jardim Consolação vai ter Corredor Cultural em Outubro (postado em 26 de setembro 2014)

 

 

O Jardim Consolação, bairro próximo ao centro da cidade de Franca, vai conhecer um evento cultural gratuito e aberto a toda a comunidade local: o I Corredor Cultural do Consolação. O bairro se caracteriza por abrigar diversos empreendimentos e instituições culturais nas mais diversas manifestações culturais, tais como música, artes plásticas e literatura. Inspirados no sucesso do Corredor Cultural de Franca, seus idealizadores pretendem iniciar um processo que leve a arte a seus moradores e também tornar suas iniciativas culturais mais conhecidas pelo público em geral. Organizam o evento o Laboratório das Artes, a escola de música Aquarela, o núcleo musical Lucia Garcetti e o Calendas. A programação deverá estar concluída até a próxima semana, pois o Corredor vai ser realizado no dia 18 de Outubro, um sábado, pela manhã.


Laboratório das Artes oferece Oficina Gratuita de Aquarela (postado em 17 de setembro 2014)

 

 

O Laboratório das Artes, movimento cultural sem finalidades lucrativas, está oferecendo uma oficina gratuita de arte em sua sede na rua Cuba, 1099 (Jardim Consolação), no dia 20 de Setembro (sábado, das 10 às 12 horas). A técnica divulgada será a aquarela, que utiliza o papel como suporte, desenvolvendo a criatividade e a expressão artística dos participantes. A oficina é destinada à comunidade em geral, inclusive adolescentes com idade superior a quinze anos.
A oficina terá vagas limitadas a 15 participantes e será conduzida pela artista Atalie Rodrigues Alves, especialista nesta técnica. As inscrições devem ser feitas pelo telefone do LAB (3722-5004, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas). Mais informações podem ser obtidas também no site www.laboratoriodasartes.com.br
Além destas atividades, continua em cartaz no LAB, até o dia 16 de Outubro, a exposição Translúcidas, com aquarelas de quinze artistas, cuja visitação dá direito a participar do sorteio de uma gravura.


Exposição: Translúcidas

LAB abre mostra em São José do Rio Preto (postado em 17 de setembro 2014)

 

 

Como parte da estratégia do LAB de divulgação das artes modernas de Franca na região, foi inaugurada uma mostra de desenhos e gravuras do grupo no Centro Cultural prof. Daud Jorge Simão (Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01), no centro de São José do Rio Preto, unidade cultural pertencente à Prefeitura daquela cidade. A mostra ficará até o dia 27 de Setembro e conta com a participação dos artistas Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Jeferson Basílio, Marcus Flávio e Marisi Mancini.


Exposição: LAB São José do Rio Preto

TRANSLÚCIDAS, Nova mostra do Laboratório das Artes (postado em 11 de setembro 2014)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 13 de Setembro (sábado), a partir das 20 horas, a mostra de pinturas "Translúcidas", coletiva de aquarelas que reúne os artistas Altina Felício, Dircéa Mountfort, Eliane Consol, Fátima Lourenço, Ivani Ranieri, Ivone Beltran, Luís Castañón, Maria Lúcia Panizza, Maria Pinto, Marilu F. Queiroz, Matiko Sakai, Norberto Stori e Sérgio Gregório, todos de São Paulo, mais Beto Candia (Ribeirão Preto) Marcos Marchetti (São Carlos) e Chico Rosa (Franca).
Atalie Rodrigues Alves, diretora e curadora das exposições do LAB, diz que "a aquarela pode ser considerada uma das técnicas mais difíceis e exigentes de pintura. No Brasil, foi muito utilizada no passado pelos pintores viajantes (Debret, Rugendas, Florence, entre outros), por ilustradores científicos de botânica, na ilustração de selos e livros infantis, mas nunca recebeu a valorização da pintura a óleo. No entanto, a aquarela segue escolhida como técnica principal por muitos artistas nas suas atividades artísticas".
O objetivo desta exposição do Laboratório das Artes é trazer a Franca aquarelistas atuais, com diversidade técnica e temática, onde as características desta técnica tão particular se sobressaiam através da luminosidade, fluidez, transparência, possibilidade de sobreposições, a harmoniosa diluição resultante em grandes manchas de cor ou os contrastes fortes, a gama de misturas infinitas das cores, a possibilidade de reproduzir perspectivas e mesmo as passagens de sombra e luz.
Os aquarelistas que participam da mostra são professores, ilustradores ou artistas que usam a técnica da aquarela, convidados especialmente para esta mostra.

Serviço

Exposição: "Translúcidas", mostra coletiva de aquarelas
Abertura: dia 13 de Setembro, às 20 horas
Visitação: 13 de Setembro a  16 de Outubro de 2014
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas


Exposição: Translúcidas

LAB vai sortear obra de arte durante mostra de Aquarelas (postado em 02 de setembro 2014)

 

 

Durante a mostra Translúcidas de aquarelistas que acontecerá em Setembro, haverá uma promoção imperdível para os visitantes: o sorteio de uma gravura em linóleo da artista Atalie Rodrigues Alves, a curadora de exposições do LAB. A exposição tem sua abertura prevista para o dia 13 de Setembro e vai se prolongar até o dia 16 de Outubro. Todos os visitantes da exposição, ao assinarem o livro de presença, receberão um número e, ao final da mostra, um deles será sorteado. A visitação às exposições do LAB são gratuitas e os horários de funcionamento podem ser consultados pelo site (www.laboratoriodasartes.com.br) ou pelo facebook.



INICIAL 50 49 48 47 46 45 44 43 42 41 ...